top of page

Lição: 7 a 13 de Agosto [Romanos 1–6]

“O poder de Deus para salvação”








Fé é ter confiança em alguma coisa ou em alguém. Como geralmente é usada nas escrituras, a fé é a confiança em Jesus Cristo que leva a pessoa a obedecer-Lhe. Para levar à salvação, a fé deve ser centralizada em Jesus Cristo. Quando nossas crenças nos levam a agir, é aí que começa a fé! Podemos começar a mostrar nossa fé em Jesus Cristo todos os dias de maneiras pequenas e simples. Quando reservamos um tempo para nos ajoelhar e orar a nosso Pai Celestial, quando tentamos mostrar bondade e compaixão a alguém, quando abrimos as escrituras, as lemos e ponderamos, isso é um ato de fé! Quando fazemos essas coisas, estamos vivendo pela fé! Paulo ensinou que o evangelho tem o poder de trazer salvação a todos os que têm fé em Jesus Cristo (Romanos 1:16–17). Na lição dessa semana, exploraremos o conceito de fé com as crianças e teremos a oportunidade de discutir juntos o que significa viver pela fé!



Princípio 1: Posso mostrar minha fé em Jesus Cristo ao segui-Lo. Romanos 1:16–17


Paulo ensinou que o evangelho tem o poder de trazer salvação a todos os que têm fé em Jesus Cristo. Como você pode ajudar as crianças a mostrar sua fé em Jesus Cristo, seguindo-O?


Atividades sugeridas

  • Leia Romanos 1:17 para as crianças e as ajude a memorizar a frase “O justo viverá da fé”. Você pode designar uma palavra da frase para cada criança, e pedir a elas que falem a respectiva palavra quando você apontar para elas. Explique às crianças que essa frase significa que devemos ter fé em Jesus Cristo. Pergunte às crianças se elas sabem o que é fé. Mostre uma gravura de Jesus Cristo e explique a elas que acreditamos que Ele é real, mesmo que não O vejamos. Isso é fé — acreditar em algo, mesmo que não tenhamos visto.

Distribua as formas e faça com que a criança se encarregue de dizer aquela palavra... na escritura, que a forma cobre. Pratique repetir a escritura algumas vezes com cada criança tendo sua vez de dizer sua palavra quando você apontar para ela. Em seguida, peça-lhes que coloquem suas formas enquanto recitam a escritura juntos com a classe. Completar a gravura enquanto memoriza a escritura. Certifique-se de prestar testemunho de Fé no Salvador, conforme sugere no manual.


  • Explique às crianças que demonstramos nossa fé em Jesus Cristo obedecendo a Ele. Esconda pela sala gravuras de pessoas fazendo o que Jesus pede que façamos. Deixe as crianças se revezarem para encontrar e descrever as gravuras. O que podemos fazer para seguir Jesus?



  • Peça a uma das crianças que feche os olhos; depois, guie-a pela sala em direção a uma gravura de Jesus. Se o tempo permitir, faça o mesmo com outras crianças. Ajude as crianças a compreender que elas podem seguir os ensinamentos de Jesus da mesma forma que seguiram a orientação que você lhes deu.

Você pode colar as formas na gravura de Jesus, para não precisar encontrar uma nova gravura.



Posso mostrar minha fé em Jesus Cristo ao segui-Lo. Romanos 1:16–17


Paulo ensinou que o evangelho tem o poder de trazer salvação a todos os que têm fé em Jesus Cristo. Fé em Jesus Cristo é o primeiro princípio do evangelho. Ela nos motiva a obedecer aos mandamentos. Como você pode ajudar as crianças a compreender melhor a fé?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que encontre Roma no mapa. Ajude as crianças a compreender que, nas próximas semanas, elas aprenderão com as epístolas que Paulo escreveu aos membros da Igreja de vários lugares, começando pela epístola aos romanos.


Paulo está em Roma, ensinando sobre fé, crendo em Cristo e escrevendo cartas para elevar e fortalecer os membros da igreja.


Aqui está a primeira atividade:

Pensando sobre como Paulo escreveu essas cartas e as enviou ao mundo. Seu serviço postal era muito diferente do que é hoje. Foi uma espécie de milagre termos essas escrituras. Então Crystal fez um carteiro que entrega as escrituras. Depois de dar as crianças um pano de fundo dessas escrituras, elas podem retirar cada "letra" e (com a ajuda de um adulto) lê-la para todos.



  • Escreva o texto contido em Romanos 1:16 no quadro, deixando espaços em branco no lugar de algumas palavras. Peça às crianças que consultem a escritura e preencham as lacunas. Peça às crianças que digam o que a seguinte declaração significa para elas: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo”.

  • Peça a uma criança que leia Romanos 1:17 em voz alta e peça às outras crianças que identifiquem uma palavra que se repete. O que significa “viver pela fé”? Ajude as crianças a encontrar a definição de fé em um recurso como o Guia para Estudo das Escrituras, “” (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Como nossa vida seria diferente se não tivéssemos fé em Jesus Cristo?

  • Mostre às crianças uma planta e uma semente, e pergunte como podemos ajudar uma semente a se tornar uma planta. Explique-lhes que, quando plantamos e aguamos a semente, estamos demonstrando que temos fé que ela crescerá. Como demonstramos que temos fé em Jesus Cristo? Vocês podem cantar uma música sobre fé, como “” (Músicas para Crianças, pp. 50–51), como parte da atividade.






Princípio 2: Ser batizado é como se tornar uma nova pessoa. Romanos 6:1–11


Seus alunos estão se preparando para o batismo. O que eles podem aprender sobre o batismo em Romanos 6?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que repitam a frase “andemos (…) em novidade de vida” (Romanos 6:4). Diga às crianças o que isso significa para você. Por exemplo, você pode relembrar o dia em que foi batizado e falar sobre como seu batismo o ajudou a se tornar mais semelhante a Jesus Cristo. Use a página de atividades desta semana para ensinar às crianças que o batismo nos ajuda a ser uma nova pessoa.

  • Se alguma das crianças já tiver participado de uma reunião batismal, peça a ela que compartilhe a experiência que teve. Como opção, mostre uma gravura de alguém sendo batizado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 35 e nº 103 e nº 104). Ajude as crianças a compreender que, no batismo, fazemos promessas de nos tornarmos semelhantes a Jesus. Convide-as a fazer desenhos de si mesmas sendo batizadas e a dizer o que podem fazer a fim de se prepararem para o batismo.






  • Cantem juntos uma música sobre o batismo, como “Quando eu for batizado” (Músicas para Crianças, p. 53). O que podemos aprender a respeito do batismo com essa música?


Ser batizado é como se tornar uma nova pessoa. Romanos 6:1–11


Paulo ensinou que o batismo simboliza a morte e a Ressurreição de Cristo. Ele também simboliza o ato de ser levantado para “[andar] (…) em novidade de vida” (Romanos 6:4). Renovamos nosso compromisso de andar em novidade de vida cada vez que tomamos o sacramento.


Atividades sugeridas

  • Peça a um aluno que leia Romanos 6:3–6. Paulo disse que o batismo é feito em semelhança de quê?

  • Conversem sobre como o batismo simboliza a morte e a ressurreição. Pode ser útil exibir a gravura de um batismo ou um vídeo como “O Batismo de Jesus” (ChurchofJesusChrist.org). Por que a morte e a ressurreição são bons símbolos do que acontece quando somos batizados?



  • Leia as orações sacramentais (ver Doutrina e Convênios 20:77, 79). Lembre às crianças que, quando tomamos o sacramento, renovamos o compromisso de seguir a Jesus Cristo, que fizemos quando fomos batizados. Como o sacramento nos ajuda a “[andar] (…) em novidade de vida”?

  • Convide as crianças a fazer desenhos que mostrem o que significa para elas “[andar] (…) em novidade de vida”. As crianças podem pendurar essas gravuras no quarto delas para ajudá-las e se lembrar de fazer boas escolhas.



Princípio 3: Todos precisamos de Jesus Cristo para ser perdoados de nossos pecados. Romanos 3:23–24


Paulo desejava que os romanos compreendessem que a salvação vem somente por meio de Jesus Cristo e Sua graça. Reflita sobre como você vai ensinar essa verdade para as crianças.


Atividades sugeridas

  • Dê a cada criança uma frase de Romanos 3:23–24, escrita em uma folha de papel. Peça às crianças que coloquem as frases na ordem correta e leiam os versículos juntas. Pergunte às crianças o que elas aprenderam com esses versículos. Explique-lhes que a palavra “graça”, no versículo 24, significa o dom de amor e misericórdia do Salvador, que torna possível recebermos o perdão de nossos pecados e sermos melhores.


  • Pendure uma gravura na parede ou em outro lugar que as crianças não consigam alcançar sozinhas. Deixe-as tentarem alcançar o que você pendurou e compare a situação com o que Paulo ensinou em Romanos 3:23. Depois, ajude-as a alcançar a gravura. O que o Salvador fez por nós que não poderíamos fazer por nós mesmos? Peça às crianças compartilhem como se sentem a respeito do Salvador quando pensam no que Ele fez e pode fazer por elas.

Aqui está uma imagem que podem colocar no alto da parede. Seria interessante virar para o outro lado (para que as crianças não pudessem ver) e faria com que encontrassem a escritura antes de ajudá-las a anotá-la.



EXTRA: O que o Livro de Mórmon me ensina sobre o BATISMO?


[Este material extra é apenas digital. Algumas sugestões para o uso são: prepare o estudo para o Domingo; estude uma pergunta por dia; prepare a reunião familiar com o tema para responder as perguntas; dê um incentivo a criança quando ela conseguir responder a todas as perguntas...]




























Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.925 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page