top of page

Lição: 5 a 11 de Junho [João 14-17]

“Permanecei neste meu amor”







Hoje nós a chamamos “A Última Ceia”, mas não sabemos se os discípulos de Jesus percebiam plenamente, quando se reuniram para a festa anual da Páscoa, que aquela seria a última refeição com seu Mestre antes de Sua morte. Jesus, no entanto, “[sabia] (…) que já era chegada a sua hora”. Em breve Ele enfrentaria o sofrimento do Getsêmani, a traição, a negação por parte de Seus amigos próximos e a morte agonizante na cruz. Ainda assim, com todo esse cenário sombrio diante Dele, a atenção de Jesus estava voltada não para Si mesmo, mas para Seus discípulos. O que eles precisariam saber nos dias e anos que se seguiriam? Os amorosos ensinamentos de Jesus na designação dessa semana revelam o que Ele sentia por Seus discípulos, naquele tempo e hoje. Dentre as muitas verdades consoladoras que Ele compartilhou, estava a certeza de que, de certa forma, Ele nunca nos deixaria. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor”.




Princípio 1: Demonstro meu amor a Jesus Cristo quando guardo Seus mandamentos. João 14:15


Ajude as crianças a entender que elas podem demonstrar amor pelo Salvador guardando Seus mandamentos.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a recitar João 14:15. Peça que digam “Se me amais” toda vez que você erguer um coração de papel. Peça que digam “Guardai os meus mandamentos” toda vez que você erguer as escrituras.

Aqui está um quebra-cabeça simples que você pode fazer várias vezes para ajudar as crianças a aprender essa escritura.

  • Ajude as crianças a pensar em alguns mandamentos de Jesus. Peça que sugiram maneiras pelas quais elas podem guardar os mandamentos. Preste testemunho de que, quando fazemos essas coisas, demonstramos nosso amor a Jesus Cristo.

Os 10 mandamentos pode ser um pouco difícil para as crianças desta idade entenderem. Aqui está uma ideia mais simplificada de mandamentos. Podem usar como um jogo de correspondência (memória) ou pode colocá-los no chão e pedir que os vire, discuta e coloque em um saco, com a imagem de Jesus. Cada vez que colocarem na sacola, testifique que fazer essas coisas mostra seu amor pelo Pai Celestial.


  • Cantem juntos uma música sobre os mandamentos, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, p. 68).


  • Faça o jogo da página de atividades desta semana com as crianças.

Aqui está o tabuleiro do jogo do manual da Primária, foi tornado maior e colorido. Também adicionado os números que as instruções pediam.



(Clique no link para a página de atividade no site da Igreja)



Demonstro meu amor a Jesus Cristo quando guardo Seus mandamentos. João 14:15; 15:10–14


Pense em seus alunos enquanto lê essas passagens em seu estudo pessoal. Como eles serão abençoados quando entenderem que a obediência ao Salvador é um sinal do amor que têm por Ele?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre maneiras usadas por Jesus para mostrar que Ele foi obediente ao Pai Celestial. Mostre gravuras da vida do Salvador para ajudá-las (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 34 e nº 35 e nº 56 e nº 57). Peça às crianças que pensem em ocasiões em que obedeceram ao Pai Celestial.



  • Peça a uma criança que leia João 14:15. Peça às crianças que se revezem fazendo desenhos que representem alguém guardando um mandamento, enquanto o restante das crianças adivinha o que ela está desenhando. Para conferir exemplos de mandamentos, veja o livreto Força dos Jovens, 2022. Como guardar esses mandamentos mostra ao Salvador que O amamos?

Aqui estão algumas cartas que elas podem tirar de uma sacola.



Princípio 2: O Espírito Santo me ajuda. João 14:26–27; 15:26; 16:13–14


Jesus ensinou verdades importantes a Seus discípulos sobre o Espírito Santo. Pense em como essas verdades podem abençoar seus alunos.


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura A Última Ceia (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 54). Explique que, na Última Ceia, Jesus ensinou a Seus discípulos sobre o Espírito Santo. Compartilhe algumas das verdades ensinadas por Ele em João 14:26–27, 15:26 e 16:13–14.

Coloque cada uma dessas figuras em uma parede ou canto de sua casa ou classe. Pratique algumas vezes com as crianças dizendo “Espírito” “Verdade” “Guia” “Conforto” e veja o quão rápido elas podem correr para aquela figura. Em seguida, leia as escrituras João 14:26–27; 15:26; 16:13–14. Veja se as crianças ainda conseguem entender as palavras e corra para elas. Depois pegue a figura do Espírito Santo e distribua-a. Pergunte às crianças se ele tem um corpo. Por ser um espírito ele tem o poder de confortar, guiar, nos ensinar o que é verdadeiro. Como você acha que ele faz isso?

  • Conte uma experiência em que o Espírito Santo o consolou, guiou ou ajudou a conhecer a verdade. Preste testemunho de que o Espírito Santo pode ajudar as crianças de maneiras semelhantes.

Aqui está uma maneira de ensinar sobre o Espírito Santo usando um cobertor.



Se desejar o quebra-cabeça da 1º Regra de Fé, clique nesta imagem.


Aqui está uma página para colorir.

  • Cante com as crianças uma música sobre o Espírito Santo, como “O Espírito Santo” (Músicas para Crianças, p. 56). Peça-lhes que identifiquem as ações do Espírito Santo mencionadas na música.



O Espírito Santo nos guia, conforta-nos e testifica da verdade. João 14:26; 15:26; 16:13


Seus alunos já receberam o dom do Espírito Santo? O que eles sabem sobre como o Espírito Santo pode ajudá-los? Encontre formas de ajudá-los a compreender melhor os papéis desempenhados pelo Espírito Santo.


Atividades sugeridas

  • Dê às crianças os seguintes versículos para serem lidos em duplas: João 14:26, 15:26 e 16:13. Peça-lhes que encontrem palavras que ensinam a elas o que faz o Espírito Santo. Escreva as palavras no quadro.

Aqui está uma lição com objeto, que ensina sobre como o Espírito Santo guia, adverte e testifica da verdade.

  • Conte uma experiência em que o Espírito Santo o guiou, consolou, advertiu ou testificou da verdade. Convide as crianças a compartilhar uma experiência que elas tiveram. Como elas reconheceram a influência do Espírito Santo?

Esta é uma grande história sobre o Espírito Santo nos guiando para fazer boas escolhas.

  • Peça-lhes que desenhem o rosto delas em um saquinho de papel. Coloque uma lanterna ligada dentro de cada saquinho, representando o Espírito Santo. Depois, coloque nos saquinhos coisas que bloqueiem a luz, como pedaços de pano, para ensinar que nossas escolhas erradas podem limitar a influência do Espírito Santo em nossa vida. Deixe que as crianças removam os objetos dos saquinhos para representar o arrependimento.

Segue mais uma lição com objeto sugerida no manual:



Princípio 3: Posso conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo. João 17:3


Jesus Cristo ensinou que a “vida eterna” é conhecer o “único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo”. Ao conhecê-Los, seus alunos encontrarão vigor espiritual que os abençoará durante toda a vida e os ajudará a alcançar a vida eterna.


Atividades sugeridas

  • Leia João 17:3 e peça às crianças que identifiquem quem Jesus deseja que conheçamos. Mostre algumas gravuras nas quais são apresentadas maneiras pelas quais podemos conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo, como gravuras das escrituras, uma família aprendendo junta e alguém servindo ao próximo. Coloque as gravuras viradas para baixo e peça às crianças que se revezem desvirando-as e dizendo o que há na gravura. Como essas coisas nos ajudam a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Monte antes de ver as crianças.

As crianças retirarão cada peça e falarão sobre as figuras abaixo.


  • Converse com as crianças sobre as coisas que elas fazem para conhecer melhor seus amigos. Como podemos conhecer melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo? Fale sobre como você tem feito isso.


O Pai Celestial e Jesus desejam que eu Os conheça. João 15:1–9; 17:3


Você abençoará a vida das crianças ao ajudá-las a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo mais profundamente.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma planta (ou a gravura de uma planta) enquanto as crianças se revezam lendo João 15:1–9. Como Jesus Cristo é comparável a uma videira? De que maneira somos como os ramos? O que podemos fazer para “estar Nele” ou permanecer junto ao Salvador?

Aqui está uma foto da única videira no jardim da nossa querida colaboradora Crystal Wallace, que relata que é uma planta muito forte, ela fica encostada nos tijolos quentes de sua casa e não murcha. Essa videira foi plantada anos atrás e cresceu muito. Ainda não dá para ver as uvas, mas Crystal garante que elas virão em abundância! Não é de admirar que ela tenha sido escolhida como uma planta com a qual as escrituras comparam nosso relacionamento com Deus. Quando "permanecemos" em Deus, podemos florescer.


Aqui está uma página para colorir, com alguns diários. Se não for possível passar tudo, deixe às crianças levar para casa.

  • Leia em voz alta João 17:3. Pergunte às crianças o que elas estão fazendo para conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo. Conte como você está se empenhando para conhecê-Los.





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page