top of page

Lição: 13 a 19 de Maio [Mosias 11-17]

“Uma luz (…) que nunca poderá ser obscurecida”







Grandes incêndios podem começar com uma simples fagulha. Abinádi foi apenas um único homem testificando contra um rei poderoso e sua corte. Suas palavras foram rejeitadas pela maioria, e ele foi sentenciado à morte. No entanto, seu testemunho de Jesus Cristo, que é a “luz (…) que nunca poderá ser obscurecida”, despertou algo dentro do jovem sacerdote Alma. E aquela centelha de conversão cresceu gradualmente à medida que Alma trouxe muitas outras pessoas ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo. As chamas que mataram Abinádi acabaram se extinguindo, mas a centelha de fé que suas palavras trouxeram teriam uma influência duradoura nos nefitas e nas pessoas que leem suas palavras hoje. A maioria de nós não vai passar pelo que Abinádi passou ao defender nosso testemunho, mas todos nós passamos por momentos em que seguir Jesus Cristo é um teste de coragem e fé. Talvez estudar o testemunho de Abinádi também acenda em seu coração a chama do testemunho e da coragem.




Princípio 1: Posso defender Jesus Cristo mesmo que tenha que fazer isso sozinho. Mosias 11–13; 17


  • Em algum momento de nossa vida, todos somos pressionados a fazer escolhas que vão contra nossa fé em Jesus Cristo. O que seus filhos podem aprender com Abinádi sobre ser uma testemunha de Jesus Cristo, mesmo quando isso não for algo popular? A obra de arte neste esboço ou o “Capítulo 14: Abinádi e o Rei Noé” (em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 38–42) poderia ajudá-los a visualizar o relato em Mosias 11–13; 17. Pergunte a eles o que gostam em Abinádi.



Aqui estão alguns fantoches para contar a história:

"Resuma o relato de Abinádi, do Rei Noé e de Alma encontrado em Mosias 11-13 e 17".



  • Seus filhos podem gostar de encenar partes da história de Abinádi. Em seguida, eles podem representar cenários da vida real para praticar as coisas que podem fazer se forem tentados por outras pessoas a fazer algo errado. Ou eles poderiam contar suas experiências de quando foram corajosos em seguir a Jesus Cristo. Como Abinádi seguiu a Jesus Cristo? (Ver Mosias 13:2–9; 17:7–10). Por que o rei Noé não fez o que sabia ser certo? (Ver Mosias 17:11–12).


Aqui estão algumas máscaras para ajudar a inspirar a atuação. Deixe que elas interpretem os personagens.


Vocês podem assistir o vídeo “Ouse Ficar Sozinho” (ChurchofJesusChrist.org). Como o presidente Thomas S. Monson foi como Abinádi?




Princípio 2: Devo obedecer aos Dez Mandamentos. Mosias 12:33–36; 13:11–24


  • Os sacerdotes do rei Noé conheciam os mandamentos, mas eles não estavam “escritos em [seu] coração” (Mosias 13:11). Como você ajudará seus filhos a conhecer os mandamentos e a amá-los? Você pode pedir a eles que escrevam os mandamentos de Mosias 12:33–36 e 13:11–24 em pedaços de papel em forma de coração. Ao fazer isso, converse com eles sobre o significado desses mandamentos e como segui-los. Como escrevemos esses mandamentos em nosso coração?



  • Vocês também podem cantar juntos um hino sobre os mandamentos, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69). Que bênçãos recebemos pela obediência aos mandamentos?



Aqui vai um joguinho da memória para ensinar os mandamentos de Deus. Depois que as crianças encontrarem os pares, você pode ensinar sobre quais bençãos recebemos se guardarmos os mandamentos.



Princípio 3: O Pai Celestial enviou Jesus Cristo para me levar de volta a Ele. Mosias 14; 16:4–9


  • Embora seja um capítulo curto, Mosias 14 tem várias palavras e frases que descrevem Jesus Cristo. Você e seus filhos poderiam listá-las ao ler o capítulo juntos. Em seguida, você poderia falar sobre como se sente a respeito do Salvador ao estudar essas palavras e frases.

  • Para ensinar a respeito de Jesus Cristo, Abinádi citou o profeta Isaías, que nos comparou a ovelhas perdidas. Peça a seus filhos que contem experiências nas quais perderam algo ou se perderam. Como eles se sentiram? O que eles fizeram? Então leiam juntos Mosias 14:6 e 16:4–9. Em que aspectos somos como ovelhas que se desviam de Deus? Como Jesus Cristo nos ajuda a voltar?


Depois de ensinar esse princípio, pense que seria divertido para os alunos encontrarem suas ovelhas com seus nomes nelas. Prepare-os para que, caso encontrem as ovelhas de outra pessoa, não digam nada, mas continuem procurando. Para crianças muito pequenas, basta esconder todas as ovelhas e deixá-las encontrá-las.




Aqui está a adição ao mapa da última semana. Segue o vídeo para ajudar saber como ensiná-lo.




Vídeo da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

9.413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page