top of page

Lição: 1º a 7 de Maio [Lucas 12-17; João 11]

“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”






Quando Jesus dá três parábolas seguidas para enfatizar um único ponto, provavelmente devemos prestar atenção! Foi exatamente isso que Jesus fez quando os fariseus e escribas reclamaram de Jesus receber pecadores e comer com eles. A parábola da ovelha perdida, a parábola da dracma perdida (moeda de prata) e a parábola do filho pródigo nos ensinam sobre o amor incondicional que o Senhor tem por nós e a alegria que o Senhor sente quando nos arrependemos. Então o júbilo terá lugar, pois “assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15:7). Se isso parece injusto, é importante lembrar que, na verdade, não existem pessoas que “não necessitam de arrependimento”. Todos precisamos ser resgatados. E todos nós podemos participar do resgate, alegrando-nos juntos por cada alma que é salva. A lição desta semana ajudará as crianças a experimentar e apreciar essas verdades tão importantes, porque o Pai Celestial deseja que todos os Seus filhos voltem para Ele!




Princípio 1: O Pai Celestial quer que todos os Seus filhos voltem à Sua presença. Lucas 15


Pense nas crianças de sua classe, inclusive naquelas que talvez não frequentem regularmente. Como você pode ajudá-las a sentir o amor do Pai Celestial? Como você pode inspirar as outras crianças a ajudá-lo a envolvê-las com amor?


Chamador de Atenção:

Escreva o nome das crianças nas ovelhas e esconda-as na sala de aula. Prepare as crianças para que, se virem o nome de outra pessoa, não digam nada, apenas encontrem a ovelha com o nome dela. Quando tiverem encontrado a ovelha, podem trazê-la para a frente e colocá-la ao lado do pastor. Esconda uma ovelha extra com o nome de uma criança que não vai à igreja (ou uma em branco que represente as crianças que não vão à igreja). Tenha este escondido em um local difícil. Você pode ter que dar dicas às crianças para encontrá-lo. Jogue quente e frio (: Quando elas encontrarem, diga-lhes que Jesus fala sobre ovelhas perdidas nas escrituras... então vá para a lição.


Atividades sugeridas

  • Dê uma moeda a uma criança, a gravura de uma ovelha para outra e uma gravura do filho pródigo para outra (ver ChurchofJesusChrist.org ou a página de atividades desta semana). Conte a elas essas três parábolas encontradas em Lucas 15 e peça que levantem a moeda ou as gravuras quando você mencioná-las. Você pode pedir às crianças que contem novamente as parábolas, umas às outras, com suas próprias palavras.

Aqui estão algumas gravuras extras que elas podem segurar enquanto você lê as escrituras.





  • Peça às crianças que comentem sobre uma ocasião em que perderam algo. Como conseguiram achar o objeto perdido? Explique que as pessoas podem se perder espiritualmente quando não seguem o Pai Celestial. Testifique que Deus quer que as pessoas perdidas venham a Ele, e podemos ajudá-las.

  • Peça às crianças que pensem naquelas que não estão frequentando a Primária. Ajude-as a colorir ou escrever bilhetes convidando essas crianças a virem à Primária ou a uma atividade da Primária. De que outras maneiras podemos ajudar essas crianças a sentir o amor que o Pai Celestial tem por elas?


Aqui está uma música que você pode tocar enquanto as crianças estão trabalhando em seus cartões para seus amigos.



Posso ajudar Jesus a encontrar Sua ovelha perdida. Lucas 15


Todos nós conhecemos alguém que, de alguma forma, é como a ovelha, a dracma perdida ou o filho pródigo das parábolas do Salvador. Pense em como você pode inspirar as crianças a se aproximar dessas pessoas com amor.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a ler em silêncio a parábola da ovelha perdida ou a parábola da dracma perdida que se encontram em Lucas 15:1–10 e peça-lhes que compartilhem o que aprenderam.

  • Escreva estes nomes no quadro: pai, filho mais velho e filho mais novo. Mostre o vídeo “O Filho Pródigo” (ChurchofJesusChrist.org), fazendo algumas pausas para que as crianças possam escrever no quadro alguns sentimentos das pessoas relacionadas. Como o Pai Celestial e Jesus Se sentem em relação àqueles que pecaram?


  • Peça a uma criança que saia da sala enquanto as outras escondem uma moeda ou uma ovelha de papel. Peça que a criança retorne e encontre a moeda ou a ovelha. De que maneiras as pessoas podem se sentir “perdidas” como a dracma ou a ovelha? Peça às crianças que sugiram maneiras pelas quais elas podem se aproximar dessas pessoas. Cante com as crianças um hino relacionado ao tema, como “Ama o pastor seu rebanho” (Hinos, nº 140), e testifique da alegria que sentimos quando as pessoas voltam para Deus.



  • Explique que Jesus usou a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo para representar as pessoas que estão “perdidas” porque não têm as bênçãos do evangelho. Peça às crianças que pensem em pessoas que elas conhecem que não têm essas bênçãos em sua vida. O que elas podem fazer para ajudar essas pessoas a sentir o amor que o Pai Celestial tem por elas?


Princípio 2: Posso demonstrar meu amor pelo Pai Celestial sendo grato por minhas bênçãos. Lucas 17:11–19


Como a história dos dez leprosos pode incentivar as crianças a serem gratas?


Atividades sugeridas

  • Conte a história dos dez leprosos que foram curados por Jesus. Mostre a gravura encontrada no esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e peça às crianças que contem nos dedos até dez. Depois, peça a elas que abaixem nove dedos para mostrar o único leproso que agradeceu a Jesus. Ajude as crianças a pensar em alguém a quem poderiam agradecer por uma ação gentil ou prestativa.



Dobre os cartões de agradecimento para que as crianças possam colorir.

  • Peça a cada criança que faça gestos que representem as bênçãos pelas quais ela é grata e peça ao restante das crianças que adivinhem quais são essas bênçãos. Peça às crianças que citem maneiras de demonstrar ao Pai Celestial que somos gratos por nossas bênçãos.


A história dos dez leprosos pode ser uma boa maneira de inspirar as crianças a expressar gratidão ao Pai Celestial por suas bênçãos.



Atividades sugeridas

  • Leiam juntos o relato dos dez leprosos. Como o leproso que agradeceu foi abençoado por sua gratidão? Por que é importante agradecer a Deus por nossas bênçãos?

As crianças podem escrever o que são gratas nas pétalas.

  • Peça às crianças que façam uma lista de coisas que comecem com cada letra do nome delas e pelas quais elas são gratas.

  • Peça que escrevam bilhetes de agradecimento ao Pai Celestial pelas bênçãos que Ele concede a elas. Elas podem pendurar os bilhetes em sua cama para que se lembrem de expressar gratidão ao orar.



Princípio 3: Cremos que Jesus é o Filho de Deus. João 11:1–46


Marta, que era irmã de Lázaro, disse a Jesus: “Creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus” (João 11:27). A história de Maria, Marta e Lázaro pode fortalecer o testemunho que as crianças têm de Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Jesus trazendo Lázaro dos mortos (ver também o “Capítulo 43: Jesus traz Lázaro de volta à vida”, Histórias do Novo Testamento, pp. 107–108, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Mostre às crianças um ramo morto e uma planta viva e pergunte-lhes qual está morto e qual está vivo. Preste testemunho de que, devido ao poder de Jesus Cristo, as pessoas falecidas ressuscitarão e viverão para sempre.


  • Ajude as crianças a memorizar a frase que Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25). Explique que, graças à Ressurreição do Salvador, veremos novamente nossos entes queridos falecidos.

Recorte as formas e distribua para as crianças. Aponte para cada grupo de palavras e leiam as escrituras juntos. Mesmo que as crianças não tenham idade suficiente para ler o ritmo e a palavra escrita, ainda são muito bons para os pré-leitores se concentrarem. Peça a uma criança que coloque a primeira forma e a leia novamente. Em seguida, a 2ª forma e leia novamente. Até que a escritura seja memorizada e a imagem esteja completa. Repita se elas ainda estiverem interessadas.


Como você pode usar a história de Maria, Marta e Lázaro para ajudar as crianças a saber, assim como Marta, que Jesus é “o Cristo, o Filho de Deus”? (João 11:27.)


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro algumas declarações ditas pelas pessoas em João 11. Peça às crianças que identifiquem quem disse cada declaração e que examinem João 11 para conferir suas respostas. Como elas se sentiriam se fossem Jesus, Marta, Maria ou Lázaro? Como acreditar em Jesus nos ajuda quando estamos tristes ou com medo?

  • Leia o testemunho de Marta em João 11:20–27. Peça às crianças que identifiquem palavras e frases nas quais Marta demonstra que tinha fé em Jesus Cristo. O que podemos fazer para ter fé Nele?

  • Ajude as crianças a memorizar João 11:25. Explique que todos ressuscitarão, mas somente os justos receberão a vida eterna e viverão com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente.


Segue filmes para um cineminha com as crianças:





Aqui está "videoaula" da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.088 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page