top of page

Lição: 19 a 25 de Junho [Mateus 27; Marcos 15; Lucas 23; João 19]

“Está consumado”







Em cada palavra e ação, Jesus Cristo exemplificou o puro amor. Em nenhum outro momento isso se mostrou mais evidente do que durante as horas finais da vida mortal do Salvador. Seu silêncio solene quando confrontado com as falsas acusações demonstrou que Ele “não se [irritava]”. Sua disposição de Se submeter a açoites, ao escárnio e à Crucificação, apesar de ser capaz de interromper o próprio tormento, demonstrou que Ele foi um “[sofredor]” e “tudo [sofreu]”. Sua compaixão para com Sua mãe e a misericórdia dirigida a Seus crucificadores, mesmo durante Seu sofrimento incomparável, revelaram que Ele “não [buscava] os seus interesses”. Em Seus momentos finais na Terra, Jesus estava fazendo o que havia feito durante Seu ministério mortal: ensinando-nos pelo exemplo. De fato, a caridade é o “puro amor de Cristo”.




Princípio 1: Posso ressuscitar porque Jesus morreu por mim. Mateus 27:11–66; Lucas 23; João 19


As criancinhas podem ficar angustiadas com os relatos da Crucificação de Jesus. O “Capítulo 52: Os julgamentos de Jesus” e o “Capítulo 53: A Crucificação de Jesus” (Histórias do Novo Testamento, pp. 133–135, 136–138, ou os vídeos correspondentes em ChurchofJesusChrist.org) oferecem um bom modelo de como contar essa história de modo apropriado para elas.



Depois de assistir aos vídeos, revisem a história com as crianças colocando essas tiras de papel e pedindo que as crianças as coloquem na ordem correta. Se quiser, pode fazer uma corrente de papel... Se não quiser assistir aos filmes, podem usar a atividade para contar a história.



Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura do esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar enquanto conta sobre o julgamento de Jesus, a Crucificação e o sepultamento (ver também Livro de Gravuras do Evangelho, nº 57 e nº 58). Peça às crianças que digam o que sabem sobre esses acontecimentos. Enfatize que, no terceiro dia, Jesus ressuscitou. Em outras palavras, Ele voltou à vida.

  • Peça às crianças que citem algumas coisas que os pais fazem por elas e que elas não podem fazer por si mesmas. Mostre uma gravura do Salvador. Explique que, por causa de Jesus, podemos ressuscitar — algo que não poderíamos fazer por nós mesmos.

Passe as peças para as crianças, discuta cada imagem enquanto colocam a peça em cima. Preste testemunho de que Jesus fez isso porque não podemos fazer isso sozinhos.


  • Mostre uma fotografia de alguém que você sabe que morreu. Preste testemunho de que, por causa de Jesus, essa pessoa viverá novamente um dia.



Jesus morreu por mim porque me ama. Mateus 27:11–66; Lucas 23; João 19


Por que você é grato por Jesus Cristo ter morrido por você? Pondere sobre como ajudar as crianças a entender o significado do sacrifício do Salvador por elas.


Atividades sugeridas


  • Peça a uma criança que leia Mateus 27:54 e incentive as crianças a compartilhar coisas sobre Jesus que as ajudam a saber que Ele é o Filho de Deus.

  • Pergunte o que elas aprendem sobre a Crucificação no hino “Vede, morreu o Redentor” (Hinos, nº 110) ou outro hino sacramental. Por que Jesus quis sofrer por nós? (Ver Doutrina e Convênios 18:10–11; 19:16.)



Princípio 2: Posso perdoar os outros como Jesus perdoou. Mateus 27:26–37; Lucas 23:34


Como você ajudará as crianças a entender como perdoar as pessoas rudes, assim como Jesus fez?


Atividades sugeridas

  • Descreva como os soldados foram rudes com Jesus (ver Mateus 27:26–37) e depois leia Lucas 23:34. Explique que, quando perdoamos as pessoas, não estamos mais zangados com elas e demonstramos amor a elas.

Aqui está uma atividade interativa de aulas anteriores, para ajudar a ensinar o arrependimento e o perdão.



  • Compartilhe exemplos nos quais alguém diz ou faz algo rude. Peça às crianças que falem como elas demonstrariam perdão nessas situações.

Depois que a(s) criança(s) falar(em) sobre como podem mostrar perdão, podem combinar, completando os corações partidos.

  • Cantem juntos um hino sobre perdão, como “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Faça perguntas cujas respostas estejam na música, como “A quem devemos perdoar?” ou “Quem pode nos ajudar quando perdoar é difícil?”


  • Pesquise uma edição recente da revista Meu Amigo para encontrar uma história sobre alguma criança que perdoou alguém. Conte essa história para as crianças.



Às vezes é difícil perdoar as pessoas. Seus alunos serão abençoados ao seguirem o exemplo do Salvador e aprenderem a perdoar.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que se revezem lendo sobre os soldados que foram rudes com Jesus em Mateus 27:26–37 e quando Jesus os perdoou em Lucas 23:34. (Ver o esclarecimento dado na Tradução de Joseph Smith em Lucas 23:34, nota de rodapé b.) O que aprendemos com o exemplo de Jesus?

  • Escreva no quadro O que podemos fazer para perdoar alguém que é rude conosco? Deixe que as crianças se revezem escrevendo ideias no quadro, como Orar para ter sentimentos bondosos em relação à pessoa ou Pensar em algo bom sobre a pessoa.

Lição de perdão


Traga uma pilha de papel e deixe as crianças fazerem aviões. Deixe-as experimentar fazer ele voar. Em seguida, dê a elas uma moeda para prender no avião. Observe como isso afeta o vôo do avião? Quando estamos carregando dor ou sentimentos extras por não perdoar, isso pode afetar nossa vida e nos sobrecarregar espiritual e fisicamente. Nosso Salvador perdoou durante o período mais pesado e difícil de Sua vida, vamos seguir Seu exemplo.



Princípio 3: Jesus sofreu e morreu por mim, por isso posso me arrepender e ser perdoado. Lucas 23:32–33, 39–43


Embora as crianças menores de 8 anos não sejam responsáveis, é importante que elas comecem a aprender agora como se arrepender das escolhas erradas que fazem.


Atividades sugeridas

  • Resuma Lucas 23:32–33, 39–43 e ajude as crianças a encontrar os dois ladrões na gravura 57 do Livro de Gravuras do Evangelho. Explique a elas que, quando o primeiro ladrão escarneceu de Jesus, o segundo admitiu ter feito algo errado — ele estava começando a se arrepender.

Podem pedir às crianças que coloquem as peças enquanto você fala sobre isso.


Monte antes das crianças verem. Ao ensinar sobre esse conceito, ressalte o que Jesus teve que fazer para que possamos ter esse maravilhoso dom do arrependimento.


  • Mostre o vídeo “A Bicicleta Brilhante” (ChurchofJesusChrist.org). Explique que podemos orar ao Pai Celestial e Ele pode nos ajudar a corrigir nossos pecados e erros, e receber perdão.


  • Deixe que as crianças façam marcas com giz no quadro para representar as escolhas erradas. Depois, peça-lhes que apaguem o quadro para representar o arrependimento. Mostre uma gravura do Salvador e testifique que podemos nos arrepender por causa Dele.

Lição prática:

Deixe as crianças desenharem e apagarem com o marcador para quadro branco. Diga-lhes que porque Jesus morreu por nós, podemos apagar nossos erros, mas se Ele nunca tivesse morrido por nós... pegue o marcador permanente e desenhe no quadro branco... as marcas ficariam. Deixe as crianças tentarem apagar o marcador permanente. Em seguida, pegue o marcador a seco e pinte sobre o marcador permanente, o marcador permanente deve apagar com a ajuda do marcador apagável a seco. Preste testemunho de que Cristo morreu por nós e que os pecados mais terríveis podem ser apagados. Se não tiver um quadro brando, cubra metade de uma folha sulfite ou pedaços menores de cartolina branca, com fita adesiva ou contact transparente.



Esta lição é uma boa ocasião para testificar que, por causa de Jesus Cristo, podemos nos arrepender de nossos pecados e ser perdoados.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mateus 23:32–33, 39–43 em voz alta. Explique a elas que as duas pessoas que foram crucificadas com Jesus eram ladrões. Como um dos ladrões demonstrou que estava começando a se arrepender? O que podemos fazer para demonstrar que estamos arrependidos? (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Arrepender-se, Arrependimento”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org.)


  • Escreva a seguinte frase no quadro, deixando lacunas no lugar das palavras em itálico: “Posso ser perdoado quando me arrependo graças à Expiação de Jesus Cristo”. Dê dicas às crianças para ajudá-las a preencher os espaços em branco.

  • Peça a uma criança que segure uma sacola e a encha com pedras enquanto as outras crianças citam escolhas erradas que alguém pode fazer. Ajude as crianças a comparar a sacola com o fardo espiritual que carregamos quando pecamos. De que maneira o arrependimento é como tirar as pedras da sacola? Você pode lembrar às crianças que o arrependimento não é um evento único, mas um processo diário.



Aqui estão algumas pedras que podem colar no quadro para ajudar nos passos do arrependimento, podem até pedir às crianças que as coloquem em ordem.

  • Procure em uma edição recente da revista Meu Amigo uma história ou mensagem sobre arrependimento e a conte para as crianças.






Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

8.016 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page