“Preservado pelo seu maravilhoso poder”
Quando comparado aos exércitos dos lamanitas, o “pequeno exército” de Helamã, formado por jovens, não tinha a menor chance. Além de estar em menor quantidade, os soldados de Helamã “eram todos muito jovens” e “nunca haviam lutado”. De certa maneira, a situação deles pode parecer familiar à daqueles de nós que, às vezes, sentem-se em menor número e sobrecarregados em nossa batalha dos últimos dias contra Satanás e as forças do mal que existem no mundo. Mas o exército de Helamã tinha algumas vantagens sobre os lamanitas que não estavam relacionadas com números ou habilidade militar. Eles haviam escolhido Helamã, um profeta, para liderá-los; “eles tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria” e tinham uma “extraordinária fé naquilo que haviam sido ensinados a crer”. Como resultado, foram protegidos pelo “miraculoso poder de Deus”. Então, quando enfrentamos as batalhas da vida, podemos ter coragem. O exército de Helamã nos ensinou que “[existe] um Deus justo e todo aquele que não [duvidar será] preservado pelo seu maravilhoso poder”.
Princípio 1: Posso ser fiel a Deus como os jovens soldados de Helamã. Alma 53:20–21; 56:47–48
Você pode usar muitos recursos para compartilhar a história dos soldados de Helamã, incluindo as gravuras neste esboço e o “Capítulo 34: Helamã e o exército de 2.000 jovens soldados” (Histórias do Livro de Mórmon, pp. 93–94). A atividade desta semana pode ajudar seus filhos a pensar em maneiras pelas quais eles podem ser como o exército de Helamã. Para começar, considere compartilhar algumas das qualidades dos jovens soldados de Alma 53:20–21. Vocês poderiam cantar juntos “Levaremos ao mundo a verdade” (Músicas para Crianças, pp. 92–93).
Clique na imagem para página de atividade da semana:
Para crianças pequenas ensine claramente como elas podem ser corajosas, valorosas, vigorosos e fieis a Deus. Diga-lhes que os jovens guerreiros tinham essas qualidades e por isso venceram a batalha e foram protegidos pelo Senhor. As crianças podem aprender sobre as qualidades dos jovens soldados enquanto fazem seus colares lamanitas.
Para crianças maiores:
Vocês podem escrever essas palavras no quadro e estudar as escrituras juntos, principalmente se tiverem crianças com dificuldades.
Aqui está a música interativa:
Para a parte do ensino das crianças maiores desta lição, segue um jogo de tabuleiro para ensinar a lição sobre os Jovens Guerreiros. Essa também é uma ótima atividade para toda a famílias.
Princípio 2: Posso ser fiel ao que meus pais ensinam em retidão. Alma 56:45–48; 57:21
Os jovens soldados de Helamã olharam para a fé que tinham suas mães quando se depararam com um grande desafio. Você poderia ler Alma 56:46–48 com seus filhos e convidá-los a prestar atenção ao que as mães desses jovens ensinaram aos filhos sobre a fé. Talvez você deva perguntar a eles o que aprenderam com seus pais — ou com outros adultos fiéis — a respeito do Salvador. Por que é importante obedecer “com exatidão”? (Alma 57:21.)
Como você pode — como as mães dos jovens soldados — certificar-se de que seus filhos estejam cientes de sua fé em Deus? Uma maneira é compartilhar como sua fé afeta sua vida. Por exemplo, como Ele o “livrou” quando você “não duvidou”?
Use a atividade abaixo, lendo Alma 56:46-48 e 57:21para ensinar sobre como as mães e os pais dos jovens guerreiros os ajudaram nesse grande desafio que tiveram. Peça para as crianças para desenharem essas coisas nas mãos dos pais e que compartilhem sobre coisas que seus próprios pais lhes ensinam (enfatize a importância de ouvir os pais para estarem seguros e fazerem boas escolhas, e que devemos ser fieis a Deus para termos segurança e felicidade eterna).
Para crianças menores, você pode perguntar algumas das coisas que mamãe ou papai ensinam e pedir para elas desenharem na mão dos pais. Enquanto elas desenham, enfatize a importância de ouvir o que mamãe e papai ensinam para ficarem sempre seguros. E assim também é com nosso Pai Celestial; seguindo Seus mandamentos e sendo fieis estaremos seguros e felizes.
Aqui está uma lembrancinha:
Princípio 3: Posso guardar os convênios que fiz com o Pai Celestial. Alma 53:10–18
Seus filhos podem ser capazes de falar sobre um momento em que alguém fez uma promessa com eles e a manteve. Como eles se sentiram quando a promessa foi cumprida? Você poderia ler Alma 53:10–18 e convidar seus filhos a procurar como Helamã, o povo de Amon e os filhos do povo de Amon fizeram e cumpriram suas promessas ou convênios. Fale como o Pai Celestial o abençoa ao guardar seus convênios.
Princípio 4: Posso escolher não ficar zangado. Alma 61:3–14
Peça a seus filhos que pensem em uma ocasião em que foram acusados de fazer algo que não fizeram. Conte a eles sobre como isso aconteceu com Paorã (ver Alma 60–61; ver também “Capítulo 35: O capitão Morôni e Paorã”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 95–97). Para aprender sobre como Paorã reagiu, revezem-se na leitura dos versículos de Alma 61:3–14. O que Paorã fez quando Morôni o acusou? (Ver Alma 61:2–3, 8–9.) O que aprendemos sobre perdão com o exemplo do Salvador? (Ver Lucas 23:34.)
Use a atividade abaixo para ensinar este princípio, enfatizando a importância de falar sobre os sentimentos, que é normal estarmos tristes, zangados e preocupados algumas vezes, mas que, confiando no Senhor, podemos nos sentir alegres novamente, pois Ele pode nos ajudar a resolver nossos problemas. Para seus filhos, lembre a eles que você está sempre ali para ouvi-los. Pergunte a eles no final de cada dia como eles se sentem ou se sentiram naquele dia.
Aqui está uma página com algumas das coisas que talvez possam preocupar as crianças.
Videoaulas da semana:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Kommentare