top of page

Lição:15 a 21 de Julho [Alma 30-31]

Foto do escritor: Joelma BelliniJoelma Bellini

“A virtude da palavra de Deus”






As histórias que se encontram em Alma 30–31 demonstram claramente o poder das palavras, tanto para o bem como para o mal. As palavras “lisonjeiras” e “cada vez mais exaltadas” de um falso mestre chamado Corior ameaçavam levar muitas almas à destruição. De modo semelhante, os ensinamentos de um apóstata nefita chamado Zorã levaram todo um povo a cometer “grandes erros” e a “[perverter] os caminhos do Senhor”. Alma, por outro lado, tinha uma fé inabalável de que a palavra de Deus surtia um “efeito mais poderoso sobre a mente do povo do que a espada ou qualquer outra coisa”. As palavras de Alma declaravam verdades eternas e invocavam os poderes de Jesus Cristo para silenciar Corior; elas pediam Sua bênção sobre aqueles que tinham ido com ele para trazer os zoramitas de volta à verdade. Esses são exemplos valiosos para os seguidores de Cristo dos dias de hoje, quando mensagens falsas são tão comuns. Podemos encontrar a verdade quando confiamos, como fez Alma, na “virtude da palavra de Deus”.




Princípio 1: O Livro de Mórmon me adverte contra falsos ensinamentos. Alma 30


  • Considere mostrar alguns itens (como dinheiro ou comida) e imitações de brinquedo desses itens. Isso pode levar a um debate sobre como saber a diferença entre coisas que são reais e coisas que são falsas. Depois, você poderia ajudar seus filhos a identificar em Alma 30:12–18 as mentiras ou os ensinamentos falsos que Corior ensinou a respeito de Deus. Em Alma 30:32–35, como Alma reagiu a essas mentiras? O que aprendemos com o exemplo dele?



Qual é a lata de refrigerante real? As crianças não podem tocar ou pegar, basta olhar. Quando os votos forem colocados, a lata de refrigerante que todos acham que é a vazia, deixe-os amassa-la com o pé . A lata cheia não pode ser esmagada. Se seus alunos tiverem idade suficiente, você pode explicar que os falsos ensinamentos são vazios do espírito e a verdadeira doutrina tem a força para nos ver em tempos difíceis.



Use potes ou copos de conserva para prender as figuras em:


Página de colorir com pontos para escrever (Crianças maiores)



Princípio 2: Todas as coisas testificam de Deus. Alma 30:44


  • Alma falou sobre como as coisas no céu e na Terra testemunham que Deus vive. Se possível, caminhe com seus filhos fora de casa ou olhem pela janela enquanto você lê Alma 30:44. Diga-lhes que descrevam as coisas que veem que as ajudam a saber que Deus é real e as ama. Eles também podem desenhar as coisas que descobrirem (ver a página de atividades desta semana).


Clique na imagem para acessar a página de atividade:


Use a atividade do binóculos para ensinar sobre as criações do Senhor e de que elas confirmam que existe um Deus. Você pode levar as crianças para fora de casa, se possível, para usarem o binóculos enquanto observam a natureza. Você também pode virá-lo para o outro lado se quiser as figuras do lado de fora do binóculo. Mitzi tem algumas instruções divertidas extras para acompanhar em sua página comefollowmekid.com



  • Enquanto você e seus filhos cantam “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17), passem adiante uma bola ou outro objeto. Periodicamente pare a música e peça à criança que está segurando o objeto que diga uma coisa que o Pai Celestial criou pela qual ela tem gratidão.






Princípio 3: A palavra de Deus é poderosa. Alma 31:5


  • Como você pode ajudar seus filhos a entender que a palavra de Deus é mais poderosa do que “qualquer outra coisa”? (Alma 31:5.) Considere pedir-lhes que pensem em algo ou alguém poderoso, ou mostre-lhes fotos de algumas coisas poderosas. O que dá poder a essas coisas ou pessoas? Leiam Alma 31:5 juntos e pergunte aos seus filhos o que eles acham que esse versículo significa. Conte uma experiência de quando a palavra de Deus teve uma influência poderosa sobre você.





Princípio 4: O Pai Celestial ouve minhas orações. Alma 31:8–35


  • Resuma brevemente a história de Alma e dos zoramitas, usando os versículos de Alma 31:8–35 (ver também o “Capítulo 28: Os zoramitas e o Rameumptom”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 78–80). Ajude seus filhos a identificar coisas que os zoramitas falavam em suas orações (ver Alma 31:15–18) enquanto constroem uma torre Rameumptom com blocos ou pedras. Explique-lhes que não é assim que devemos orar. Enquanto você e seus filhos falam sobre como devemos orar, peça que removam os blocos ou as pedras, um de cada vez. Eles poderiam manter uma das pedras ao lado da cama como um lembrete para orar todas as manhãs e noites. Pode ser que gostem de decorar a pedra.


Esta é a folha de baixo do seu quebra-cabeça. Depois de falar sobre a maneira como os zoramitas oravam, coloque as peças sobre a maneira como devemos orar. Recorte a figura do menino orando para colocar por cima.


Use a atividade abaixo para ensinar os passos da oração.




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

12.401 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


juracicaetano30
Jul 21, 2024

Muito grata por nos ajudar, acabei de me escrever. Mais já vejo muitas coisas postadas em meu grupo pelas minhas lideres e amo. Que o Pai Celestial os abençoe com este dom e compartilhamento para podermos ajudar as crianças

Like

tatyviolante
Jul 20, 2024

No desenho poder das escrituras, onde tem que colar, eu acho que esta faltando, pq? lá no cabeçario quando vc olha a menina do espelho esta ce costa e tem outra refletindo ela no espelho, entendou?

Like

tatyviolante
Jul 19, 2024

Matérial maravilhoso, obriga por nós ajuda.

Like

pattyzangalli22
Jul 19, 2024

Que bênção poder ter esse material tão rico para pder ensinar as crianças!!!! Gratidão

Like

Cynthia Ratzke
Cynthia Ratzke
Jul 16, 2024

Que material precioso! Obrigada pela dedicação de vocês.

Like
bottom of page