top of page

Lição: 4 a 10 de março [2 Néfi 20-25]

“Regozijamo-nos em Cristo”






Os escritos de Isaías incluem advertências enfáticas, mas também oferecem esperança e alegria. Esse é um dos motivos pelos quais Néfi os incluiu em seu registro: “Escrevo algumas das palavras de Isaías”, disse ele, “para que aqueles (…) que virem essas palavras alegrem o coração e regozijem-se” (2 Néfi 11:8). De certa forma, o convite para ler as palavras de Isaías é um convite para se regozijar. Você pode se alegrar, assim como Néfi, com as profecias de Isaías sobre a coligação de Israel, a vinda do Messias e a paz prometida aos justos. Você pode se regozijar por viver nos dias profetizados, quando o Senhor levantou “um estandarte para as nações e [está ajuntando] os desterrados de Israel”. Quando tiver sede de retidão, você pode “com alegria [tirar] águas das fontes da salvação”. Em outras palavras, você pode “[se regozijar] em Cristo”.



Princípio 1: Jesus Cristo julgará em retidão. 2 Néfi 21:1–5


  • A fim de ajudar sua família a visualizar esses versículos, procure encontrar uma árvore cortada ou um ramo crescendo em uma árvore (ou use a gravura abaixo). Se o “ramo” em 2 Néfi 21:1 representa Jesus Cristo, o que os versículos 2–5 nos ensinam sobre Ele?



Para crianças maiores:


Para crianças menores, imprima em preto e branco e deixe-as desenhar suas próprias plantas ou imprima as plantas em papel adesivo e deixe-as colar as plantas em todo o tronco. Se optarem por fazer uma atividade com venda nos olhos. Traga diferentes objetos que as crianças possam tocar e tente adivinhar qual é o objeto. Se forem muito pequenas, não farão a conexão com a próxima escritura, exceto talvez por terem olhos como os de Jesus (:




Ensinando Isaías para os Raios de Sol: As crianças vão adorar ver que são como Jesus: seus cérebros que têm conhecimento, olhos, ouvidos e boca. Ainda assim, é bom ouvir as palavras das escrituras, mesmo que tenhamos que nos esforçar para compreendê-las.




Para alunos maiores, ou se você quiser que eles consultem as escrituras. Pode ser muito bom até mesmo para crianças pequenas nos ver lendo as escrituras.




Princípio 2: Jesus Cristo traz paz e alegria. 2 Néfi 21:6–9


  • O que 2 Néfi 21:6–9 ensina sobre o que pode acontecer quando todos seguem o Salvador? (Ver também 4 Néfi 1:15–18.) Como podemos fazer com que nosso lar seja mais parecido com essa descrição? Seus filhos podem gostar de ver fotos dos animais mencionados nos versículos 6–7 — animais estes que geralmente são hostis uns aos outros, mas não vão mais se atacar quando Jesus voltar (ver a página de atividades desta semana). Seus filhos também poderiam fazer desenhos de si mesmos e desses animais vivendo juntos pacificamente com Jesus.


Ler as escrituras ajudará a combinar corretamente, mas não há problema em deixar os alunos experimentarem diferentes combinações, com os predadores que normalmente os comeriam.


Para movimento: Coloque esses animais em diferentes paredes e cantos da sala. Leia a escritura algumas vezes (lentamente) enquanto as crianças encontram os animais e ficam embaixo deles. Certifique-se de explicar que uma criança é uma cabra e um animal cevado é uma vaca.



Princípio 3: O Senhor está coligando Seu povo. 2 Néfi 21:11–12; 22


  • Isaías disse que o Senhor levantaria um “estandarte para as nações” a fim de ajudar as pessoas a se coligarem a Ele (ver 2 Néfi 21:11–12). Ajude seus filhos a entender que um estandarte é como uma bandeira. Eles podem gostar de desenhar sua própria bandeira. Eles podem incluir gravuras ou palavras que representem as razões pelas quais eles se achegam a Jesus Cristo e Sua Igreja. Deixe-os falar sobre suas bandeiras e ajude-os a considerar como eles podem ajudar outros a “se coligar” com Jesus Cristo.



  • Depois de lerem 2 Néfi 22:4–5 juntos, converse com seus filhos sobre algumas das “coisas grandiosas” que o Senhor fez. Quais são alguns dos “feitos [do Senhor] entre [nós]” que podemos declarar? Para ajudar seus filhos a ponderar sobre essa pergunta, cantem juntos um hino sobre o Salvador, como “Creio em Cristo” (Hinos, nº 66). Vocês podem se revezar para completar uma frase como esta: “Creio em Cristo; é ele ------------------”. Como podemos ajudar as pessoas a saber o que o Salvador fez por nós?




Princípio 4: “Regozijamo-nos em Cristo.” 2 Néfi 25:26


  • Como você pode ajudar seus filhos a “regozijarem-se em Cristo”? Conte uma história sobre Jesus Cristo proporcionando alegria às pessoas ou mostre um vídeo como “Jesus Cura um Homem Cego de Nascença” ou “Deixai Vir a Mim as Criancinhas” (Biblioteca do Evangelho). Seus filhos podem indicar momentos alegres na história ou no vídeo. Em seguida, ao lerem juntos 2 Néfi 25:26, peça a eles que falem sobre o motivo de “regozijarem-se em Cristo”.





Videoaula português:


Videoaula español:



Nossa semana de Páscoa já está disponível.

Visite a página para se prepararem com antecedência. Clique na imagem:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

12.434 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page