top of page

Lição: 6 a 12 de maio [Mosias 7–10]

“Com a força do Senhor”







Enquanto o povo do rei Mosias desfrutava “paz contínua” em Zaraenla, eles se lembraram de outro grupo de nefitas que havia partido para habitar a terra de Leí-Néfi muitos anos antes. Gerações haviam se passado, e o povo de Mosias nunca mais ouvira falar deles. Por isso, Mosias pediu a Amon que liderasse um grupo de pessoas para encontrar esses nefitas. Esse grupo descobriu que esses nefitas, “por causa de iniquidade”, estavam sob o jugo dos lamanitas. Mas, com a chegada de Amon e seus irmãos, de repente havia esperança de libertação.

Às vezes, somos como esses nefitas em cativeiro, sofrendo por causa de nossos pecados, imaginando se algum dia teremos paz novamente. Outras vezes, somos como Amon, e sentimos que devemos ajudar outras pessoas; depois, descobrimos que nosso empenho as inspirou a “[levantar] a cabeça e [se regozijar] e [pôr sua] confiança em Deus”. Seja qual for a situação, todos nós precisamos nos arrepender e “[nos voltar] para o Senhor com todo o coração”, acreditando que “ele [nos] livrará do cativeiro”.



É a primeira vez que usamos o mapa desde a pandemia do Covid... quando ninguém realmente ensinava com ele, exceto algumas famílias. Assista ao vídeo e veja se acha que é uma atividade de aprendizado adequado à faixa etária de sua classe. Este quebra-cabeça foi ajustado, o vídeo é de 2020 e não foi atualizado e está em "inglês", mas é para ter uma ideia de como fazer a atividade. Então você precisará se ajustar às novas peças.





Princípio 1: Deus ajudou as pessoas descritas nas escrituras e pode me ajudar. Mosias 7:19


  • Quando seu povo estava com problemas, o rei Lími compartilhou escrituras para ajudá-los a edificar sua fé. Pergunte a seus filhos sobre as histórias ou pessoas das escrituras que os ajudam a ter fé. Em seguida, leia Mosias 7:19 para eles e reveja as histórias mencionadas neste versículo (ver “A Páscoa” e “Os israelitas no deserto” nas Histórias do Velho Testamento, pp. 70–76). Seus filhos podem gostar de fazer uma encenação. Como o Senhor ajudou as pessoas nessas histórias? Como Ele pode nos ajudar?




Mitzi, do comefollowmekid.com, teve essa ideia.


  1. Esconda este maná pela sala.

  2. Depois que os alunos o reunirem, eles poderão colocá-lo na ordem correta e descobrir a mensagem.

As crianças menores que não sabem ler, podem gostar de representar a coleta do maná.



  • Para mais exemplos de como o Senhor nos ajuda, escolha algumas estrofes de “Histórias do Livro de Mórmon” ou “Néfi era valente” (Músicas para Crianças, pp. 62–63, 64–65) para cantar com seus filhos. Ajude-os a identificar como o Senhor ajudou as pessoas do Livro de Mórmon — e como Ele pode nos ajudar.





Princípio 2: Deus nos deu profetas, videntes e reveladores. Mosias 8:16–18


  • Uma maneira de ensinar sobre videntes é compará-los com coisas que nos ajudam a ver melhor, como óculos, binóculos ou um microscópio. Depois, leia Mosias 8:17 para seus filhos e peça que coloquem as mãos nos olhos, como se estivessem olhando através de binóculos, toda vez que ouvirem a palavra “vidente” (ver também Moisés 6:35–36). Fale com eles sobre coisas que o Senhor ajuda os profetas a “ver” e que nós não podemos. O que nossos profetas ou videntes, como Joseph Smith, nos revelaram?


Aqui estão alguns óculos incríveis que você pode usar para esta atividade:


Os alunos podem desenhar/escrever nos círculos algumas coisas que o profeta nos aconselhou a fazer.


  • Depois de ler Mosias 8:16–18 com seus filhos, ajude-os a pensar em maneiras de completar uma frase como Um vidente é como um… que nos ajuda a… . Por exemplo, um vidente é como um sinal de trânsito que nos ajuda a seguir no caminho de Jesus.

  • Você também pode fazer pegadas de papel e convidar seus filhos a desenhar nelas coisas que os profetas, videntes e reveladores nos aconselharam a fazer. Coloque as pegadas em um caminho ao redor da sala e deixe seus filhos andarem sobre elas. Como um vidente pode ser “um grande benefício” para nós? (Ver Mosias 8:17–18).



Princípio 3: Quando estou fraco, o Senhor pode me fortalecer. Mosias 9:14–18; 10:10–11


  • Quando as crianças enfrentam problemas, às vezes elas se sentem fracas e indefesas. Como você pode ajudar seus filhos a confiar na força do Senhor? Você poderia perguntar a eles o que fazemos para nos tornarmos fisicamente fortes. O que significa ter a “força dos homens”? (Ver Mosias 10:11.) O que significa ter “a força do Senhor”? (Ver Mosias 9:17–18; 10:10.) Como recebemos forças do Senhor? Seus filhos poderiam, então, desenhar um quadro das coisas que os ajudam a receber a força do Senhor.



Videoaula da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

9.181 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


ya no lo traduces al español :(

Like

Obrigada, execelente !!

Like
bottom of page