top of page

Lição: 5 a 11 de fevereiro [2 Néfi 1–2]

Atualizado: 5 de fev.

“Livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador”







Se você soubesse que sua vida está chegando ao fim, quais seriam as últimas palavras que gostaria de dizer às pessoas que mais ama? Quando o profeta Leí sentiu que logo morreria, reuniu sua família pela última vez. Compartilhou com eles o que o Pai Celestial lhe havia revelado. Prestou seu testemunho do Messias. Ensinou a seus entes queridos verdades do evangelho que eram importantes para ele. Falou sobre a liberdade, a obediência, a Queda de Adão e Eva, a redenção por intermédio de Jesus Cristo e a alegria. Nem todos os seus filhos decidiram viver de acordo com o que ele ensinou — nenhum de nós pode tomar esse tipo de decisão pelas pessoas que amamos. Porém, podemos ensinar e testificar do Redentor, que nos torna “livres para escolher a liberdade e a vida eterna” (ver 2 Néfi 2:26–27).




Princípio 1: Jesus Cristo me ajuda a vencer os efeitos do pecado. 2 Néfi 1:13, 15, 23


  • Para ajudar seus filhos a entender o convite de Leí para “sacudir as correntes” do pecado, vocês poderiam trabalhar juntos para criar uma corrente com tiras de papel. Nas tiras, seus filhos poderiam ajudá-lo a escrever algumas coisas que Satanás nos tenta a fazer. Em seguida, vocês poderiam ler 2 Néfi 1:13, 15, 23 juntos, enquanto as crianças encenam algumas das frases nesses versículos — incluindo sacudir a corrente de papel. Como o pecado se assemelha a uma corrente? Como Jesus nos ajuda a “[sacudir] as correntes” do pecado?




Princípio 2: Sou abençoado quando obedeço aos mandamentos de Deus. 2 Néfi 1:20


  • Comparar os mandamentos de Deus a sapatos, chapéus, luvas ou outras coisas que nos protegem poderia ajudar seus filhos a compreender. Eles podem usar esses itens enquanto você fala sobre como os mandamentos nos protegem. Então você pode ler 2 Néfi 1:20, salientando que “prosperamos” (somos abençoados ou protegidos) se guardamos os mandamentos. Conte uma experiência pessoal na qual você foi abençoado e protegido por guardar os mandamentos.




Para as crianças maiores, misture essas tiras de papel e deixe-as colocá-las na ordem correta, enquanto olham as escrituras do Livro de Mórmon. Se quiser adicionar um pouco de cor, imprima em cartolina colorida.




  • Para ilustrar a diferença entre prosperar e ser afastado de Deus (ver 2 Néfi 1:20), você e seus filhos poderiam observar uma planta sadia e uma folha ou galho da planta que foi cortado. Em seguida, seus filhos poderiam rever as escolhas feitas por Néfi e seus irmãos (ver 1 Néfi 2:11–16; 3:5–7; 18:9–11). Quais foram os resultados dessas escolhas? Que escolhas nos ajudam a permanecer conectados a Deus?


Aqui está uma ótima história da revista Meu Amigo sobre guardar os mandamentos. Clique na imagem para atividade no site da Igreja. Ou pdf abixo:




Princípio 3: Deus me deu a liberdade de escolher. 2 Néfi 2:11, 16, 27


  • Para ajudar seus filhos a entender o que Leí ensinou sobre opostos e escolhas, pode fazer um jogo no qual você diz uma palavra (como luz) e seus filhos dizem o oposto dela (trevas). Ajude-os a entender por que os opostos fazem parte do plano de Deus ao lerem juntos 2 Néfi 2:11, 16. Então você poderia compartilhar a história de uma criança que foi tentada a fazer uma escolha errada. Seus filhos podem compartilhar qual seria o oposto da escolha errada e encenar.


Aqui está um jogo de memória que pode ajudá-los a entender melhor as palavras das escrituras.




  • Para aprender a diferença entre “liberdade” e “cativeiro” (2 Néfi 2:27), seus filhos podem gostar de desenhar um animal em uma gaiola e um animal em seu ambiente natural. Qual dos animais é livre? Peça às crianças que apontem para a gravura correta quando você ler a palavra “livres” em 2 Néfi 2:27. Testifique a elas que Jesus Cristo nos liberta.

  • Cantem juntos uma canção como “Faze o bem, escolhendo o que é certo” (Hinos, nº 148). O que a canção nos ensina sobre fazer escolhas?






Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

10.444 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page