top of page

Lição: 9 a 15 de outubro [Filipenses; Colossenses]

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”






Paulo escreveu suas cartas aos filipenses e colossenses enquanto era prisioneiro em Roma. Porém essas cartas não denotam aquilo que você poderia esperar de uma pessoa na prisão. Paulo falou mais a respeito de alegria, regozijo e ação de graças do que de aflições e provações: Na epístola de Filipenses Paulo instrui acerca da união, humildade e perseverança. Enfatiza que todos se curvarão diante de Cristo e que cada um deve operar a sua própria salvação. Paulo explica que sacrificou todas as coisas por Cristo. Ele agradece aos santos filipenses a ajuda que lhe prestaram. A epístola de Colossenses foi escrita por Paulo, após ter ele sido visitado por Epafras, o evangelista da Igreja em Colossos. Epafras disse a Paulo que os colossenses estavam cometendo um grave erro, pois pensavam ser melhores do que os outros por observarem cuidadosamente certas ordenanças exteriores, absterem-se de certos prazeres físicos e adorarem anjos. Essas práticas levaram os colossenses a crer que estavam sendo santificados. Julgavam também eles que entendiam os mistérios do universo melhor que os outros membros da Igreja. Em sua carta, Paulo censurou-os, ensinando que a redenção é obtida somente através de Cristo e que devemos ser sábios e servi-Lo.




Princípio 1: Os líderes da Igreja me amam e oram por mim. Filipenses 1:3–4; Colossenses 1:3, 9


Paulo frequentemente começava suas epístolas expressando amor pelos membros da Igreja e dizendo que orava por eles. Reflita sobre como você vai ajudar as crianças a compreenderem que os líderes da Igreja as amam.


Atividades sugeridas

  • Leia Filipenses 1:3–4 e Colossenses 1:3, 9 em voz alta e peça às crianças que cruzem os braços e abaixem a cabeça toda vez que ouvirem as palavras orar, orando e orações. Explique-lhes que o apóstolo Paulo orava pelos membros da Igreja assim como nossos líderes oram por nós atualmente.

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo e leia alguns versículos das escrituras que O descrevem orando por alguém (por exemplo, Lucas 22:32; 3 Néfi 19:21, 23). O que Jesus pediu quando orou por outras pessoas?


A classe pode colocar as peças depois de você ler as escrituras e explicá-las. Se preferirem, podem sentar no chão para uma atividade como essa.

  • Ajude as crianças a dizer o nome de seus líderes na Igreja, como a presidente da Primária, o bispo e o presidente da Igreja. Explique-lhes que esses líderes pedem ao Pai Celestial que abençoe as crianças e as ajude a viver retamente. Talvez você queira dizer às crianças o que você pede quando ora por elas.

Coloque as pedras no chão e diga as palavras enquanto as crianças pisam em cada uma delas. Em seguida, afaste-as para que tenham que pular em cada pedra enquanto dizem as mesmas palavras.






Princípio 2: Posso me regozijar no Senhor. Filipenses 4:4, 8


Paulo incentivou os santos a se regozijarem mesmo quando enfrentassem desafios difíceis, e o próprio Paulo estava na prisão. Como você vai ajudar as crianças a perceber que seguir a Jesus Cristo traz alegria?


Atividades sugeridas


Essa atividade foi reciclada de outra lição, mas se você perdeu, ainda poderá usá-la nesta lição.


  • Peça às crianças que prestem atenção em uma palavra que se repete enquanto você lê Filipenses 4:4. Peça a elas que mostrem a você o que fazem quando ficam felizes. Diga às crianças por que você “se regozija no Senhor”, isto é, por que você se sente feliz por causa de Jesus Cristo. Permita que as crianças digam como se sentem em relação a Jesus Cristo.

Discutir sentimentos é muito importante para o desenvolvimento. Se você tem um aluno que luta com isso, a Igreja sempre tem um recurso. Aqui está um que é muito bom para ensinar esse princípio:


Ilustrações de Rémy Simard

Segue tradução:

Sentimentos Primeiro - Kit de Socorros

Por Marissa Widdison Revistas da Igreja


Não há problema em chorar quando você se sente triste. Às vezes, pode ajudá-lo a se sentir melhor. Até Jesus chorou depois que Seu amigo Lázaro morreu. (Veja João 11:35. )


Quando você se sente triste, você pode querer ficar sozinho. Isso está ok. Mas também é importante passar tempo com pessoas que amam você. Sua família, amigos e líderes da Igreja estão torcendo por você!


Faça coisas que ajudem a curar seu espírito. Ir à igreja. Leia suas escrituras. Ore e diga ao Pai Celestial como você se sente todos os dias. Essas pequenas coisas podem fazer uma grande diferença.


Se algo que você assiste ou lê deixa você triste ou com medo, pare de assistir ou ler. Se alguém estiver machucando você, conte imediatamente a um adulto. Continue contando às pessoas até que alguém o ajude.


Experimente coisas diferentes que possam ajudá-lo a se sentir melhor, como praticar esportes, desenhar ou escrever em um diário ou ouvir boa música.


Por favor, peça ajuda quando precisar. Converse com pessoas que podem ajudá-lo, como pais, professores, líderes da Igreja ou médicos. E, claro, você sempre pode conversar com o Pai Celestial.


Se você não se sentir melhor imediatamente, não desista! Deus prometeu que “enxugará as lágrimas de todos os rostos” ( Isaías 25:8 ). Ele prometeu nos enviar conforto se O seguirmos, mesmo que as coisas não melhorem imediatamente.


Jesus Cristo sabe tudo o que você está passando. Ele te ama. Graças a Sua Expiação, um dia ressuscitaremos e receberemos corpo e mente perfeitos e saudáveis.


Cole a etiqueta em um envelope e preencha-o com as peças desta página. Leia-os na próxima vez que estiver sofrendo. Lembre-se que você é importante e amado!



  • Mostre objetos ou gravuras representando coisas que o ajudam a “regozijar-se no Senhor” (Filipenses 4:4), como Suas criações, um templo, Sua Ressurreição ou uma família. Deixe as crianças se revezarem escolhendo uma gravura ou um objeto e depois diga a elas por que isso o faz feliz. Peça que falem sobre coisas que as ajudam a se regozijar no Senhor.

Um livro de colorir/atividades que vocês podem ler em grupo ou simplesmente enviar para casa com as crianças.



  • Leiam juntos Filipenses 4:8 e ajude as crianças a pensar em coisas que combinem com as descrições no versículo (ver também Regras de Fé 1:13). Peça às crianças que façam desenhos para ilustrar essas coisas.

Clique na imagem para ser levado a esta página e imprima a 13ª Regra de Fé.



Posso “pensar em” coisas que são verdadeiras, honestas e puras. Filipenses 4:8


As crianças são, com frequência, expostas a coisas más e impuras. Ajude-as a buscar coisas edificantes e virtuosas.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Filipenses 4:8 em voz alta enquanto as outras procuram palavras em Regras de Fé 1:13 que são iguais ou semelhantes. Peça a alguém que escreva as palavras no quadro. Pergunte às crianças o que a letra dos hinos quer dizer e ajude-as a definir o que for necessário. Por que devemos “pensar” nessas coisas? Como podemos “buscá-las”?

Esconda-os pela sala de aula antes da aula. Se você tiver crianças suficientes, poderá dividir a classe em duas. Peça-lhes que corram para ver quem consegue coletar mais tiras de palavras. Em seguida, peça-lhes que procurem as escrituras e as palavras que não estiverem nas escrituras, peça-lhes que as classifiquem. Por que seria bom pensar nas palavras das escrituras? Por que não seria bom pensar em outras palavras que não estão nas escrituras? Animado...foi só uma palavra para jogá-los, não precisa adicionar.


  • Peça às crianças que citem coisas que se adequam às descrições em Filipenses 4:8. Convide-as a fazer uma lista durante a semana de qualquer coisa que percebam se adequar a essas descrições. Incentive-as a trazer a lista para a Primária na próxima semana e dizer o que encontraram.



Princípio 3: Minha fé deve ser “fundamentada” em Jesus Cristo. Colossenses 1:23; 2:6–7


Se as crianças edificarem sua vida e sua fé tendo como alicerce o Salvador, elas serão capazes de resistir às tempestades da vida.


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura da árvore que está no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar enquanto lê as frases principais de Colossenses 1:23; 2:6–7 (ou exiba o vídeo “Redemoinhos Espirituais” em ChurchofJesusChrist.org). O que aconteceria com a árvore se uma tempestade viesse e ela não tivesse raízes fortes? Deixe as crianças se levantarem e fingirem ser uma árvore que tem raízes fracas em uma tempestade e depois uma árvore com raízes fortes. Testifique que a fé no Salvador nos ajuda a ser como a árvore com raízes fortes. Assim, podemos resistir às “tempestades” espirituais, que podem ser tentações ou tempos difíceis.


  • Peça a um aluno que desenhe uma árvore no quadro. Peça às crianças que digam algumas coisas que vão fazer para ter suas “raízes” em Jesus Cristo. Toda vez que uma criança compartilhar algo, deixe que ela acrescente uma raiz ao desenho.



Minha fé deve ser “fundamentada” em Jesus Cristo. Colossenses 1:23; 2:6–7


Satanás tenta enfraquecer nossa fé por meio de tentações e doutrinas falsas. Como você pode inspirar as crianças a fortalecer a fé delas no Salvador de modo que elas “[não se movam] da esperança do evangelho”? (Colossenses 1:23.)


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos que representem as verdades que encontrarem em Colossenses 1:23; 2:6–7. Deixe que elas mostrem seus desenhos à classe e expliquem as verdades que eles representam.

  • Mostre o vídeo “Redemoinhos Espirituais”. Quais são algumas tentações e falsas doutrinas do mundo atual que enfraquecem nossa fé? Incentive as crianças a escrever algo que elas podem fazer para fortalecer a fé de tal modo que estejam “[arraigadas]” (Colossenses 2:7) em Jesus Cristo. Peça a elas que deixem a anotação exposta em um lugar onde possam vê-la todos os dias.



Princípio 4: Se eu tiver fé em Jesus Cristo, posso ser feliz mesmo em tempos difíceis. Filipenses 4:4–13


Paulo sofreu muitas tribulações, mas estava feliz porque tinha fé em Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças imaginem que estão na prisão, assim como o apóstolo Paulo estava quando escreveu a epístola aos filipenses. Leia Filipenses 4:4–13 com as crianças e peça a elas que procurem as palavras “regozijar”, “paz” e “contentar”. Por que Paulo era capaz de se regozijar e sentir paz mesmo na prisão? Depois, peça às crianças que encontrem as palavras “Senhor”, “Deus” e “Cristo” nos versículos. Ajude-as a compreender que a fé que Paulo tinha em Jesus Cristo tornou possível que ele se regozijasse.

  • Peça às crianças que ajudem você a completar frases como as seguintes: “Posso estar no escuro e ainda assim enxergar, se eu tiver um(a) . Posso estar ao ar livre em um dia quente e ainda assim me sentir refrescado(a), se eu tiver um(a) . Posso enfrentar dificuldades e ainda assim encontrar alegria, se eu .” Que sugestão Filipenses 4:4–13 nos dá para encontrarmos alegria? Convide as crianças a compartilhar alguns hinos ou escrituras sobre Jesus que podem ajudá-las a sentir alegria em tempos difíceis.

Aqui está origami divertido:



Você pode imprimir e pedir aos alunos que descubram como dobrá-lo. É muito simples.



Videoaula da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.694 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commento


Valdiran Tavares
Valdiran Tavares
15 ott 2023

Que material maravilhoso!!!!

Mi piace
bottom of page