“Eu vos falo como se estivésseis presentes”
Morôni sabia o que era estar sozinho em um mundo de iniquidade — especialmente depois que seu pai morreu em batalha e os nefitas foram destruídos. “E eu fiquei sozinho”, ele escreveu. “Não tenho amigos nem tenho para onde ir”. Parecia não haver esperança, mas Morôni a encontrou em Jesus Cristo e em seu testemunho de que “os eternos desígnios do Senhor irão avante”. E Morôni sabia que uma parte fundamental desses propósitos eternos seria o Livro de Mórmon — o registro que ele agora estava terminando diligentemente, o registro que um dia levaria muitas pessoas ao “conhecimento sobre Cristo”. A fé que Morôni tinha nessas promessas tornou possível a declaração que fez aos futuros leitores desse livro: “Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes” e “sei que tereis minhas palavras” (Mórmon 8:35; 9:30). Agora temos as palavras que ele escreveu e o trabalho do Senhor está seguindo avante, em parte porque Mórmon e Morôni permaneceram fiéis à sua missão mesmo quando estavam sozinhos.
Princípio1: Tanto o Livro de Mórmon quanto a Bíblia testificam de Jesus Cristo. Mórmon 7:8–10
Para salientar a relação entre a Bíblia e o Livro de Mórmon, como Morôni fez, você poderia jogar um jogo como este com seus filhos: Peça-lhes que digam “Velho Testamento, Novo Testamento” quando você segurar uma cópia da Bíblia e “Outro Testamento” quando você segurar uma cópia do Livro de Mórmon. Você também pode escolher vários eventos que tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon testemunham — como o nascimento, a morte e a Ressurreição de Cristo —, depois, convide seus filhos a encontrar gravuras desses eventos (por exemplo, o Livro de Gravuras do Evangelho).
Para alunos menores, você pode ensiná-los com este material para impressão.
Para alunos maiores, você pode ensinar a mesma ideia, mas faça isso no seu quadro (lousa) grande, usando figuras da biblioteca. Depois de ensinar sobre a origem da Bíblia e do Livro de Mórmon, retire uma figura e veja se os alunos sabem para onde vão. Se seus filhos forem muito inteligentes, eles podem separar as figuras do Velho Testamento e do Novo Testamento em duas pilhas diferentes.
Segue também Mini Livro de Mórmon/ Mini Bíblia
Segue vídeo que ensina como dobrar o livro:
Clique na imagem para acessar a página de atividade:
Para ajudar seus filhos a aprender a oitava regra de fé, escreva cada palavra em pedaços de papel separados. Peça aos seus filhos que trabalhem juntos para colocar as palavras na ordem correta e repita isso várias vezes.
Princípio 2: Posso guardar os mandamentos mesmo quando me sinto sozinho. Mórmon 8:1–7
O exemplo de Morôni pode inspirar seus filhos a obedecer aos mandamentos de Deus mesmo quando se sentirem sozinhos. Depois de ler Mórmon 8:1–7 com eles, peça que contem como teriam se sentido se fossem Morôni. Nos versículos 1, 3 e 4, o que foi ordenado que Morôni fizesse e como ele obedeceu? Como podemos ser mais semelhantes a Morôni?
Algumas das crianças da Primária estão concluindo a Primária e passarão para a Escola Dominical dos Jovens (ORM). Elas terão aulas como essa o tempo todo. Aqui está uma amostra do que você pode fazer. Os alunos podem ajudar você a registrar.
Você e seus filhos poderiam conversar a respeito de situações em que precisam escolher entre o certo e o errado quando ninguém está olhando. Como a fé em Jesus Cristo nos ajuda nessas situações? Uma música como “Sê fiel” (Músicas para Crianças, p. 81) poderia ser útil para essa conversa.
Princípio 3: Jesus Cristo é um “Deus de milagres”. Mórmon 8:24–26; 9:7–26
Você pode querer explicar aos seus filhos que um milagre é algo que Deus faz para mostrar Seu poder e abençoar nossa vida. Leia frases de Mórmon 9:11–13, 17 que descrevem alguns dos milagres de Deus, e seus filhos podem pensar em outros milagres (as gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho, como nº 26, nº 40, nº 41 e nº 83, podem ajudar). Fale sobre os milagres que Deus fez em sua vida.
Essa é apenas uma ideia divertida e que torna o processo mais prático.
Mostre a seus filhos uma receita e fale sobre o que aconteceria se você deixasse de fora um ingrediente indispensável. Leiam juntos Mórmon 8:24 e 9:20–21 para encontrar os “ingredientes” que podem levar aos milagres de Deus.
Isso é tão divertido. Você realmente poderia fazer muita coisa aqui, especialmente com as refeições de Natal e Ano Novo chegando. Eles podem ter uma sobremesa de Natal favorita ou um acompanhamento de Ano Novo. Mas o que aconteceria se você deixasse de fora a manteiga ou o sal... isso realmente faz uma grande diferença na hora de assar? Ou nenhum morango na torta de morango?
Aqui estão alguns cartões de receitas divertidos que eles podem usar para escrever as escrituras.
Esta não foi uma sugestão do manual Vem, e Segue-Me, mas acho que ter dois Morôni é confuso e é uma boa maneira de aprender sobre Morôni, filho de Mórmon, enquanto revisamos o que aprendemos sobre o Capitão Morôni.
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comments