“O grande plano de felicidade”
Pode ser difícil saber como reagir quando alguém que amamos comete um erro grave. Parte do que faz dos capítulos dessa semana ser tão importante é que revela como Alma, um discípulo de Cristo que precisou se arrepender de pecados graves, lidou com essa situação. Coriânton, filho de Alma, tinha cometido um pecado grave, e Alma, como havia aprendido a fazer em seu ministério, confiou no poder da verdadeira doutrina para dar a seu filho uma perspectiva eterna e incentivá-lo ao arrependimento. Nesses capítulos, observamos a coragem de Alma em condenar o pecado, bem como o carinho e o amor que sentia por Coriânton. E, finalmente, percebemos a confiança de Alma de que o Salvador “virá tirar os pecados do mundo e proclamar boas-novas de salvação a seu povo”. O fato de Coriânton ter se arrependido e depois retornado ao ministério nos dá esperança de receber perdão e redenção quando nos preocupamos com nossos próprios pecados ou com os pecados de alguém que amamos.
Princípio 1: Meu bom exemplo pode levar outras pessoas a Cristo. Alma 39:1, 10–11
O conselho de Alma para Coriânton pode ajudar seus filhos a entender a importância de ser um bom exemplo. Considere ler juntos Alma 39:1. Como o irmão de Coriânton, Siblon, foi um bom exemplo? Seus filhos poderiam encontrar mais respostas para essa pergunta em Alma 38:2–4.
Use a atividade abaixo para aprender sobre o exemplo de Coriânton e Siblon, uma página de discussão e famílias para crianças maiores. Use os lápis de cor.
Vocês também podem jogar um jogo no qual você e seus filhos se revezam seguindo ou imitando um ao outro. Use esse jogo para ilustrar como nossas ações podem ajudar outras pessoas a fazer boas escolhas. Cantem juntos “Sou como uma estrela” (Músicas para Crianças, p. 84) e ajude seus filhos a pensar em maneiras como eles podem ser um bom exemplo.
Com uma lanterna ou uma foto do Sol, você pode comparar a luz com o poder de um bom exemplo. Você e seus filhos também podem observar gravuras de Jesus fazendo coisas boas e falar sobre o exemplo que Ele deixou para nós. Os vídeos “Deixe Brilhar Sua Luz para Que Outras Pessoas a Vejam” e “Lições Que Aprendi Quando Jovem” podem ajudar seus filhos no debate sobre como o exemplo deles pode levar as pessoas a Cristo.
Incentive as crianças a agradecer a um membro da família que tenha sido um bom exemplo para elas e a pensar em uma maneira de serem bons exemplos nesta semana. Escreva um recadinho no cartão e entregue a pessoa (se ela não morar com você, você pode ter a opção de tirar uma foto e enviar por mensagem de texto ou email).
Princípio 2: Graças a Jesus Cristo, posso me arrepender quando cometer erros. Alma 39:9–13
Sem entrar em detalhes sobre a natureza dos pecados, explique-lhes que Coriânton fez uma escolha errada. O que poderíamos falar para ajudá-lo? Considere ler Alma 39:9 para seus filhos e ajude-os a entender o que significa arrepender-se e abandonar. Preste testemunho de que o arrependimento é possível por meio de Jesus Cristo e Sua Expiação.
Use a atividade abaixo para ensinar as crianças que toda vez que cometemos um pecado, quando fazemos algo de errado, podemos nos arrepender e o Salvador Jesus Cristo pode nos curar. Então teremos bons sentimentos. Conte de um jeito simples os erros que Coriânton cometeu e pergunte as crianças se foi algo certo ou bom? Então peça-as que coloquem os band-aind nos pecados.
Aqui está uma lição objetiva para ilustrar a alegria do arrependimento: dê a uma criança algo pesado para segurar enquanto você conta uma história sobre alguém que fez algo errado e se sentiu mal. Diga a seus filhos que o objeto é como os sentimentos ruins que podemos ter quando cometemos um erro. Retire o objeto pesado da criança enquanto presta testemunho de que o Pai Celestial e Jesus Cristo podem remover os sentimentos maus e pesarosos, e nos ajudar à medida que nos arrependermos.
Princípio 3: Após morrermos, nosso espírito vai para o mundo espiritual até a ressurreição e o julgamento. Alma 40:6–7, 11–14, 21–23
É normal imaginar o que acontece conosco depois de morrermos. O que você pode fazer para ajudar seus filhos a encontrar respostas inspiradas? Você poderia escrever morte, mundo espiritual (paraíso e prisão espiritual), ressurreição e julgamento em pedaços de papel separados. Ajude seus filhos a entender o que essas palavras significam. Leiam juntos Alma 40:6–7, 11–14, 21–23 e peça aos seus filhos que coloquem as palavras na ordem em que ocorreram nesses versículos.
Para crianças maiores: Coloque as figuras numa parede ou mesa em ordem embaralhada. Explique para as crianças os termos. Leia Alma 40:6-7,11-14, and 21-23 e peça as crianças para colocarem em ordem.
Para crianças menores: Coloque cada figura em 4 paredes diferentes em um cômodo da casa. Ensine as crianças o que os termos significam. Leia Alma 40:6-7, 11-14. and 21-23. Quando as crianças ouvirem os termos enquanto você lê, eles tem que correr e encostar na parede onde tem a figura correspondente.
As crianças mais velhas podem se beneficiar buscando respostas em Alma 40:6–7, 11–14, 21–23. Considere fazer perguntas aos seus filhos que possam ser respondidas nesses versículos, tais como: “Como será meu corpo quando eu ressuscitar?” Peça-lhes que procurem respostas nos versículos apropriados.
Aqui vai outra atividade que pode ajudar as crianças a aprenderem sobre a Ressurreição e Alma 40.
Seus filhos conhecem alguém que morreu? Talvez vocês possam falar um pouco sobre essa pessoa. Preste seu testemunho de que um dia essa pessoa — e todas as outras — será ressuscitada por causa de Jesus Cristo. Se necessário, use a página de atividades desta semana para explicar-lhes o que significa ser ressuscitado.
Clique na imagem para acessar o PDF:
Leia Alma 42:4 juntos e discutam como esta vida é o tempo para nos arrepender e servir a Deus. Então faça a atividade abaixo
Sente em círculo e dê cada participante 3 cartões.
Em dois cartões, escreva boas escolhas (para crianças pequenas use os cartões já desenhados). No terceiro cartão, escreva uma escolha ruim.
Coloque todos os cartões virados, e misture eles.
Cada um pega um cartão por vez. Quando alguém pegar um cartão com escolha boa dê um "bate aqui"ou "bom trabalho" ou bata palmas.
Quando alguém pegar um cartão de escolha ruim peça a criança que compartilhe alguma coisa que ela poderia fazer para se arrepender daquele erro.
Discussão: Testifique que Jesus Cristo nos ajuda a mudar, e nos tornarmos melhores pessoas. Como podemos usar nosso tempo esta semana para seguir ao Salvador e servir mais
Aqui está uma página em branco para escreverem suas próprias ideias.
Videoaulas:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
https://youtu.be/DxOxAgQwfSU?si=_16dJ-E-N3sAivfk
Vem e Segue-me desta semana. Vale a pena assistir