Lição: 4 a 10 de Outubro [D&C 111-114]

“Ordenarei todas as coisas para o vosso bem”




Princípio 1: As coisas de Deus podem ser um tesouro para mim.


Quando as crianças pensam na palavra tesouro, talvez imaginem coisas diferentes dos tesouros implícitos em Doutrina e Convênios 111:2, 10. Como você pode ajudá-las a aprender a valorizar as coisas do Senhor?


Leia D&C 111:2,10. Esconda as joias pela sala, diga às crianças que você está indo em uma caça ao tesouro. Dê a vez a uma criança de cada vez. Quando encontrarem sua joia, pergunte-lhes como isso pode ser um tesouro eterno para eles.


Baixe aqui


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem o que lhes vêm à mente quando ouvem a palavra tesouro. Compare as coisas que o mundo considera que são valiosas e o que tem real valor para o Senhor (ver Doutrina e Convênios 111:2, 10–11), como Seu povo, a sabedoria, a retidão e fazer boas escolhas.

  • Deixe que as crianças preencham a página de atividades da semana. O que aprendemos a respeito de Jesus sabendo o que tem valor para Ele? Como podemos ser mais semelhantes a Ele?

Baixe aqui


Cartões das Escrituras

Baixe aqui


Princípio 2: O Senhor vai me guiar pela mão e responder minhas orações.


Doutrina e Convênios 112:10 pode ajudar a edificar a fé em Jesus Cristo que vai guiar as crianças que você ensina por toda a vida.


Página para colorir.

Baixe aqui


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar em situações nas quais é importante que segurem a mão de alguém da família, como ao atravessar a rua ou para oferecer consolo. Talvez elas gostem de encenar os exemplos que deram. Leia Doutrina e Convênios 112:10. Por que queremos que o Senhor nos “[conduza] pela mão”?

  • Coloque uma venda nos olhos de uma criança e peça que ande de mãos dadas com outra criança que vai guiá-la pela sala. Conte uma experiência na qual sentiu que o Senhor estava guiando você pela mão.

Aqui está um filme fofo sobre como seguir Jesus.


Princípio 3: Jesus deseja que eu ame a todas as pessoas.


Ajude as crianças a saber que o Salvador deseja que amemos a todas as pessoas mesmo aquelas que não nos tratam com bondade.


Atividades sugeridas

  • Enquanto você lê o Capítulo 41: Dificuldades em Kirtland” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 158–160), peça às crianças que formem um coração com as mãos quando ouvirem que alguém fez uma coisa certa. Ajude as crianças a compreender que o Senhor deseja que amemos a todas as pessoas mesmo aquelas que fazem escolhas erradas.

  • Desenhe um rosto triste no quadro e pergunte às crianças como podemos demonstrar amor às pessoas que estão infelizes (ver Doutrina e Convênios 112:11). Enquanto as crianças falam de suas ideias, mude o desenho no quadro para um rosto feliz. Preste testemunho do poder que recebemos por amar ao próximo. Cantem juntos uma música sobre amor, como “Ama sempre ao teu irmão” (Músicas para Crianças, p. 39).

Conforme as crianças compartilham ideias, lentamente transformando o rosto triste em um rosto feliz, pode haver momentos em que o rosto parece muito estranho :)



Baixe aqui


Princípio 4: Posso ser humilde e buscar a orientação de Deus.


O Pai Celestial quer que sejamos humildes para que Ele possa nos guiar. Ajude as crianças a compreender como podemos mostrar humildade perante Deus ao fazer coisas como orar a Ele e aceitar Seus conselhos.


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que significa ser humilde. (Se necessário, elas podem ler o tópico “Humildade”, em Sempre Fiéis, p. 99.) Ajude-as a pensar em palavras ou frases relacionadas a “humilde”, e peça que leiam Doutrina e Convênios 112:10, substituindo no versículo uma dessas palavras ou frases por “humilde”. Por que o Pai Celestial deseja que sejamos humildes? Para aprender mais sobre esse assunto, as crianças podem ler as escrituras relacionadas no tópico Humildade, Humilde, Humilhar”, no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

Segue esse marcador de escrituras com a citação de "Sempre Fiéis".

Baixe aqui

  • Escreva no quadro as palavras de Doutrina e Convênios 112:10 e peça às crianças que as leiam em voz alta. Peça a uma criança que sublinhe as bênçãos dadas àqueles que são humildes e que são mencionadas nesse versículo. Incentive as crianças a contar sobre ocasiões em que pediram humildemente a ajuda do Senhor e foram guiadas por Ele, como quando suas orações foram respondidas.


Princípio 5: Jesus deseja que eu ame a todas as pessoas.


Jesus Cristo deixou o exemplo perfeito de como amar a todos mesmo aqueles que O maltrataram. Joseph Smith também foi perseguido por pessoas que tinham sido seus amigos. Ajude as crianças a aprender que podemos amar ao próximo assim como o Salvador e Joseph Smith amaram.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que se revezem ao ler o “Capítulo 41: Dificuldades em Kirtland” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 158–160). Quem na história fez com que os problemas em Kirtland ficassem piores? Quem estava procurando amenizar a situação? Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 112:11 e conversem sobre por que é importante amar a todas as pessoas.

Vídeo da história do Capítulo 41, já postado acima!

  • Por que é importante amar as pessoas que são diferentes de nós? Por que o Pai Celestial nos fez diferentes? Como podemos deixar “que sobeje [nosso] amor por todos os homens”, até mesmo às pessoas diferentes de nós? Cante com as crianças uma música sobre amar ao próximo, como “Eu andarei contigo” (Músicas para Crianças, pp. 78–79).

  • Ajude as crianças a pensar em exemplos de quando o Salvador demonstrou amor pelas pessoas que o maltrataram (por exemplo, ver Lucas 23:34).


Baixe aqui


Princípio 6: As pessoas verdadeiramente convertidas passam a conhecer a Jesus Cristo.


Tornar-se convertido a Jesus Cristo é um processo para toda a vida e envolve mais do que apenas “[professar] conhecer [Seu] nome” (Doutrina e Convênios 112:26). Ajude as crianças a entender o que significa verdadeiramente conhecer o Salvador.


Atividades sugeridas

  • Conte para as crianças que em 1837, alguns dos apóstolos ficaram contra o profeta Joseph Smith. Por que é importante seguir o profeta? (Ver o versículo 15.) Ajude as crianças a fazer uma lista das coisas que o Senhor disse que Thomas B. Marsh, o presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, deveria fazer (ver Doutrina e Convênios 112:12–15). Use a lista para debater sobre como podemos nos tornar mais convertidos a Jesus Cristo.

  • Pergunte às crianças o que elas acham que significa professar conhecer a Jesus Cristo, mas não conhecê-Lo realmente (ver Doutrina e Convênios 112:26). O que o versículo 14 nos ensina sobre o que podemos fazer para conhecê-Lo melhor? Ajude as crianças a compreender o que significa “[tomar] sobre [nós] a [nossa] cruz” (Tradução de Joseph Smith, Mateus 16:25–26 (no Apêndice da Tradução de Joseph Smith) ou “apascentar [Minhas] ovelhas”.

Em D&C 112:10, o Senhor diz: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão e dará resposta a tuas orações”. A humildade nos permite estar prontos para ser liderados, prontos para ter Sua vontade sobrepujar a nossa. A lição desta semana convida sua família a estudar o atributo cristão da humildade. Assistam ao vídeo da história de uma humilde abelha e observem quando a abelha decide ser humilde!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

3,700 views0 comments

Recent Posts

See All