top of page

Lição: 17 a 23 de Abril [Mateus 18; Lucas 10]

Updated: 21 hours ago

"Que farei para herdar a vida eterna?"







Aprender a amar o próximo como a nós mesmos não é uma tarefa fácil. É ainda mais difícil ensinar esse mesmo princípio aos nossos filhos e as crianças a quem servimos. Aprender ter misericórdia, compaixão e perdoar, são atributos divino do nosso Salvador. A lição dessa semana nos ensinará com essas duas parábolas muito importantes, o caminho para herdar a vida eterna!



Princípo 1: Sempre devo perdoar os outros. Mateus 18:21–35


Ao ler Mateus 18:21–35, pondere sobre suas próprias experiências com o perdão e o que as crianças precisam saber sobre esse princípio.


Atividades sugeridas

  • Conte a parábola do servo incompassivo (ver Mateus 18:23–35). Explique que, quando alguém é rude ou injusto, a princípio provavelmente vamos sentir raiva ou ficar tristes. Mas o perdão significa que sentiremos paz novamente. Quando perdoamos alguém, decidimos não sentir mais raiva dessa pessoa. (Ajude as crianças a entenderem que, se alguém está sendo indelicado ou injusto, elas devem pedir ajuda aos pais ou a outro adulto de confiança.)


Segue fantoches para ajudar na contagem da história.


(BAIXE AQUI PDF)

  • Escreva perdoo você no quadro e diga às crianças que essas palavras podem ajudar a transformar momentos tristes em ocasiões felizes. Desenhe um rosto triste no quadro e compartilhe alguns exemplos de crianças perdoando umas às outras. Após cada exemplo, peça a uma criança que mude o rosto triste para um rosto feliz.

Diga às crianças que você vai contar algumas histórias, e elas podem mover o rosto do menino ou da menina para ficar feliz ou triste, dependendo do andamento da história.


(BAIXE AQUI PDF)



(BAIXE AQUI PDF)

  • Cante uma música com as crianças sobre perdão, como “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Preste testemunho de que o Pai Celestial nos ajuda a perdoar as outras pessoas.




O Pai Celestial me perdoará se eu perdoar as outras pessoas. Mateus 18:21–35


A parábola do servo incompassivo pode ser uma ótima maneira de ensinar às crianças que o Pai Celestial quer que perdoemos a todos.


Atividades sugeridas

  • Leia Moisés 18:23–35 com as crianças. Explique que o rei ou senhor representa o Pai Celestial, o servo somos nós e o conservo representa aqueles que nos fizeram mal. Faça perguntas às crianças como as seguintes: “O que essa história ensina sobre como devemos tratar uns aos outros? Houve uma ocasião em que vocês acharam difícil perdoar alguém? Como vocês venceram os sentimentos ruins? Quando vocês precisaram ser perdoados por uma escolha ruim?”



  • Escreva no quadro o problema de multiplicação 70 × 7 e ajude as crianças a resolvê-lo. Peça a alguém que leia Mateus 18:21–22 e explique que Jesus usou esse número para nos ensinar que sempre devemos perdoar.

  • Peça ajuda às crianças para pensar em situações nas quais alguém talvez precise perdoar outra pessoa. Peça-lhes que representem como demonstrariam perdão nessas situações.

  1. Antes da aula, anexe as situações a objetos pesados, como latas de comida ou pedras. Traga uma mochila.

  2. Peça às crianças que leiam as situações juntas e, discutindo como poderiam lidar com elas, ressalte que Deus não quer que continuemos sendo feridos por alguém. Perdoar não significa que não falamos sobre esses sentimentos. Mas depois precisamos ser capazes de perdoar. Não perdoar é apenas carregar o peso e não é bom.

  3. Carregue a mochila e peça às crianças que se revezem para carregar o peso.




(BAIXE AQUI PDF)

  • Cante uma música com as crianças sobre perdão, como “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Ajude as crianças a entender o que a música ensina sobre perdoar os outros.



Princípio 2: Jesus me ensinou a considerar todas as pessoas como meu próximo e a amá-las. Lucas 10:25–37


A parábola do bom samaritano pode mostrar às crianças quem é nosso próximo e como devemos tratá-lo. Pense em maneiras de inspirar as crianças a “[ir], e [fazer] da mesma maneira” (Lucas 10:37).


Atividades sugeridas

  • Pergunte a cada criança: “Quem é seu próximo?” Resuma o relato de Lucas 10:25–37 e mostre como Jesus respondeu a essa pergunta. O que Jesus ensinou sobre como devemos tratar nosso próximo?


  • Leia Lucas 10:25–37 enquanto as crianças encenam a parábola do bom samaritano. Ajude-as a pensar em formas pelas quais poderão ser como o bom samaritano, demonstrando amor e bondade para com as pessoas.

  • Escreva em pedaços de papel algumas situações em que as pessoas podem precisar de ajuda e os esconda pela sala. Peça às crianças que encontrem os pedaços de papel. Leia as situações e peça às crianças que digam como poderiam ser bondosas com a pessoa naquela situação.


(BAIXE AQUI PDF)

  • Cante com as crianças uma música sobre bondade, como “Ama sempre ao teu irmão” e “A bondade por mim começará” (Músicas para Crianças, pp. 39, 83). Ajude as crianças a pensarem em maneiras de demonstrar amor e bondade para com as pessoas. Elas podem desenhar a si mesmas fazendo essas coisas.



(BAIXE AQUI PDF)


Posso amar e servir as pessoas, especialmente os necessitados. Lucas 10:30–37


Pense em ocasiões em sua própria vida quando alguém foi um “bom samaritano” para você. Como você pode inspirar as crianças a serem “boas samaritanas” para outras pessoas?


Atividades sugeridas

  • Designe a cada criança uma parte da parábola do bom samaritano e peça que leiam em silêncio. Peça que as crianças contem sua parte da parábola na ordem em que os eventos aconteceram.


(BAIXE AQUI PDF)

  • Explique às crianças que os judeus não gostavam dos samaritanos, por isso, quando eles viajavam de Jerusalém para a Galileia, eles contornavam a região de Samaria para evitar interagir com qualquer samaritano. Para ilustrar isso, mostre o Mapa da Bíblia 1, “Mapa Físico da Terra Santa”. Por que Jesus usou um samaritano como exemplo de bondade nessa parábola? O que essa história nos ensina sobre ajudar as pessoas necessitadas? (Ver também Mosias 4:16–22.)

Aqui está um mapa para quem desejar imprimir e desenhar.

(BAIXE AQUI PDF)

  • Peça às crianças que contem experiências de quando alguém agiu como um bom samaritano com elas.

  • Desafie as crianças a estabelecer uma meta de seguir o exemplo do bom samaritano esta semana. Você pode perguntar a elas se conhecem alguém que esteja doente ou solitário ou alguém que não frequente a Igreja assiduamente. Pergunte-lhes como podem ajudar essa pessoa. Ajude as crianças a entender como servir as pessoas pode ajudá-las a cumprir as promessas feitas no batismo (ver Mosias 18:8–10).

Este é o jogo da memória do convênio batismal de lições anteriores. Mas será ótimo incentivar as crianças a identificar os convênios que se aplicam a esta lição, e elas podem ver como é importante para nosso Pai Celestial que sejamos gentis com seus filhos.

(BAIXE AQUI PDF)


Aqui está "videoaula" dessa semana:


Segue filmes em animação para um cineminha com as crianças:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

6,547 views0 comments
bottom of page