top of page

Lição: 13 a 19 de novembro [Tiago]

Atualizado: 17 de nov. de 2023

“Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes”







Essa semana estudaremos Tiago, um irmão do Senhor. Também era conhecido como Tiago, o Justo, e ocupou uma importante posição na Igreja em Jerusalém. Foi ele que provavelmente escreveu a epístola de Tiago. Originalmente era uma carta dirigida às doze tribos de Israel dispersas em outros países, e provavelmente foi escrita em Jerusalém. Nela o autor explica claramente alguns pontos da religião prática, inclusive o importante conselho do capítulo 1, de que se alguma pessoa tem falta de sabedoria deve pedir o auxílio de Deus (Tg. 1:5–6; JS—H 1:9–20). O capítulo 2 trata da fé e das obras. Os capítulos 3–4 falam da necessidade de controlar a língua e aconselha os santos a não falarem mal uns dos outros. O capítulo 5 incentiva os santos a terem paciência e, quando doentes, chamarem os élderes para abençoá-los. Também ensina a respeito das bênçãos recebidas por ajudar a converter os outros.



Princípio 1: Posso pedir ao Pai Celestial que me ajude a saber a verdade. Tiago 1:5–6


Ajude as crianças a quem ensina a compreender que elas podem orar ao Pai Celestial para pedir sabedoria. Fazer isso vai abençoá-las muito quando enfrentarem questões difíceis.


Atividades sugeridas


  • Ajude as crianças a repetir a frase: “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus” (Tiago 1:5). Como fazemos perguntas a Deus? Como Ele nos responde?





  • Mostre uma gravura da Primeira Visão (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 90), ou exiba o vídeo “A Primeira Visão de Joseph Smith” (ChurchofJesusChrist.org).ChurchofJesusChrist.org Explique como a leitura de Tiago 1:5 inspirou Joseph Smith a pedir ao Pai Celestial que o ajudasse a encontrar a resposta para uma dúvida (ver Joseph Smith—História 1:1–20). Compartilhe seu testemunho de que Deus responde às orações e testifique que as crianças podem orar a Ele quando têm dúvidas. Deixe que as crianças façam desenhos de Joseph Smith lendo Tiago 1:5 e orando ao Pai Celestial.



Aqui está uma atividade/livro para colorir que ensina sobre a primeira visão de Joseph Smith.




O Pai Celestial vai me ajudar a saber a verdade se eu buscar Sua ajuda. Tiago 1:5–6


Seus alunos são apenas alguns anos mais novos do que Joseph Smith quando ele leu Tiago 1:5 e foi inspirado a se achegar ao Pai Celestial em oração. Pense em como ajudar as crianças a edificar sua fé na certeza de que Deus vai socorrê-las quando lhes faltar sabedoria.


Atividades sugeridas




  • Leia com as crianças Joseph Smith—História 1:10–14. Peça às crianças que descubram as coisas que Joseph fez para receber respostas às suas perguntas. Como podemos seguir o exemplo de Joseph quando temos perguntas?




Princípio 2: Posso falar com bondade. Tiago 3:1–13


Como Tiago testificou, aprender a dizer somente coisas gentis aos outros vai nos ajudar a ser mais semelhantes a Jesus Cristo (ver Tiago 3:2).


Atividades sugeridas


  • Mostre gravuras de algo doce e de algo amargo. Ajude as crianças a compreender que o Pai Celestial pede que usemos nossa língua com o objetivo de dizer coisas doces (ou gentis) e não amargas (ou desagradáveis) (ver Tiago 3:10). Ajude-as a pensar em exemplos de coisas gentis que podemos dizer aos outros.


Para incentivar o movimento, você pode colocá-los em duas paredes opostas e dizer coisas como "Você é um malvado" e ver para que lado as crianças devem correr.(:



Aqui está uma ideia divertida. Peça as crianças que desenhem ou escrevam coisas bonitas que possam contar a alguém e coloquem na boca. (Por exemplo, elas poderiam dizer coisas bonitas sobre os sapatos ou o cabelo de alguém... depois desenhariam os sapatos ou o cabelo.) Quando terminarem, você puxa o papel, pode precisar da ajuda das crianças para dizer o que elas querem, desenhar ou escrever. Mas elas ainda ficarão entusiasmadas com a escolha do papel :)



  • Dê a cada criança um desenho simples de uma pessoa falando. Peça às crianças que levantem o desenho quando você citar algo gentil que podemos fazer com nossas palavras (como falar a verdade, elogiar alguém ou oferecer ajuda) e o abaixem quando você citar algo que não devemos fazer com nossas línguas (como contar mentiras, falar palavrões e nos recusarmos a obedecer a nossos pais).






Posso tomar a decisão de falar com bondade. Tiago 3:1–13


Como Tiago testificou, aprender a dizer somente coisas gentis aos outros vai nos ajudar a ser mais semelhantes a Jesus Cristo (ver Tiago 3:2).


Atividades sugeridas


  • Há alguém na ala, talvez um de seus alunos, que tenha experiência com cavalos ou conheça algo sobre barcos? Você pode convidar essa criança a compartilhar algumas ideias sobre os ensinamentos de Tiago 3:3–4 a respeito de falar com gentileza. Se preferir, apresente suas próprias ideias. O que podemos aprender sobre controlar a língua com esses exemplos?

  • Peça às crianças que leiam Tiago 3:1–13 e façam um desenho de algo que encontraram que ensina sobre controlar nossa língua. Dê-lhes tempo para mostrar seus desenhos e contar o que aprenderam. Cantem juntos um hino sobre falar com gentileza, como “Oh! Falemos palavras amáveis” (Hinos, nº 137).



  • Depois de lerem Tiago 3:1–13 juntos, estudem os padrões para a linguagem em Força dos Jovens (livreto, 2022, p. 12.). Ajude as crianças a traçar a meta de melhorar a forma como falam com as pessoas e as incentive a pedir ajuda ao Pai Celestial para alcançarem essa meta.



Princípio 3: Receber as bênçãos de Deus exige paciência. Tiago 5:7–11


A paciência nem sempre vem naturalmente, especialmente para as crianças. Pense em como você vai usar o conselho de Tiago para ajudar as crianças a aprender sobre paciência.


Atividades sugeridas


  • Ajude as crianças a pensar em ocasiões em que tiveram que esperar por algo que queriam muito. Conte uma experiência em que você teve de esperar. Explique a elas que ser paciente é esperar por algo que queremos sem reclamar.



  • Resuma Tiago 5:7 com suas próprias palavras e mostre uma figura de uma semente ou plantinha. Por que precisamos de paciência ao cultivar plantas? O que aconteceria se tentássemos puxar a plantinha para fazê-la crescer mais rápido? Você também pode conversar com as crianças sobre o significado de sermos pacientes com as pessoas e com nós mesmos. Testifique que Deus pode nos ensinar a ser pacientes.






Princípio 4: “A fé sem obras é morta”. Tiago 1:22–27; 2:14–26


Como você vai ajudar as crianças a compreender a ligação entre o que elas acreditam e o que elas fazem?


Atividades sugeridas


  • Mostre às crianças uma lanterna sem pilhas, um lápis sem grafite ou outra coisa que seja inútil ou esteja “morta”. Peça às crianças que leiam Tiago 2:14–17. Como esses objetos ilustram a verdade desses versículos?


Monte a Lagarta enquanto falam sobre suas crenças. Pergunte às crianças o que está faltando na Lagarta (os pés) explique que não podemos somente acreditar, temos que fazer e agir. O que precisamos fazer se acreditarmos nas escrituras? (leia-as) O que temos que fazer se cremos em Jesus? (Ore para Ele) etc. Depois de darem as respostas, as crianças podem colocar os pés na lagarta.



  • Peça a algumas crianças que leiam Tiago 1:22–27 individualmente, e a outras que leiam 2:14–18. Depois convide-as a contar o que elas poderiam fazer para mostrar que são cumpridoras da palavra. Por exemplo, como elas estão guardando seu convênio batismal? As crianças conhecem alguém que esteja doente ou solitário que elas possam visitar? Como elas podem servir melhor à sua família? Você pode lembrá-las das palavras que ouviram na reunião sacramental hoje. Como podemos ser cumpridores dessas palavras?



Segue videoaula dessa semana:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       

       Vem e Segue-Me Kids

6.904 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page