top of page

Lição: 6 a 12 de Fevereiro [João 2-4]

“Necessário vos é nascer de novo”




Essa semana no Vem, e Segue-Me vamos aprender com o exemplo de Jesus Cristo como devemos tratar nossa mãe, Jesus honrou sua mãe e podemos honrar a nossa também, veremos Jesus realizar o milagre de transformar a água em vinho. Vamos aprender que para voltar a viver com o Pai Celestial é preciso ser batizado (nascer da água) e confirmado (nascer do Espírito). Jesus Cristo nos oferece a "água viva", vamos aprender que quem toma dessa água nunca mais sentirá sede, que precisamos do Seu evangelho. Podemos sentir o amor do Pai Celestial por cada um de nós, Ele enviou Seu Filho como prova desse grande amor, o nosso Salvador!



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!

Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Princípio 1: Preciso ser batizado e confirmado para voltar a viver com o Pai Celestial. João 3:1–10


Seus alunos estão se preparando para dar passos importantes a fim de viver com o Pai Celestial novamente, sendo batizados (nascidos da água) e confirmados (nascidos do Espírito). Como você pode ajudá-los a compreender a importância dessas ordenanças?


Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Jesus ensinando Nicodemos (ver João 3:1–10). Prometa às crianças que, quando forem batizadas, o Pai Celestial dará a elas o dom do Espírito Santo.






  • Mostre às crianças a página de atividades da semana e peça que descrevam as gravuras. Leia João 3:5 e preste testemunho de que precisamos ser batizados e confirmados para viver com o Pai Celestial novamente.


Essa é uma boa oportunidade para ensinar a 4ª Regra de Fé.

  • Peça às crianças que falem sobre o que elas fazem para lavar as mãos. Mostre a gravura O Batismo de uma Menina (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 104) e ajude as crianças a comparar o ato de lavar as mãos com água ao fato de nos tornarmos espiritualmente limpos por meio do batismo.



Ser batizado e confirmado é como nascer de novo. João 3:1–8


Quando somos batizados, o que Jesus chamou de “nascer da água”, recebemos a remissão de nossos pecados e podemos “entrar no reino de Deus” (João 3:5). Como você pode ajudar seus alunos a entender o que significa nascer de novo?


Atividades sugeridas

  • Faça tiras de palavras apresentando o que o Salvador disse em João 3:3 e peça que as crianças as coloquem na ordem correta. Como ser batizado e confirmado se assemelha a nascer de novo?


Quando você cortar ao redor dos círculos dos olhos, vá abaixo do primeiro olho e acima do segundo olho, como uma figura 8. Não corte ao redor.

  • Mostre uma gravura de um bebê recém-nascido e de alguém sendo batizado e confirmado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 104 e nº 105). De que modo somos como um recém-nascido depois de nosso batismo e de nossa confirmação? (Ver João 3:3–5.)

  • Convide as crianças a compartilhar suas lembranças do batismo. Leia Mosias 18:8–10 e Doutrina e Convênios 20:37 para relembrar o convênio batismal. Ensine às crianças que tomar o sacramento com fervor toda semana é uma maneira de continuar o processo de nascer de novo.

Essa semana teve muita coisa boa para aprender sobre convênios, é só clicar na imagem.


Peça às crianças que completem o quebra-cabeça. Comece dizendo juntos e lentamente puxe os pedaços, para ver se elas podem dizer sem aquela imagem ou palavras.



Princípio 2: O Pai Celestial me ama; por isso Ele me deu um Salvador. João 3:16


Como você pode ajudá-las a aprender essa verdade preciosa?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que completem frases como esta: “Porque meus pais me amam, eles…” Leia João 3:16. Em seguida, ajude cada uma delas a repetir João 3:16, substituindo as palavras “o mundo” pelo nome da criança. Ajude as crianças a observar no versículo o que o Pai Celestial fez por nos amar. Peça às crianças que façam um desenho de Jesus. Deixe que compartilhem os desenhos entre si e expressem seu amor pelo Salvador.



Aqui está uma página para colorir, se você não tiver tempo para a lição. Ou se você apenas quer que eles se lembrem do que aprenderam.

  • Cantem juntos uma música sobre Jesus, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21). Peça às crianças que levantem uma gravura de Jesus toda vez que cantarem uma palavra como “Filho”, “Jesus” ou “Salvador”.



Se vocês fizeram essa atividade de música na semana passada, pergunte às crianças se elas se lembram e gostariam de ensiná-la.



O Pai Celestial me ama; por isso Ele enviou Seu Filho. João 3:16–17


Como você pode ajudar as crianças a saber que Jesus Cristo foi enviado à Terra como uma expressão do amor do Pai Celestial?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem seu presente favorito e a pessoa que lhes deu esse presente. Depois, peça a uma criança que leia João 3:16. Que presente o Pai Celestial nos deu? Como esse presente demonstra Seu amor?

  • Peça às crianças que procurem respostas para a pergunta: “Por que o Pai Celestial nos enviou Jesus Cristo?” enquanto elas leem João 3:16–17 ou cantam ou ouvem o hino “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21).


Aqui está o vídeo da história da semana sobre um esquilo que ficou preso em um poço de lama! Vamos ver se o esquilo consegue sair!



Princípio 3: Jesus Cristo é minha “água viva”. João 4:5–15


Todas as crianças de sua classe sabem o que é sentir sede. Como você pode usar essa experiência para ajudá-las a entender o quanto precisamos da água viva que Jesus Cristo oferece?


Atividades sugeridas

  • Use a gravura no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar para contar a história de Jesus e da mulher junto ao poço (ver João 4:5–15). Peça às crianças que contem a história novamente.


  • Mostre um copo com água e explique às crianças por que precisamos de água. Resuma brevemente João 4:5–15 e testifique que Jesus Cristo e Seu evangelho dão vida a nosso espírito, assim como a água dá vida a nosso corpo.


Jesus Cristo me oferece a “água viva”. João 4:5–23


Assim como Jesus usou a água para ensinar a mulher de Samaria, você pode usar a água para ensinar às crianças por que precisamos do evangelho de Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Use João 4:5–23 para escrever sentenças curtas baseadas na história da mulher junto ao poço. Peça às crianças que consultem esses versículos para colocar as sentenças na ordem correta. O que Jesus estava tentando ensinar à mulher?

  • Dê água para as crianças beberem e peça-lhes que falem sobre ocasiões em que estavam com sede. Converse sobre como foi quando finalmente puderam beber água. Peça às crianças que citem coisas que, assim como um copo de água, nos satisfazem por um momento. Que coisas são como a “água viva”, que podem nos satisfazer para sempre?

  • Escreva no quadro Como o evangelho é semelhante à água? Peça às crianças que pensem em como elas responderiam a essa pergunta enquanto leem João 4:5–23.


Princípio 4: Posso honrar minha mãe, assim como Jesus honrou a mãe Dele. João 2:1–11


No casamento em Caná, Maria disse a Jesus que o vinho tinha acabado. De acordo com a Tradução de Joseph Smith, Jesus respondeu à Sua mãe, perguntando: “Mulher, que queres que eu faça por ti? Isso farei” (João 2:4, nota de rodapé a). Jesus é um exemplo de como devemos tratar nossa mãe.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam João 2:1–11 e se revezem recontando a história com suas próprias palavras.


  • Peça às crianças que citem várias coisas em que sua mãe pode precisar de ajuda. Peça-lhes que pratiquem o que poderiam dizer às mães usando algumas das palavras de Jesus: “Que queres que eu faça por ti?” (João 2:4, nota de rodapé a.)

  • Convide algumas mães para visitar sua classe e contar o que as crianças fazem para mostrar respeito por elas.




Segue "videoaula" dessa semana:


Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

9.215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page