“Ministro e testemunha”
Quando Paulo estava na prisão, ele deve ter se sentido desencorajado. Ele provavelmente não tinha certeza de como as coisas iriam acabar. Então, o Senhor “estava ao lado de Paulo”. Ele ofereceu esperança a Paulo, assegurando-lhe que este não era o fim. “Tem bom ânimo”, disse Ele, “porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim te é necessário testificar também em Roma”. Também temos muitos motivos para nos sentirmos desanimados e nos perguntarmos como as coisas vão acabar. É muito fácil perder a esperança. Mas, apesar de nossas provações, preocupações e adversidades, o Senhor também está ao lado de cada um de nós! Se estivermos nos esforçando para segui-Lo e tivermos fé Nele, temos todos os motivos de que precisamos para “ter bom ânimo!”
Exiba gravuras que possam ajudar as crianças a se lembrar de histórias relatadas em Atos 22–28, como uma cela de prisão, um barco e uma cobra. Peça às crianças que compartilhem qualquer história que souberem sobre Paulo que tenha relação com as gravuras.
Princípio 1: O Pai Celestial e Jesus Se importam comigo e vão me ajudar durante tempos difíceis. Atos 23:10–11
Aprender sobre como o Salvador ajudou Paulo pode edificar a fé das crianças de que o Pai Celestial e Jesus Se importam com elas.
Atividades sugeridas
Conte a história de quando o Salvador visitou Paulo na prisão em Atos 23:10–11. Ou mostre o vídeo “Tem Ânimo” (ChurchofJesusChrist.org), que encena essa história. Conte sobre uma ocasião em que você enfrentou um desafio e recebeu orientação e consolo de Deus. Peça às crianças que compartilhem ocasiões em que se sentiram consoladas por Deus.
Ajude as crianças a memorizarem o que Jesus disse a Paulo: “Tem bom ânimo”. Peça a elas que pensem em alguém que podem convidar a ter bom ânimo — talvez alguém que esteja triste ou preocupado.
Você pode mostrar esta primeira gravura e perguntar às crianças se elas acham que Paulo deveria estar feliz ou triste. Diga a frase “Tem bom ânimo” algumas vezes, depois peça a uma criança que coloque a peça sobre “Seja” e diga novamente, depois peça a uma criança que coloque a peça sobre “de” e diga novamente. Continue até que a escritura seja memorizada e a gravura esteja completa. Preste testemunho de que Jesus quer que sejamos felizes, mesmo quando as coisas estão difíceis.
Cante uma música com as crianças sobre ser feliz, como “Sorrisos” (Músicas para Crianças, p. 128).
Quando enfrento adversidades, Deus não me abandona. Atos 23:10–11; 27:18–25; 28:1–6
Em todos os desafios que Paulo enfrentou, o Senhor estava com ele. Como você pode ajudar as crianças a relacionar as experiências de Paulo às de sua própria vida?
Atividades sugeridas
Usando Atos 23:10, explique às crianças que Paulo foi preso porque ensinou às pessoas sobre Jesus. Depois, leia Atos 23:11 com as crianças. Ou mostre o vídeo “Tem Ânimo” (ChurchofJesusChrist.org), que encena essa história. Por que Paulo deveria ter “bom ânimo” mesmo estando na prisão?
Escreva no quadro Atos 23:10–11, Atos 27:18–25 e Atos 28:1–6. Mostre gravuras de uma prisão, de um navio e de uma cobra, e convide as crianças a reler esses versículos e relacioná-los às gravuras. Em cada um desses relatos, como o Senhor mostrou a Paulo que estava ao lado dele? Compartilhe a experiência de uma ocasião em que o Senhor esteve com você durante tempos difíceis e conte como essa experiência fortaleceu seu testemunho Dele. Incentive as crianças a também contar suas próprias experiências.
Lição prática
1. Prepare com uma esponja e uma tigela com água.
2. Compare a esponja com as crianças, seus testemunhos e espírito.
Estamos passando pela vida, aprendendo o evangelho, orando, construindo um bom relacionamento com Deus e absorvendo muitas coisas boas. (Coloque a esponja na água).
3. Mas então temos momentos realmente difíceis, como Paulo em Atos 23, 27 e 28. Isso pode ser comparado a não ter dinheiro ou emprego. Talvez um enti querido morra? Como reagiremos às provações?
4. Essas provações estão nos pressionando. O que vai sair? As mesmas coisas boas que absorvemos ou raiva e nos afastamos de Deus? Em Atos, quando o aperto foi apenas em Paulo, o que saiu? Aperte a esponja enquanto alguém lê “Portanto, tende bom ânimo e não temas, porque eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado.” D&C 68:6. Isso foi muito semelhante ao que o Senhor disse a Paulo muitas vezes em Atos. E ele foi adiante testificando de Jesus Cristo. Tenho certeza que Paulo chorou e ficou triste, tudo bem ter dias ruins, mas ao nos voltarmos para Deus encontraremos alegria.
Princípio 2: Posso compartilhar meu testemunho com os outros. Atos 26:1–29
Relembrar o testemunho de Paulo perante o rei Agripa vai ajudar as crianças a aprender como compartilhar o que sabem ser verdadeiro.
Atividades sugeridas
Traga uma coroa de papel para a classe e deixe uma criança usá-la, como se fosse o rei Agripa. Peça a outra criança que fique perante o rei e represente Paulo, enquanto você resume o testemunho de Paulo e a reação do rei Agripa, encontrados em Atos 26:1–29 (ver o “Capítulo 63: Paulo termina sua missão”, Histórias do Novo Testamento, pp. 162–166, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Explique às crianças que podemos compartilhar nosso testemunho com outras pessoas, como Paulo fez.
Peça às crianças que ouçam enquanto você canta ou lê uma música sobre testemunho, como “Eu sei que Deus vive” (Músicas para Crianças, p. 8). Peça às crianças que levantem a mão quando ouvirem algo que saibam ser verdadeiro. Cante a música várias vezes; peça às crianças que cantem com você assim que se familiarizarem com a letra. Ensine-as a prestar testemunho daquilo que elas sabem ser verdadeiro.
Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a pensar em algo que podem dizer quando prestarem testemunho (consulte as Regras de Fé para obter mais ideias). Convide-as a compartilhar seu testemunho com alguém da família.
Compartilhar as Regras de Fé é uma ótima maneira de prestar testemunho. Você pode escolher um par para as crianças montarem e trabalharem na memorização. (Clique na imagem)
Posso prestar corajosamente meu testemunho de Jesus Cristo. Atos 26
A coragem de Paulo ao prestar seu testemunho vai ajudar as crianças a serem valentes ao prestar seu próprio testemunho.
Atividades sugeridas
Selecione versículos de Atos 26 para ler com as crianças a fim de ajudá-las a compreender o que Paulo disse ao rei Agripa sobre suas experiências (como os versículos 9–16) e o que ele ensinou sobre Jesus Cristo (como os versículos 18, 23). Como sugestão, exiba parte do vídeo “Paulo: Um Vaso Escolhido” (ChurchofJesusChrist.org). Por que deve ter sido amedrontador para Paulo declarar essas coisas perante o rei? Peça às crianças que façam uma lista de alguns princípios do evangelho que elas sabem ser verdadeiros. Peça a elas que pensem em alguma pessoa conhecida que precise ouvir o testemunho delas sobre essas verdades.
(Clique na imagem para acessar a página e assistir ao vídeo)
As Regras de Fé testificam dos princípios do evangelho. Escolha alguns para as crianças aprenderem e memorizarem, para que estejam prontas para prestar testemunho desses princípios.
Clique na imagem para ser direcionado para esta página.
Convide-as a usar a página de atividades desta semana para escrever algo que poderiam dizer ao prestar testemunho.
Princípio 3: Os profetas nos alertam do perigo. Atos 27
Reflita sobre como o relato do naufrágio de Paulo ensina às crianças que os profetas veem perigos físicos e espirituais que não conseguimos ver.
Atividades sugeridas
Peça às crianças que finjam estar em um navio que está sendo atingido por uma tempestade. Leia o aviso de Paulo, encontrado em Atos 27:9–10, e conte a história do naufrágio que aconteceu porque eles não deram atenção ao que ele disse (ver Atos 27:11, 39–44). Mostre uma fotografia do presidente da Igreja e preste testemunho de que ele pode nos alertar sobre perigos espirituais.
Espalhe algumas gravuras ou objetos pela sala que representem coisas que os profetas nos ensinaram a fazer para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus, como amar ao próximo ou ser batizados. Juntos, andem pela sala, parando em cada gravura ou objeto para falar sobre como seguir os ensinamentos do profeta nos ajuda a permanecer em segurança.
Os profetas nos alertam do perigo. Atos 27
As crianças podem ouvir mensagens dos profetas vivos e reconhecer suas advertências. Como você vai ajudá-las a seguir os conselhos deles?
Atividades sugeridas
Corte um pedaço de papel em forma de navio e o transforme em um quebra-cabeças. Convide as crianças a escrever as advertências de Paulo em Atos 27:9–11 nos pedaços e montar o quebra-cabeças. Por que as pessoas não deram ouvidos a Paulo? (Ver versículo 11.) Peça que as crianças leiam os versículos 18–20 e 40–44 para descobrir o que aconteceu. (Explique-lhes que, por terem seguido o conselho de Paulo de permanecer no navio, ninguém morreu no naufrágio; ver versículos 30–32.) O que podemos aprender com essa experiência sobre seguir o profeta?
Aqui está outro, você pode simplesmente cortar, se não gostar das linhas do quebra-cabeça.
Traga uma mensagem recente de conferência do presidente da Igreja e compartilhe com as crianças qualquer advertência ou conselho dado por ele. Peça às crianças que pensem em maneiras de seguir o profeta.
Mostre o vídeo “Abençoados e Felizes São os Que Guardam os Mandamentos de Deus” (ChurchofJesusChrist.org). Como os profetas se parecem com o homem com binóculos?
Aqui está uma página para colorir, onde podem preencher os círculos do binóculo, com as advertências do profeta.
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Kommentare