“Vós sois os filhos do convênio”
Ao ouvir as pessoas usando termos como casa de Israel, você sente que estão se referindo a você? Os nefitas e lamanitas eram descendentes literais de Israel, “um ramo da árvore de Israel”, e ainda assim se sentiam “[perdidos] de seu tronco” (Alma 26:36; ver também 1 Néfi 15:12). Mas o Salvador queria que soubessem que não estavam perdidos para Ele. “Vós sois da casa de Israel”, Ele afirmou, “e vós sois do convênio” (3 Néfi 20:25). É provável que o Salvador fale algo semelhante hoje em dia para você, pois toda pessoa que é batizada e faz convênios com Ele também faz parte da casa de Israel, “do convênio”. Em outras palavras, quando Jesus fala da casa de Israel, Ele está falando de você. A instrução de abençoar “todas as famílias da Terra” serve para você (3 Néfi 20:27). O convite “desperta outra vez, veste-te da tua fortaleza” é feito para você (3 Néfi 20:36). E Sua preciosa promessa de que “minha benignidade não se desviará de ti nem será removido o convênio da minha paz” é para você (3 Néfi 22:10).
Princípio 1: Posso examinar as escrituras diligentemente. 3 Néfi 23:1–5
As instruções do Salvador em 3 Néfi 23 mostram como as escrituras são importantes para Ele. Para ajudar seus filhos a descobri isso, você poderia ler 3 Néfi 23:1, 5 em voz alta e pedir-lhes que escutem uma palavra que se repete três vezes. De que maneira examinar é diferente de simplesmente ler?
Para uma classe que precisa de mais movimento, você pode jogar o jogo dos 4 cantos. Você apenas coloca essas figuras em 4 paredes e pratica dizendo as palavras e vê o quão bons as crianças são em encontrar a parede com a palavra nela e ficar embaixo ou ao lado dela. Então leia as escrituras 3 Néfi 23:1, 5 e veja se as crianças ainda conseguem fazer isso. Então pergunte a elas "qual palavra as escrituras mais disseram?" Como examinar é diferente de simplesmente ler?
Talvez você e seus filhos possam escrever seu versículo favorito das escrituras e escondê-lo. Depois, vocês poderiam se revezar para encontrar as escrituras ocultas uns dos outros, lê-las juntos e falar sobre por que esses versículos são importantes.
Se você fez o caça ao tesouro da semana passada. Talvez as crianças queiram fazer seu próprio caça ao tesouro com suas escrituras favoritas. Elas podem trabalhar juntos, com sua ajuda, e então convidar um membro da presidência da Primária para ver se conseguem descobrir seu caça ao tesouro da escrituras.
Sugestão: Se as crianças tiverem dificuldade em conhecer uma escritura, você pode encorajar a pensarem em sua música favorita da Primária e vinculá-la a uma escritura, com a ajuda da biblioteca do evangelho. Trabalhe com as crianças para ver se isso parece bom para elas.
Se você quiser enviar as crianças para casa com alguns, faça um caça ao tesouro de escrituras que elas possam fazer com suas famílias... para se familiarizarem mais com o Livro de Mórmon. As crianças podem se envolver melhor com as escrituras se eles tiverem uma meta. Elas vão achar super divertido, além de aprender bastante.
Princípio 2: Pagar o dízimo abre as janelas do céu. 3 Néfi 24:8–12
Ajude seus filhos a pesquisar 3 Néfi 24:8–12 para encontrar maneiras de completar esta frase: Se eu pagar o dízimo, o Senhor…. Conte-lhes uma experiência em que você foi abençoado porque pagou o dízimo. Se for útil, considere escrever algumas quantias em dinheiro e ajude seus filhos a calcular quanto dízimo (10 por cento) deve ser dado para cada quantia.
Para crianças menores, podem contar as moedas juntos e cada criança coloca 9 moedas no cofrinho e uma no envelope.
Para as crianças maiores, podem montar a calculadora do dízimo:
A página de atividades desta semana pode ajudar seus filhos a falar sobre algumas das maneiras pelas quais o Senhor usa o dízimo para abençoar os membros de Sua Igreja. Talvez eles gostem de fazer desenhos (ou encontrar fotos nas revistas da Igreja) de maneiras pelas quais o dízimo os abençoa.
Clique na imagem para a página de atividade do site da Igreja:
Neste vídeo mostra fotos de algumas das bênçãos que recebemos ao pagar o dízimo.
Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu aprenda sobre meus antepassados. 3 Néfi 25:5–6
Como você vai inspirar seus filhos a procurar seus antepassados e aprender sobre eles? Como você pode incentivar seus filhos a realizar ordenanças para seus antepassados quando forem mais velhos? Considere ajudá-los a pesquisar 3 Néfi 25:5–6 para encontrar algo que deveria acontecer nos últimos dias. Enquanto você lê esses versículos, as crianças mais novas podem colocar a mão no coração toda vez que ouvirem a palavra “coração”. Você também pode ler sobre como essa profecia foi cumprida em Doutrina e Convênios 110:13–16 (ver também o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 95). Conte a seus filhos como seu coração se voltou a seus antepassados. Por exemplo, você pode compartilhar qualquer experiência que tenha aprendido sobre seus antepassados e sobre fazer as ordenanças do templo por eles.
Você pode usar essa atividade e colocar uma foto de seu ancestral ou pedir para a criança desenhar um dos seus antepassados.
Ajude seus filhos a preencher uma árvore familiar com o nome de seus pais e avós. Que histórias você poderia compartilhar sobre um de seus antepassados? Se possível, mostre fotografias.
Vocês também poderiam cantar juntos “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, p. 98) e conversar com seus filhos sobre por que as famílias são importantes no plano do Pai Celestial.
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Obrigada pela ajuda nas aulas as crianças amam.
Quanto capricho!!! Parabéns, seu trabalho é maravilhoso 🤩
Muita criatividade para nossas crianças aprender e levar para a vida toda , muito Bom ❤️👏🏽👏🏽
Amo demais essa página, obrigada por todo empenho tempo dedicado e amor que vcs transmitem através desse trabalho maravilhoso e inspirador 🥰
Malu de Curitiba