NATAL - Brincadeiras e Atividades

Feliz Natal!



“Por Ele ter vindo ao mundo, temos um exemplo perfeito a seguir. Se nos esforçarmos para nos tornar como Ele, teremos alegria e felicidade na vida e paz em cada dia do ano. É o exemplo Dele que, se seguido, fará brotar em nós mais bondade e amor, mais respeito e atenção pelos outros. Por Ele ter vindo, nossa existência mortal faz sentido. Por Ele ter vindo, sabemos como procurar os que sofrem, onde quer que estejam. Por Ele ter vindo, a morte perdeu seu aguilhão e a sepultura, sua vitória. Viveremos novamente, porque Ele veio. Por Ele ter vindo e ter pagado por nossos pecados, temos a oportunidade de obter a vida eterna”. (Presidente Thomas S. Monson, Devocional de Natal da Primeira Presidência de 2011)







Natal está chegando, e para ajudar você e sua família a se preparar para esse evento tão especial, preparamos atividade e dicas bem legais para fazerem em família. Esperamos que essas atividades possam alegrar seus pequenos e fazer com que seu Natal seja memorável. Indicamos também para as Primárias fazerem alguns kits para as crianças (Vocês podem juntar os materiais aqui com outros que encontrarem na internet)!


1ª BRINCADEIRA: QUANTOS ORNAMENTOS?

Para essa brincadeira você precisa contar quantos ornamentos tem em sua árvore de natal.

Depois anote esse número no seu celular para não esquecê-lo. Quando um convidado chegar na festa, pergunte quantos ornamentos ele acha que tem na árvore de natal. Assim, ele não terá tempo de contar os objetos da árvore. Em seguida, anote em um papel cada palpite e o nome das pessoas. Depois que todos participarem, você anuncia a quantidade de ornamentos da árvore. Quem tiver acertado ou chegado mais próximos do número ganha uma lembrancinha.


ATIVIDADE: Árvore de Natal artesanal para fazer com as crianças

O clima de Natal é incrivelmente marcante! Reunir a família, trocar presentes, os enfeites e a ceia fazem com que tudo se torne ainda mais especial. E para isso, nada melhor do que começar pela árvore de Natal, não é mesmo? Separamos algumas atividades para inspirar vocês. Pode ser a árvore principal ou até mesmo miniaturas para enfeitar outros ambientes, como o quarto ou a cozinha. Mesmo que vocês já tenham uma árvore de Natal principal, criar outros modelos pode trazer mais alegria e ainda distrair as crianças com artesanato e muita diversão. Se vocês colocarem em prática alguma dessas ideias, compartilha conosco. Vamos ficar contentes em ver o resultado!


ÁRVORES DE PALITO DE SORVETE

E essa ideia super divertida? Os pequenos podem soltar a imaginação pra valer. E tudo que vocês irão precisar é de palitos de sorvetes, cola, tinta e os apetrechos ficam por conta do que tiverem em casa. As pequenas árvores de enfeite podem ser espalhadas por toda a casa e tornar o Natal mais mágico!


MONTANDO A ÁRVORE!



Cole este pinheirinho em uma cartolina. Ou imprima num papel mais grosso. Recorte e monte-o para decorar sua casa ou seu quarto. Vocês podem montar uma árvore tamanho maior e usar como sua árvore principal. Basta imprimir o molde em pôster e riscar sobre um papelão e decorar como nos modelos!


Baixe aqui

Baixe aqui molde



2ª BRINCADEIRA: BALÃO PREMIADO

Essa é uma brincadeira que vai agradar a família toda. Compre um pacote de bexigas ou balões e coloque dentro de cada balão um papel escrito com um comando, como: conte uma piada, estoure outro balão e saia da brincadeira.

Em outros balões, coloque o nome de algumas lembrancinhas para que o participante ganhe prêmios, que pode ser um pacotinho de balas, uma xícara ou uma barra de chocolate... Lembre-se de definir uma ordem para cada participante estourar um balão.



ATIVIDADES: Guirlanda artesanal

Com a proximidade do Natal vem o desejo de decorar todos os cantinhos da casa, não é verdade? É um momento muito especial para as famílias e entre todos os enfeites que preenchem o ambiente, a guirlanda de natal é um dos que mais se destaca. Geralmente utilizada na porta de entrada da residência, a guirlanda anuncia a data que está próxima a chegar, recepciona os convidados com uma energia única e, claro, decora o lar com muito carinho. Hoje em dia existem diferentes estilos de guirlandas, produzido em diversos materiais. Preparamos exemplos de guirlandas para que vocês possam fazer. É uma opção muito interessante para decorar a casa, presentear amigos e até mesmo só pra se divertir.


GUIRLANDA DE EVA OU PAPEL




É justamente com EVA que essa guirlanda foi feita, porém ela também pode ser feita de papel. É bem simples de fazer com as crianças, elas primeiro fazem o formato das mãos, depois cortam e montam o enfeite. As crianças vão amar colocar a mão na massa ops, na arte!



GUIRLANDA DE BALAS DE MORANGO E BOMBONS




Essa guirlanda é muito simples de ser feita e super linda! O difícil vai ser deixar ela inteira, pois com certeza todos vão querer uma balinha. Basta colar várias balas de morango ou bombons, em uma base de sua preferência como: papelão, isopor... Para colar, utilize cola de silicone (cola quente)!







3ª BRINCADEIRA: ÁRVORE DE COPOS

Essa é uma brincadeira de natal ideal para as crianças

brincarem muito. Basta separar alguns copos. Porém,

eles precisam ser mais resistentes. Depois, peça para os

participantes construírem uma árvore de natal empilhando

os copos em uma mesa. Quem conseguir montar a árvore

e primeiro, ganha a disputa.



ATIVIDADES: Bonecos de Neve artesanal

Uma das coisas mais legais das festas de fim de ano, além de celebrar com as pessoas que amamos, é a decoração de Natal. Montar a árvore e arrumar a casa para receber familiares acaba se tornando um momento muito especial. E para quem gosta de artesanato de Natal, é possível fazer suas próprias peças decorativas. Assim como a árvore de Natal, o boneco de neve também é um símbolo muito usado no dia 25 de dezembro. Então, para aprimorar a sua decoração natalina, veja como criar bonecos de neve com as crianças de maneira simples e divertida. O resultado é incrível!


BONECO DE MEIA

Vejam que bonequinhos de neve super graciosos e bem criativo. É simples e fácil de fazer e podem criar lindos enfeites com meias!





Basta cortar e encher a meia com o enchimento de sua preferência e depois amarrar uma linha para dividir a cabeça do corpinho. O enchimento pode fazer com retalhos de tecido, algodão, fibra acrílica,







dentre outros. Decore com miçangas, botões, florezinhas de tecido e tudo que você achar legal para decorar seus bonequinhos. Amarre uma tira de tecido para ser o cachecol e pronto! :)




BONECO DE LATA

Olha que legal! Com latas dá para criar bonecos de neve super fofos. Faça os detalhes com botões, tecido e até galhos de plantas. Fica incrível e super delicado. Clique na imagem para acesso de como fazer esse boneco de neve!



Clique na imagem para aprender mais um lindo boneco de neve de latinha! Baixe molde aqui


BONECO DE COPO

Fazer um boneco de neve de copo é muito divertido, pois podemos soltar a imaginação e enfeitá-lo como quiser. Veja os tutoriais do passo a passo para reproduzi-lo na sua casa, as crianças irão se divertir!