top of page

Lição:18 a 24 de Maio [Mosias 25-28]

Atualizado: 30 de mar. de 2023

“Eram chamados povo de Deus”





Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Princípio 1: O Pai Celestial quer que eu perdoe. Mosias 26:30–31


O Senhor ensinou a Alma que Ele perdoa generosamente os que se arrependem. Devemos seguir Seu exemplo perdoando aqueles que pecaram contra nós.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças esta frase de Mosias 26:31: “Perdoareis uns aos outros”. Deixe que as crianças pratiquem dizer “perdoo você” algumas vezes e descubra se elas sabem o que significa perdoar. Conte uma experiência de sua vida em que você perdoou alguém ou foi perdoado por alguém.

  • Ajude as crianças a encenarem a situação de perdoarem umas às outras. Peça a uma criança que finja que fez algo para magoar ou ofender outra criança. O que a outra criança pode dizer ou fazer para demonstrar seu perdão?

  • Peça às crianças que desenhem um rosto triste de um lado de uma folha de papel e, um rosto alegre do outro. Peça que ergam o rosto triste ao contarem uma experiência na qual um irmão ou amigo as deixou magoadas. Peça que ergam o rosto feliz quando contarem como perdoaram ou como vão perdoar aquela pessoa.


Para ser perdoado, devo perdoar. Mosias 26:29–31


Ajude as crianças a ver a relação existente entre o perdão que elas concedem às pessoas e o perdão que esperam para si mesmas.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mosias 26:29–31 e contem quantas vezes aparece o verbo “perdoar”. O que esses versículos nos ensinam sobre perdoar as pessoas? De que modo o perdão ajuda tanto a pessoa que fez algo errado quanto a pessoa que perdoa?

  • Peça a uma criança que desenhe uma ponte no quadro e leia esta citação do presidente Thomas S. Monson: “Aquele que não perdoa destrói a ponte que ele próprio precisará atravessar se desejar atingir o céu, porque todos precisamos de perdão” (George Herbert, citado em “Cunhas ocultas”, A Liahona, julho de 2002, p. 21). Apague parte da ponte e peça às crianças que o ajudem a reconstruí-la, peça por peça, ao dizerem como podem perdoar as pessoas. Peça-lhes que pensem em alguém que precisam perdoar.


Explique que precisamos perdoar para sermos perdoados pelo Senhor, e poder voltar a viver com Ele no Reino Celestial. Convide as crianças a pensarem em alguém que elas precisam perdoar.



Princípio 2: O evangelho ajuda as pessoas a mudarem e a se tornarem mais semelhantes a Jesus. Mosias 27:8–37


A conversão de Alma, o Filho, e dos filhos de Mosias demonstra que, graças a Jesus Cristo e Seu evangelho, todos podem mudar e se tornar mais semelhantes a Jesus.


Atividades sugeridas

  • Relate brevemente a conversão de Alma, o Filho, e dos filhos de Mosias, conforme descrito em Mosias 27:8–37. Para auxílios, ver o “Capítulo 18: Alma, o Filho, arrepende-se” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 49, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Depois, conte novamente a história, permitindo que as crianças falem dos detalhes de que se lembrarem. Deixe que encenem a história e as ajude a ver as diferenças entre Alma e os filhos de Mosias antes e depois de se arrependerem.

Use a atividade abaixo para contar a história. Assista ao vídeo para saber montar atividade.

  • Ajude as crianças a usarem a página de atividades desta semana para contar a história de Alma e dos filhos de Mosias. Leia Mosias 27:24 e ajude as crianças a entender que Alma e os filhos de Mosias mudaram porque se arrependeram de seus pecados e aceitaram o evangelho de Jesus Cristo.

(Clique AQUI para baixar a página de atividade da semana direto do site da Igreja)


Posso orar e jejuar para que Deus abençoe as pessoas que amo. Mosias 27:8–24


Pense em como você pode ajudar as crianças a entender que o jejum pode fortalecer sua fé ao orarem pelas pessoas que elas amam.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Mosias 27:8–24 e peça às crianças que identifiquem o que Alma e seu povo fizeram para ajudar Alma, o Filho. Conte uma experiência na qual você jejuou e orou por alguém e incentive as crianças a contar suas próprias experiências.

  • Peça-lhes que pensem em alguém que elas conhecem que precise da ajuda de Deus. Preste testemunho de que as crianças podem orar e jejuar com fé para que Deus abençoe aquela pessoa. Peça às crianças que orem pela pessoa em quem pensaram e, se puderem, jejuem por ela também.



Princípio 3: Posso compartilhar o evangelho. Mosias 28:1–8


Depois de sua conversão, os filhos de Mosias estavam ansiosos para compartilhar o evangelho com todos, inclusive seus inimigos, os lamanitas.


Atividades sugeridas


  • Ajude as crianças a pensar em alguém que precise conhecer mais sobre o evangelho. Ajude as crianças a planejar o que dirão às pessoas em quem pensaram.

  • Cantem juntos um hino sobre compartilhar o evangelho, como “Um missionário já eu quero ser” (Músicas para Crianças, p. 90). Saliente frases do hino que sugiram como podemos compartilhar o evangelho com as pessoas.



Princípio 4: Deus perdoa generosamente os que se arrependem. Mosias 26:22–23, 29–30; 27:8–37


Se alguém de sua classe questionar se pode realmente ser perdoado, as palavras de Deus para Alma, o Pai, e a experiência vivenciada por Alma, o Filho, podem ajudar.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encenem estar conversando com alguém que ache que Deus jamais vai perdoá-lo. Convide-as a recapitular as palavras de Alma, o Pai, que lemos em Mosias 26:22–23, 29–30. O que elas descobriram que poderia ajudar aquela pessoa?

  • Antes da aula, peça a uma das crianças que leia a conversão de Alma, o Filho, que se encontra em Mosias 27:8–37, e que se prepare para contar a história para a classe como se fosse Alma, o Filho. (Se necessário, sugira que a criança peça ajuda ao pai ou à mãe.) À medida que a criança conta a história, faça perguntas como estas: “Como você se sentiu quando…? ou “O que aconteceu depois?”

  • Peça às crianças que façam uma lista de palavras em Mosias 27:8–10 que descrevam como eram Alma e os filhos de Mosias antes de sua conversão. Depois, peça que façam outra lista de palavras em Mosias 27:32–37 que descrevam como eles se tornaram depois. De acordo com os versículos 24–29, o que causou essa grande mudança em Alma?

Aqui está uma página para colorir e um lugar para fazer uma lista.


Aqui está outra ideia, mostre a primeira gravura de Alma, o filho, antes da conversão e leia as escrituras que estão na gravura. Então pegue a segunda gravura de Alma depois da conversão, recorte as linhas, leia as escrituras, e conforme lê as escrituras coloque-as por cima da gravura de "Alma iníquo". Em seguida, leia os versículos 24-29 sobre como a conversão é possível com a ajuda do Salvador. Veja o exemplo abaixo, se for confuso, segue um vídeo com Crystal ensinando como funciona a atividade.



Para crianças pequenas, explique com palavras simples que Alma era uma pessoa desobediente que praticava o mal, e fazia muitas coisas erradas antes de ver o anjo e se arrepender. Quando o anjo apareceu a ele e chamou-o ao arrependimento ele se tornou uma pessoa boa, obediente aos mandamentos de Deus, que pregava o evangelho de Cristo as pessoas.


Baixe aqui o arquivo em PDF para versão P&B

Mosias 25-28 P&B
.pdf
Fazer download de PDF • 13.43MB





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

364 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Muito obrigada pelas traduções!!

Like
bottom of page