top of page

Lição: 10 a 16 de Abril [Mateus 15-17; Marcos 7-9]

Atualizado: 24 de mai. de 2023

"Tu És o Cristo"






Ler as escrituras convida o Espírito Santo para sua vida. Uma das importantes missões do Espírito Santo é prestar testemunho de Jesus Cristo. Durante esta semana, pondere ao ler as escrituras, preste atenção aos sentimentos espirituais que fortalecem seu testemunho do Salvador. Pedro testemunhou os milagres do Salvador e ouviu Seus ensinamentos da mesma forma que os fariseus e saduceus. Infelizmente eles, não tinham o desejo de “discernir os sinais” e aceitá-los. Mas o testemunho definitivo de Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, não veio por meio de seus sentidos físicos. Seu testemunho foi revelado por nosso “Pai, que está nos céus”. A revelação é a rocha sobre a qual o Salvador edificou a Sua Igreja ontem e hoje, a revelação dos céus a Seus servos. E esta é a rocha em que podemos construir nosso discipulado, a revelação de que Jesus é o Cristo e que Seus servos são portadores das “chaves do reino”. Quando edificamos sobre essa fundação, “as portas do inferno não prevalecerão contra [nós]”.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Princípio 1: Posso receber um testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mateus 16:13–17


Pense em como você pode usar o testemunho de Pedro e a resposta de Jesus para ensinar às crianças o que é um testemunho e inspirá-las a buscá-lo.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que prestem atenção ao que Pedro disse enquanto você lê Mateus 16:15–17. (Ver também o “Capítulo 32: Pedro dá testemunho de Cristo”, Histórias do Novo Testamento, pp. 76–77, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Explique que Pedro estava prestando testemunho de Jesus Cristo. Releia os versículos. (Ou mostre o vídeo de novo.) Desta vez, diga às crianças que prestem atenção em quem disse a Pedro que Jesus Cristo era o Filho de Deus.

Sugestão: Recorte as peças e peça às crianças que as coloquem sobre uma palavra de cada vez enquanto vocês leem a escritura juntos. Por exemplo, leia-o na primeira vez juntos apontando para cada palavra, depois peça a uma criança que coloque a imagem com as palavras “tu és o” e então leia novamente. Em seguida, peça a uma criança que coloque uma gravura sobre “Cristo” e a leia novamente, até que a gravura esteja completa e a escritura memorizada. Suas crianças podem não saber ler, mas o ritmo e o toque de cada palavra escrita ainda são muito bons para os pré-leitores. Deixe as crianças trocarem de formas e façam de novo, desde que as crianças ainda estejam interessadas.




  • Preste testemunho de Jesus Cristo e explique como você recebeu esse testemunho. Desafie as crianças a buscarem seu próprio testemunho com o Pai Celestial.



Um testemunho de Jesus Cristo vem por meio de revelação. Mateus 16:13–17


Como o testemunho de Pedro em Mateus 16:13–17 pode ajudar as crianças a edificar seu próprio testemunho?


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que diriam se alguém lhes perguntasse: “Quem é Jesus?” Peça-lhes que leiam Mateus 16:13–17 para descobrir como Pedro respondeu a essa pergunta. Como ele recebeu seu testemunho de Jesus? O que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho?

  • Ajude as crianças a comparar a maneira como aprendemos as verdades espirituais e a maneira como aprendemos outras verdades. Por exemplo, como sabemos a altura de uma pessoa ou como está o tempo? Como sabemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Diga às crianças como o Espírito Santo testificou a você sobre o Salvador.


Preste testemunho de Jesus Cristo e desafie as crianças a receber ou fortalecer seu próprio testemunho Dele.



Princípio 2: Jesus Cristo dá aos profetas e apóstolos as chaves do sacerdócio para guiar Sua Igreja. Mateus 16:15–19


O Salvador comparou a revelação a uma pedra, e a autoridade do sacerdócio a chaves. Como você pode usar essas comparações para ajudar as crianças a ter fé naqueles que guiam Sua Igreja?


Atividades sugeridas

  • Mostre uma pedra às crianças enquanto você lê Mateus 16:18 com elas. Repita com elas a frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, fazendo gestos para acompanhar as palavras. Explique que a Igreja está edificada sobre a “pedra” da revelação.


Aqui está um quebra-cabeça que você pode montar e discutir como nós (na igreja) recebemos revelação e o profeta, que recebe revelação para a igreja.

  • Mostre para as crianças algumas chaves e pergunte para que servem. Explique que Pedro e outros apóstolos receberam as chaves do sacerdócio de Jesus. Essas chaves “destrancam” bênçãos para nós e abrem o caminho para o céu. Por exemplo, as chaves do sacerdócio nos permitem ser batizados e tomar o sacramento. Dê às crianças chaves de papel e peça-lhes que escrevam algumas bênçãos que as chaves do sacerdócio “destrancam”.



Mostre uma gravura do presidente da Igreja e preste testemunho de que ele possui todas as chaves do sacerdócio hoje, assim como Pedro possuía.



A Igreja de Jesus Cristo é guiada por aqueles que possuem as chaves do sacerdócio. Mateus 16:15–19


Estudar Mateus 16:15–19 pode edificar a fé das crianças de que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma restauração da mesma Igreja que Jesus estabeleceu enquanto Ele viveu na Terra.


Atividades sugeridas

  • Escreva Mateus 16:19 no quadro, retirando algumas palavras, inclusive a palavra “chaves”. Peça às crianças que descubram as palavras que faltam.

  • Examinem o verbete “Chaves do sacerdócio” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). O que são as chaves do sacerdócio? Como as chaves do sacerdócio são semelhantes a chaves reais?


  • Ajude as crianças a relacionar no quadro algumas pessoas que possuem as chaves do sacerdócio. O tópico “Chaves do sacerdócio” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org) contém uma lista que pode ajudá-las. Convide um portador das chaves do sacerdócio em sua ala para explicar brevemente à classe por que essas chaves são importantes.

Aqui está um joguinho de origami, que tem citações tiradas de "As Chaves do Sacerdócio" do site da igreja.


Aqui está um vídeo que mostra como dobrá-lo e como jogá-lo.


  • Esconda várias chaves (ou desenhos de chaves) pela sala e peça às crianças que as encontrem. Depois que cada chave for achada, ajude as crianças a pensar nas bênçãos que temos por causa das chaves do sacerdócio (por exemplo, famílias eternas, batismo e sacramento).

Seria melhor ter chaves reais escondidas pela sala, mas se você está preocupado em perdê-las, aqui estão algumas chaves de papel.




Princípio 3: Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mateus 17:1–9


Esses versículos descrevem uma das poucas ocasiões nas escrituras em que a voz de Deus, o Pai, é ouvida testificando de Seu Filho Amado. Estudar esse relato com as crianças pode edificar a fé delas em Jesus Cristo.


Atividades sugeridas


  • Dê às crianças tempo para ponderar o que o relato em Mateus 17:1–9 lhes ensina sobre Jesus Cristo. Peça-lhes que escrevam seus pensamentos no quadro. Peça às crianças que compartilhem como elas sabem que Jesus Cristo é o Filho de Deus.



Princípio 4: Minha fé pode realizar milagres. Mateus 17:19–20


Quando você lê a promessa de Jesus de que a fé como um grão de mostarda pode mover montanhas, que impressões recebe sobre as crianças a quem ensina?


Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 17:19–20 com as crianças. Peça às crianças que se revezem desenhando grandes montanhas e pequenas sementes no quadro. Explique que as montanhas são como coisas difíceis que temos que fazer. Quais são algumas coisas difíceis que parecem montanhas para nós? Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a pensar em como a fé pode ajudá-las a fazer as coisas que Deus quer que elas façam.

  • Coloque a gravura de uma montanha em um lado da sala. Peça às crianças que digam algumas coisas que podem fazer para ter mais fé em Jesus Cristo. À medida que cada criança sugerir algo, peça a ela que mova um pouco a montanha em direção ao outro lado da sala. Leia Mateus 17:19–20 e testifique sobre o poder da fé em sua vida.


  • Cantem juntos uma música sobre fé, como “” (Músicas para Crianças, pp. 50–51). Dê a cada criança uma semente para levar para casa. Peça-lhes que plantem a semente e a coloquem em um local onde possam vê-la crescer e se lembrar de ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo.


Aqui estão as instruções sobre como plantar uma semente em um saco.


Segue "videoaula" da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.033 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


esses vídeos são maravilhosos, têm sido muito útil. ❤️ pra primária

J'aime
bottom of page