top of page

Lição: 16 a 22 de Janeiro [João 1]

Updated: Jan 20

"Já achamos o Messias"




Essa semana estudaremos o primeiro capítulo do livro de João irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Apóstolo de Jesus. No começo de sua vida ele era pescador, e mais tarde ele recebeu o chamado para ser discípulo de Jesus Cristo. Ele escreveu o Evangelho de João, três epístolas e o livro de Apocalipse. Foi um dos três que estavam com o Senhor quando a filha de Jairo foi levantada dos mortos, no Monte da Transfiguraçã e no Getsêmani. Em seus escritos refere-se a si mesmo como o discípulo a quem Jesus amava e Jesus também chamou ele e seu irmão de Boanerges, “filhos do trovão”. Há frequentes referências a ele nos relatos da Crucificação e da Ressurreição. Mais tarde João foi exilado na ilha de Patmos, onde ele escreveu o livro de Apocalipse. João é frequentemente mencionado nas revelações modernas como: (1 Né. 14:18–27; 3 Né. 28:6; Ét. 4:16; D&C 7; 27:12; 61:14; 77; 88:141). Essas passagens confirmam o relato bíblico de João e também nos levam a compreender melhor a sua grandeza e a importância do trabalho que o Senhor o encarregou de realizar na Terra, na época do Novo Testamento e nos últimos dias. As escrituras modernas esclarecem que João não morreu, mas que lhe foi permitido permanecer na Terra como servo ministrador, até a Segunda Vinda do Senhor. No livro o Apóstolo João testificou que: (1) Jesus é o Cristo ou o Messias e (2) Jesus é o Filho de Deus. As cenas da vida de Jesus nele descritas são cuidadosamente selecionadas e organizadas com esse propósito em vista. O livro começa com uma declaração da condição de Cristo na vida pré-mortal: Ele estava com Deus, Ele era Deus e Ele foi o criador de todas as coisas. Ele nasceu na carne como o Filho Unigênito do Pai. João traça o curso do ministério de Jesus, enfatizando sobremaneira a Sua divindade e a Sua ressurreição dos mortos. Ele claramente afirma que Jesus é o Filho de Deus, o que é atestado por milagres, por testemunhas, pelos profetas e pela própria voz de Cristo. João escreveu principalmente a respeito do ministério de Cristo na Judeia, especialmente sobre a última semana de Seu ministério terreno, ao passo que Mateus, Marcos e Lucas escreveram principalmente sobre o ministério Dele na Galileia. Diversos aspectos deste evangelho foram esclarecidos pelas revelações modernas (D&C 7 e D&C 88:138–141). Veja no vídeo abaixo a parte que aprenderemos essa semana em João 1:


OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Para ajudar as crianças a contar o que sabem sobre Jesus, mostre gravuras de Jesus Cristo cumprindo alguns de Seus papéis descritos em João 1 (como criar a Terra ou ensinar o evangelho). Peça às crianças que descrevam o que as gravuras representam.


Princípio 1: Jesus vivia com o Pai Celestial antes de nascer. João 1:1–2


João ensinou que Jesus Cristo vivia com Deus, o Pai, antes de Sua vida mortal. Também vivemos com Deus antes de nascermos (ver “A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org). Como você pode ensinar essa verdade às crianças?


Atividades sugeridas

  • Observe que “o Verbo” em João 1:1 se refere a Jesus. Leia o versículo em voz alta e peça às crianças que digam “Jesus” cada vez que você ler “o Verbo”. Mostre a ilustração intitulada “Vida pré-mortal” (ChurchofJesusChrist.org; ver também Olhai para Vossas Criancinhas, 2008, p. 15). Explique que Jesus Cristo vivia com o Pai Celestial antes de vir para a Terra.

BAIXE AQUI

Aqui está um livro de colorir. Você pode lê-lo para as crianças antes de colorir e/ou durante, incentivá-las a compartilhar com suas famílias. Esta é a página para colorir da vida pré-mortal do site da igreja.



BAIXE AQUI

  • Explore recursos como estes para ensinar as crianças sobre nossa vida com Deus antes de virmos à Terra: “Introdução: O plano do nosso Pai Celestial” (Histórias do Novo Testamento, pp. 1–5, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org) ou “Vida pré-mortal” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org).


  • Convide um pai ou uma mãe a levar um bebê para a aula. Pergunte às crianças sobre onde o espírito desse bebê vivia antes de vir ao mundo. Lembre as crianças de que elas já foram bebês e preste testemunho de que também viveram no céu com o Pai Celestial, como filhos espirituais, antes de nascerem.


Jesus Cristo vivia com o Pai Celestial antes de nascer. João 1:1–5


Mesmo antes de nascer, Jesus Cristo teve um papel importante no plano do Pai Celestial. Ao ler João 1:1–5, o que o impressionou sobre o trabalho pré-mortal de Cristo?


Atividades sugeridas

Segue este quebra-cabeça de chão, onde as crianças podem ler as escrituras e aprender mais sobre como Jesus criou a Terra.


BAIXE AQUI

  • Apresente partes de “Introdução: O plano do nosso Pai Celestial” (Histórias do Novo Testamento, pp. 1–5, ou mostre o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Pergunte às crianças o que elas aprenderam sobre Jesus Cristo.

Ou mostre o vídeo "Vivíamos com Deus":

(Clique na imagem)


  • Com alguns dias de antecedência, peça a algumas crianças que venham para a aula preparadas a fim de mostrar ou descrever algo que tenha sido criado por elas. Mostre gravuras de algumas criações do Senhor e use João 1:3 para explicar que Jesus criou a Terra e todas as coisas que há nela.



Princípio 2: Jesus criou todas as coisas. João 1:3


Conhecer o papel de Cristo como Criador pode ajudar seus alunos a aumentar a reverência que têm por Ele.


Segue o vídeo da história da semana sobre Jesus Cristo! Vamos observar e ver algumas das coisas que Ele criou antes de nascer na Terra!


Atividades sugeridas

  • Leia João 1:3 com as crianças e mostre a gravura do esboço desta semana no manual Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Ajude as crianças a memorizar a frase “todas as coisas foram feitas por [Jesus Cristo]”.

Este é um quebra-cabeça dentro de um quebra-cabeça.

BAIXE AQUI

Exemplo de como montar o quebra-cabeça:


  • Mostre a uma das crianças uma gravura de uma das criações do Senhor. Deixe que essa criança descreva a gravura para as outras crianças e peça-lhes que adivinhem o que está sendo descrito.

Seria divertido colocá-los em envelopes e escondê-los pela sala, dar a cada criança a chance de encontrar um e ir para a frente da classe, abri-lo e descrevê-lo.

BAIXE AQUI

  • Peça a cada criança que cite algo criado por Jesus Cristo. Ajude as crianças a pensar em formas pelas quais elas podem cuidar da Terra e das demais criações do Senhor.

O presidente Nelson fala sobre nossos corpos como a maior criação de Deus.



Princípio 3: Posso convidar outros a se achegarem a Jesus Cristo e aprenderem sobre Ele. João 1:35–51


João 1 contém relatos de discípulos que convidaram pessoas a “virem e verem” que Jesus é o Filho de Deus. Mesmo as crianças menores podem seguir esse exemplo.


Atividades sugeridas

  • Descreva como André aprendeu sobre Jesus e conte como André, por sua vez, ensinou Pedro (ver João 1:35–42). Compartilhe como você conheceu a Igreja ou convide um membro novo a compartilhar como ele conheceu a Igreja.

  • Conte a história de Filipe convidando Natanael a “vir e ver” (João 1:43–51). Esconda uma gravura de Jesus em uma caixa e peça a uma criança que “venha e veja”, e que depois conte a outra criança o que ela viu.

Leia a escritura e toda vez que você disser a palavra "ver", peça às crianças que coloquem os binóculos nos olhos.


Use a imagem acima para a caixa e/ou os binóculos.

BAIXE AQUI

  • Deixe que as crianças pintem a página de atividades da semana e incentive-as a usá-la para convidar alguém a aprender sobre Jesus.

BAIXE AQUI

  • Peça a uma criança que fale sobre uma ocasião em que ela compartilhou algo, como um brinquedo ou um presente, com alguém. Como podemos compartilhar o evangelho? Conte a história de uma criança que compartilhou o evangelho com um amigo, como “Um amigo e missionário”, Liahona, julho de 2018, p. 70.

BAIXE AQUI


Como um seguidor de Jesus Cristo, posso convidar outros a segui-Lo. João 1:35–51


Considere como você pode usar os exemplos em João 1:35–51 para incentivar as crianças a convidar outros a aprender sobre o Salvador.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a examinar João 1:35–51 para descobrir o que aquelas pessoas disseram para convidar outros a aprender sobre o Salvador. Permita que pratiquem o que podem dizer para convidar um amigo a aprender sobre Jesus Cristo.

BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que usem a página de atividades da semana para preparar um convite que elas possam usar a fim de convidar um amigo ou membro da família para aprender mais sobre Jesus Cristo.


  • Dê às crianças a oportunidade de falar à classe sobre algo que elas amam. Ajude-as a perceber como compartilhar o evangelho é semelhante a compartilhar as coisas que elas amam (para ter um exemplo, assista ao vídeo “Coisas Boas para Compartilhar” em ChurchofJesusChrist.org).

(Clique na imagem para acessar o vídeo direto do site da Igreja)



Princípio 4: Jesus Cristo é minha luz. João 1:4–9


O simbolismo da luz pode ajudar as crianças a entender o Salvador e Seu evangelho. Como você pode inspirar as crianças a buscar a luz do Salvador quando o mundo parece sombrio?


Atividades sugeridas

Após a leitura de cada escritura, peça às crianças que coloquem a peça do quebra-cabeça no lugar correto.


BAIXE AQUI

  • Mostre uma gravura do Salvador e alguns objetos que iluminam, como uma lanterna. Como Jesus Cristo pode ser comparado a esses objetos? Como compartilhamos Sua luz com outras pessoas? Cantem juntos “Jesus, minha luz” (Hinos, nº 44) ou outro hino sobre a luz do evangelho.


  • Pergunte às crianças o que elas fazem quando estão no escuro e sentem medo. Testifique que elas sempre podem buscar o Salvador quando sentirem medo.

Aqui está "vídeoaula" dessa semana:


Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids



6,902 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page