top of page

Lição: 1º a 7 de julho [Alma 17-22]

“Eu farei de vós instrumentos em minhas mãos”







Pense em todas as razões que as pessoas podem ter para não compartilhar o evangelho: “Não sei o suficiente sobre o evangelho” ou “não tenho certeza se as pessoas estarão interessadas”, ou ainda, “e se elas se sentirem ofendidas?” Talvez você já tenha pensado assim algumas vezes. Os nefitas tinham uma razão a mais para não compartilhar o evangelho com os lamanitas: eles eram “um povo selvagem, duro e feroz, um povo que se deleitava em matar os nefitas”. Mas os filhos de Mosias tinham uma razão ainda mais forte que os fazia sentir que deviam pregar o evangelho aos lamanitas: “Eles desejavam que a salvação fosse declarada a toda criatura, porque não podiam suportar que qualquer alma humana se perdesse”. Esse amor que inspirou Amon e seus irmãos também pode motivá-lo a compartilhar o evangelho com familiares, amigos e conhecidos, até com aqueles que você acha que provavelmente não aceitariam.




Princípio 1: Meu testemunho de Jesus Cristo aumenta quando leio as escrituras, oro e jejuo. Alma 17:2–3


  • Como o exemplo dos filhos de Mosias pode ajudar seus filhos a desenvolver um testemunho pessoal de Jesus Cristo? Ajude seus filhos a descobrir o que os filhos de Mosias fizeram para desenvolver sua força espiritual em Alma 17:2–3. Em seguida, eles podem desenhar ou encontrar objetos que representem essas coisas. Ajude-os a planejar o que farão para fortalecer seu testemunho do Salvador.



Princípio 2: Posso compartilhar o evangelho de Jesus Cristo com outras pessoas. Alma 17–19


  • Para aprender a ser um instrumento nas mãos de Deus, como os filhos de Mosias eram, você e seus filhos poderiam observar um instrumento ou uma ferramenta e falar sobre sua utilidade. Depois, leia Alma 17:11 e fale sobre o que significa ser instrumentos do Pai Celestial para ajudar as pessoas a aprender a respeito de Jesus Cristo.



Peça as crianças que tirem de uma sacola ou coloquem as ferramentas em uma bandeja como esta, elas podem pegá-las e falar sobre seus trabalhos e para que servem.


Para crianças maiores, seria interessante usar ferramentas de verdade, possivelmente um martelo. Coloque-o sobre a mesa e pergunte a elas se a ferramenta é boa sem uma mão para segurá-la ou usá-la? Precisamos das mãos de Deus para nos tornar grandes, e Ele precisa de nós para fazer Sua obra. Quando somos instrumentos ou ferramentas nas mãos de Deus, podemos ser o melhor tipo de instrumento.


  • A página de atividades desta semana tem gravuras que representam as verdades que Amon ensinou ao rei Lamôni. Ajude seus filhos a encontrar essas verdades em Alma 18:24–40. Seus filhos poderiam fingir ser missionários e compartilhar o que sabem a respeito dessas verdades.



Clique na imagem para PDF no site da Igreja:


  • Depois de ler sobre Abis com seus filhos (ver Alma 19:16–20, 28–29), eles poderiam fingir ser Abis correndo no mesmo lugar, batendo em portas e contando o que aconteceu em Alma 19:1–17. Como podemos ser como Abis e compartilhar o que sabemos sobre Jesus Cristo e Seu evangelho? Seus filhos podem gostar de desenhar imagens de si mesmos compartilhando o evangelho com alguém ou cantar juntos uma música relacionada a compartilhar o evangelho, como “Chamados a Servir” (Músicas para Crianças, pp. 94–95).



Use a atividade abaixo para exemplificar esta parte da história. Recorte os pontilhados, e depois cole uma folha branca atrás da folha das portas. Peça as crianças que desenhem uma pessoa em cada porta (atrás da porta) que elas gostariam de compartilhar o evangelho.




Princípio 3: Posso ajudar as pessoas a se achegar a Cristo demonstrando meu amor por elas. Alma 17:21–25; 20:8–27; 22:1–3


  • A princípio, tanto o rei Lamôni quanto seu pai tinham o coração endurecido para o evangelho. Mais tarde, tiveram o coração abrandado, e eles acreditaram em Jesus Cristo. Como isso aconteceu? Ajude seus filhos a descobrir respostas para essa pergunta enquanto analisa com eles as experiências de Amon. Eles poderiam encenar o “Capítulo 23: Amon: O Grande Servo” e o “Capítulo 24: Amon encontra-se com o pai do rei Lamôni” (Histórias do Livro de Mórmon, pp. 64–70). Talvez seus filhos gostem de desenhar diferentes partes da história e usá-las para contar a história. O que Amon fez para ajudar Lamôni e seu pai a abrir o coração para o evangelho de Jesus Cristo? (Ver Alma 17:21–25; 20:8–27; 22:1–3.)


Resuma a história de Amon. Use as máscaras para as crianças se envolverem com a história, entrando nos personagens. Toda família pode se envolver, e cada um pode ser um personagem da história. Conte para as crianças quem foi cada um.




  • Você e seus filhos poderiam pensar em alguém que precise conhecer a Jesus Cristo. Ajude-os a pensar em maneiras como eles podem ser bons exemplos e mostrar amor a essa pessoa, como Amon fez por Lamôni e seu pai.


Use a atividade abaixo para reforçar a importância do serviço. Cada membro da família ou da classe pode jogar uma vez o dado. E este, terá que realizar o serviço escolhido.



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.590 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page