top of page

Lição: 8 a 14 de abril [Jacó 5-7]

O Senhor trabalha conosco






Há muitas, muitas pessoas que ainda não ouviram falar do evangelho de Jesus Cristo. Se você já sentiu o peso da gigantesca tarefa de trazê-las para a Igreja de Cristo, o que Jacó disse sobre as oliveiras em Jacó 5 traz um lembrete tranquilizador: a vinha é do Senhor. Ele deu a cada um de nós uma pequena área para ajudar em Seu trabalho — nossa família, nosso círculo de amigos, nossa esfera de influência. E, às vezes, a primeira pessoa que temos de trazer para a Igreja somos nós mesmos. Mas nunca estamos sozinhos nesse trabalho, pois o Senhor da vinha trabalha com Seus servos. Deus conhece e ama Seus filhos e vai preparar um caminho para que ouçam Seu evangelho, mesmo para aqueles que O rejeitaram no passado. Então, quando o trabalho estiver terminado, todos aqueles que tiverem sido “diligentes ao trabalhar com Ele na Sua vinha (…) se regozijarão com Ele por causa do fruto de Sua vinha”.




Princípio 1: O Senhor Se importa com Seu povo. Jacó 5


  • Como você pode compartilhar a história das oliveiras de modo que seus filhos entendam? Uma maneira é dar um passeio ao ar livre para observar uma árvore e recapitular brevemente os principais pontos da história. O que fez o Senhor da vinha por Suas árvores? Como podemos ser como os trabalhadores na história e ajudar outras pessoas a sentirem o amor do Salvador?






  • Jacó contou a história das oliveiras para convidar seu povo a vir a Cristo. Ela pode fazer o mesmo por seus filhos. Resuma a história com versículos como Jacó 5:3–4, 28–29, 47 e 70–72 (ver também o vídeo “Vinha de Oliveiras do Velho Testamento” na Biblioteca do Evangelho). Leia ou convide seus filhos a ler Jacó 5:11, 41, 47 e 72 e a procurar coisas que mostrem o quanto o Senhor da vinha (Jesus Cristo) Se importava com as árvores. O que o Salvador faz para mostrar que Se importa conosco?




Princípio 2: O Pai Celestial me ama e vai me perdoar se eu me arrepender. Jacó 6:4–5

  • Jacó 6:4–5 tem uma mensagem importante para nós quando fazemos escolhas erradas. Tente ajudar seus filhos a encontrá-la. Que palavras nesses versículos nos dão esperança no amor redentor de Deus? A história do Élder Allen D. Haynie sobre se sujar em um poço de lama, na mensagem “Lembrar-nos Daquele em Quem confiamos” (A Liahona, novembro de 2015, p. 121) pode ajudar. O que essa história e Jacó 6:4–5 nos ensinam sobre o que precisamos fazer para sermos salvos no reino de Deus?


A história do Élder Allen D. Haynie é muito adequada para crianças. Aqui está destacado as partes que você pode resumir com suas próprias palavras para as crianças menores . Também alguns desenhos, artes da nossa colaboradora Crystal Wallace para ajudar a contar a história. Se você quiser envolver mais as crianças menores, você pode distribuir as imagens e pedir que elas as coloquem quando ouvirem sobre isso na história. Se estiver ensinando crianças maiores, designe uma criança da classe para ler e ensinar a história, prestando testemunho e experiência pessoal.




Se você tem crianças que precisam se movimentar, aqui está um jogo dos 4 cantos. Será sempre melhor se praticar a primeira vez em dizer as palavras e ver se as crianças conseguem encontrar as figuras e ficar embaixo delas, antes de ler as escrituras.



Princípio 3: Posso defender o que sei que é verdadeiro. Jacó 7:1–23


  • Como você pode inspirar seus filhos a defender a verdade, como fez Jacó? Seus filhos podem assistir ao vídeo “Capítulo 10: Jacó e Serém” (Biblioteca do Evangelho) e encenar a interação entre Jacó e Serém, usando Jacó 7:1–23 como guia.



Aqui estão algumas máscaras que podem usar como acessórios para atuar:



  • Como Jacó defendeu o que ele sabia ser o certo? Peça a seus filhos que contem experiências de quando defenderam o certo e conte uma experiência sua. Eles também podem cantar uma canção que expresse coragem como a de Jacó, como “Sê fiel”, Músicas para Crianças​, p. 81.




PORTUGUÊS


ESPAÑOL



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

10.831 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Obrigada irmã, você está sendo um grande instrumento nas mãos do Pai Celestial, Gratidão!

Like

Muito obrigada, são inspiradores, criativos e me ajudam muito

Like

Obrigada! Os auxìlios sempre me ajudam muito com os pequenos da sala dos Raios de Sol.

Like

amei

Like

Gratidão! A lição está maravilhosa, como sempre! Parabéns!

Like
bottom of page