top of page

Lição: 10 a 16 de Julho [Atos 6–9]

“Senhor, que queres que eu faça?”







Se havia alguém que não aparentava ter a menor chance de se converter, esse provavelmente era Saulo, um fariseu com a fama de perseguir os cristãos. Saulo consentiu no apedrejamento de Estêvão, perseguiu os santos, viajava para Damasco quando lhe apareceu Jesus. Quando o Senhor orientou um discípulo chamado Ananias a procurar Saulo e oferecer a ele uma bênção, Ananias hesitou pois havia ouvido de muitos, quantos males Saulo tinha feito aos santos. Mas o Senhor conhecia o coração de Saulo e o seu potencial, e tinha uma missão em mente para ele. Então Ananias obedeceu ao Senhor, e quando encontrou seu antigo perseguidor, dirigiu-se a ele como “Irmão Saulo”. Saulo foi batizado por Ananias e após passar algum tempo na Arábia, retornou a Damasco para pregar, três anos após a sua conversão, voltou a Jerusalém. Se Saulo foi capaz de mudar tão completamente e Ananias pôde recebê-lo tão abertamente, será que podemos assumir que determinadas pessoas nunca poderão mudar, inclusive nós mesmos? Podemos aprender muito com a mudança de Saulo que passou a chamar Paulo quando iniciou sua missão aos gentios, a transformação final que o Senhor deseja para nós é gloriosa além de qualquer coisa que possamos compreender! Sim, assim como Paulo, o Senhor nos ama perfeitamente assim como somos. Ele também vê nosso verdadeiro potencial! Por meio do poder redentor de Cristo, podemos nos arrepender e nos tornar “novas criaturas!” Podemos experimentar uma poderosa mudança de coração!



Princípio 1: Posso seguir Jesus Cristo ao defender o que é certo. Atos 6–7


O que as crianças podem aprender com Estêvão sobre ser um seguidor de Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a fazer gestos que acompanhem uma música sobre escolher o que é certo, como “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, pp. 82–83). Use Atos 7:51–60 para contar às crianças o que Estêvão ensinou sobre Jesus Cristo, apesar de isso ter deixado os líderes judeus irados (ver também o “Capítulo 57: A morte de Estevão”, Histórias do Novo Testamento, pp. 150–151, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Como Estêvão escolheu o que é certo?



  • Dê vários exemplos de crianças que tiveram que escolher entre o certo e o errado. Pergunte às crianças o que elas fariam para escolher o certo.

Aqui está um dado para ajudar melhorar o movimento ou apenas usar as cartas do cenário.




Serei uma testemunha de Jesus Cristo. Atos 6–7


Como você vai ajudar as crianças a aprender com o exemplo de Estêvão de permanecer como uma testemunha de Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

  • Leia Atos 6:5–15 e 7:51–60 com as crianças. O que fez de Estêvão uma poderosa testemunha de Jesus Cristo? Peça a uma ou mais crianças que ajam como se fossem Estêvão e compartilhem por que elas creem em Jesus Cristo.

  • Peça às crianças que leiam Atos 6:3–10 e identifiquem qualidades de Estêvão que o ajudaram a progredir.

Aqui está um jogo para usar com a classe, onde as crianças podem responder a essas perguntas.



  • Peça às crianças que ajudem você a pensar em situações nas quais elas possam se erguer como testemunhas de Jesus Cristo e Seu evangelho. Ajude-as a representarem essas situações. Peça às crianças que leiam Mosias 18:9. Saliente que ser testemunha de Jesus Cristo é uma das promessas que fazemos no batismo.



Princípio 2: O Espírito Santo me inspira a falar do evangelho com as pessoas. Atos 8:26–39


Filipe seguiu a inspiração do Espírito e ajudou um homem etíope que se esforçava para compreender as escrituras. Que lições dessa história podem ser ensinadas às crianças de sua classe?


Atividades sugeridas

  • Coloque duas cadeiras juntas para criar uma carruagem. Peça a duas crianças que se sentem na carruagem; uma para representar Filipe e outra para o etíope. Então conte a história de como Filipe ensinou o evangelho ao homem da Etiópia.

Aqui estão algumas máscaras para encenar esta história.



Aqui está uma gravura prática para ajudar a contar a história. Se preferirem pode imprimir em p&b e enviar para casa para que as crianças completem e ensinem a história para suas famílias.

  • Conte uma experiência na qual você sentiu o Espírito Santo lhe dizer para compartilhar o evangelho com alguém. Preste testemunho de que o Espírito Santo pode nos ajudar a falar de Jesus às pessoas.



Princípio 3: O Pai Celestial me convida a arrepender e mudar. Atos 9:1–20


Quando Jesus disse a Saulo que parasse de perseguir a Igreja do Senhor, Saulo imediatamente se arrependeu e mudou. Como esse relato vai ajudar seus alunos a ter o desejo de mudar rapidamente quando cometem um erro?


Atividades sugeridas


  • Converse com as crianças sobre coisas que mudam, como um girino, que se transforma em rã, ou uma lagarta, que se transforma em borboleta. Se possível, mostre fotografias. Como Saulo mudou quando Jesus Cristo o visitou?



Aqui está um livrinho para colorir, se o tempo for curto, as crianças podem levar para casa para lerem com a família.

  • Desenhe uma bifurcação de estrada no quadro. Peça às crianças que digam nomes de lugares que gostariam de visitar e os escreva no alto de uma das estradas. O que aconteceria se pegássemos a estrada errada? Compare o arrependimento a voltar para a estrada correta.

Aqui segue uma atividade de lições passadas, foi atualizda para essa semana.



  • Peça às crianças que repitam o que Saulo disse ao Senhor: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6.) O que o Senhor quer que façamos?


O Pai Celestial me convida a me arrepender e mudar. Atos 9:1–20


Quando Jesus disse a Saulo que parasse de perseguir a Igreja do Senhor, Saulo imediatamente se arrependeu e mudou. Como esse relato vai ajudar seus alunos a ter o desejo de mudar rapidamente quando cometem um erro?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que dobrem um pedaço de papel ao meio. Peça a elas que escrevam Antes em uma metade e Depois na outra. Leia com as crianças Atos 8:1–3, 9:1–2 e 9:17–22 e peça que escrevam palavras ou frases que descrevam Saulo antes e depois de ter visto o Senhor.

  • Convide um membro da ala para contar sua história de conversão e como ser membro da Igreja mudou sua vida, assim como ocorreu com Saulo.

Segue uma história de conversão:


  • Desenhe uma “estrada para Damasco” no quadro. Peça que as crianças leiam Atos 9:6, 11, 18, 20–22 e identifiquem o que Saulo fez para se arrepender e voltar a Cristo, e escreva essas ações ao longo da estrada. O que aprendemos com Saulo a respeito de como podemos ser mais semelhantes a Jesus Cristo?


  • Peça às crianças que desenhem sua parte favorita do relato da conversão de Saulo e compartilhem seu desenho com a classe.


Princípio 4: O sacerdócio é um dom inestimável recebido de Deus. Atos 8:9–24


Satanás promove a mensagem de que bens materiais nos trazem felicidade. Como você vai usar a história de Simão para ajudar as crianças a valorizarem as coisas espirituais, como o sacerdócio e suas bênçãos?


Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Simão, encontrada em Atos 8:9–24 (ver também o “Capítulo 58: Simão e o sacerdócio”, Histórias do Novo Testamento, pp. 152–153, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Por que não podemos comprar o sacerdócio? De que forma alguém recebe de fato a autoridade do sacerdócio? (Ver Regras de Fé 1:5.)


  • Mostre gravuras do sacramento, do templo (representando as bênçãos do templo), do batismo e de outras bênçãos que recebemos por meio do sacerdócio. Explique às crianças que esses dons de Deus não podem ser comprados com dinheiro. Por que esses dons são mais valiosos do que qualquer coisa que possamos comprar? Como obtemos essas bênçãos?

Em seguida, peça-lhes que coloquem um preço nesses itens:


"videoaula" da semana:


Aqui está um filme em animação para um cineminha com as crianças:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

8.517 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page