top of page

Lição: 31 de Julho a 6 de Agosto [Atos 22–28]

“Ministro e testemunha”







Quando Paulo estava na prisão, ele deve ter se sentido desencorajado. Ele provavelmente não tinha certeza de como as coisas iriam acabar. Então, o Senhor “estava ao lado de Paulo”. Ele ofereceu esperança a Paulo, assegurando-lhe que este não era o fim. “Tem bom ânimo”, disse Ele, “porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim te é necessário testificar também em Roma”. Também temos muitos motivos para nos sentirmos desanimados e nos perguntarmos como as coisas vão acabar. É muito fácil perder a esperança. Mas, apesar de nossas provações, preocupações e adversidades, o Senhor também está ao lado de cada um de nós! Se estivermos nos esforçando para segui-Lo e tivermos fé Nele, temos todos os motivos de que precisamos para “ter bom ânimo!”



Exiba gravuras que possam ajudar as crianças a se lembrar de histórias relatadas em Atos 22–28, como uma cela de prisão, um barco e uma cobra. Peça às crianças que compartilhem qualquer história que souberem sobre Paulo que tenha relação com as gravuras.



Princípio 1: O Pai Celestial e Jesus Se importam comigo e vão me ajudar durante tempos difíceis. Atos 23:10–11


Aprender sobre como o Salvador ajudou Paulo pode edificar a fé das crianças de que o Pai Celestial e Jesus Se importam com elas.


Atividades sugeridas

  • Conte a história de quando o Salvador visitou Paulo na prisão em Atos 23:10–11. Ou mostre o vídeo “Tem Ânimo” (ChurchofJesusChrist.org), que encena essa história. Conte sobre uma ocasião em que você enfrentou um desafio e recebeu orientação e consolo de Deus. Peça às crianças que compartilhem ocasiões em que se sentiram consoladas por Deus.


  • Ajude as crianças a memorizarem o que Jesus disse a Paulo: “Tem bom ânimo”. Peça a elas que pensem em alguém que podem convidar a ter bom ânimo — talvez alguém que esteja triste ou preocupado.

Você pode mostrar esta primeira gravura e perguntar às crianças se elas acham que Paulo deveria estar feliz ou triste. Diga a frase “Tem bom ânimo” algumas vezes, depois peça a uma criança que coloque a peça sobre “Seja” e diga novamente, depois peça a uma criança que coloque a peça sobre “de” e diga novamente. Continue até que a escritura seja memorizada e a gravura esteja completa. Preste testemunho de que Jesus quer que sejamos felizes, mesmo quando as coisas estão difíceis.


  • Cante uma música com as crianças sobre ser feliz, como “Sorrisos” (Músicas para Crianças, p. 128).



Quando enfrento adversidades, Deus não me abandona. Atos 23:10–11; 27:18–25; 28:1–6


Em todos os desafios que Paulo enfrentou, o Senhor estava com ele. Como você pode ajudar as crianças a relacionar as experiências de Paulo às de sua própria vida?


Atividades sugeridas

  • Usando Atos 23:10, explique às crianças que Paulo foi preso porque ensinou às pessoas sobre Jesus. Depois, leia Atos 23:11 com as crianças. Ou mostre o vídeo “Tem Ânimo” (ChurchofJesusChrist.org), que encena essa história. Por que Paulo deveria ter “bom ânimo” mesmo estando na prisão?


  • Escreva no quadro Atos 23:10–11, Atos 27:18–25 e Atos 28:1–6. Mostre gravuras de uma prisão, de um navio e de uma cobra, e convide as crianças a reler esses versículos e relacioná-los às gravuras. Em cada um desses relatos, como o Senhor mostrou a Paulo que estava ao lado dele? Compartilhe a experiência de uma ocasião em que o Senhor esteve com você durante tempos difíceis e conte como essa experiência fortaleceu seu testemunho Dele. Incentive as crianças a também contar suas próprias experiências.



Lição prática


1. Prepare com uma esponja e uma tigela com água.


2. Compare a esponja com as crianças, seus testemunhos e espírito.

Estamos passando pela vida, aprendendo o evangelho, orando, construindo um bom relacionamento com Deus e absorvendo muitas coisas boas. (Coloque a esponja na água).


3. Mas então temos momentos realmente difíceis, como Paulo em Atos 23, 27 e 28. Isso pode ser comparado a não ter dinheiro ou emprego. Talvez um enti querido morra? Como reagiremos às provações?


4. Essas provações estão nos pressionando. O que vai sair? As mesmas coisas boas que absorvemos ou raiva e nos afastamos de Deus? Em Atos, quando o aperto foi apenas em Paulo, o que saiu? Aperte a esponja enquanto alguém lê “Portanto, tende bom ânimo e não temas, porque eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado.” D&C 68:6. Isso foi muito semelhante ao que o Senhor disse a Paulo muitas vezes em Atos. E ele foi adiante testificando de Jesus Cristo. Tenho certeza que Paulo chorou e ficou triste, tudo bem ter dias ruins, mas ao nos voltarmos para Deus encontraremos alegria.



Princípio 2: Posso compartilhar meu testemunho com os outros. Atos 26:1–29


Relembrar o testemunho de Paulo perante o rei Agripa vai ajudar as crianças a aprender como compartilhar o que sabem ser verdadeiro.



Atividades sugeridas

  • Traga uma coroa de papel para a classe e deixe uma criança usá-la, como se fosse o rei Agripa. Peça a outra criança que fique perante o rei e represente Paulo, enquanto você resume o testemunho de Paulo e a reação do rei Agripa, encontrados em Atos 26:1–29 (ver o “Capítulo 63: Paulo termina sua missão”, Histórias do Novo Testamento, pp. 162–166, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Explique às crianças que podemos compartilhar nosso testemunho com outras pessoas, como Paulo fez.


  • Peça às crianças que ouçam enquanto você canta ou lê uma música sobre testemunho, como “Eu sei que Deus vive” (Músicas para Crianças, p. 8). Peça às crianças que levantem a mão quando ouvirem algo que saibam ser verdadeiro. Cante a música várias vezes; peça às crianças que cantem com você assim que se familiarizarem com a letra. Ensine-as a prestar testemunho daquilo que elas sabem ser verdadeiro.


  • Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a pensar em algo que podem dizer quando prestarem testemunho (consulte as Regras de Fé para obter mais ideias). Convide-as a compartilhar seu testemunho com alguém da família.


Compartilhar as Regras de Fé é uma ótima maneira de prestar testemunho. Você pode escolher um par para as crianças montarem e trabalharem na memorização. (Clique na imagem)



Posso prestar corajosamente meu testemunho de Jesus Cristo. Atos 26


A coragem de Paulo ao prestar seu testemunho vai ajudar as crianças a serem valentes ao prestar seu próprio testemunho.


Atividades sugeridas

  • Selecione versículos de Atos 26 para ler com as crianças a fim de ajudá-las a compreender o que Paulo disse ao rei Agripa sobre suas experiências (como os versículos 9–16) e o que ele ensinou sobre Jesus Cristo (como os versículos 18, 23). Como sugestão, exiba parte do vídeo “Paulo: Um Vaso Escolhido” (ChurchofJesusChrist.org). Por que deve ter sido amedrontador para Paulo declarar essas coisas perante o rei? Peça às crianças que façam uma lista de alguns princípios do evangelho que elas sabem ser verdadeiros. Peça a elas que pensem em alguma pessoa conhecida que precise ouvir o testemunho delas sobre essas verdades.

(Clique na imagem para acessar a página e assistir ao vídeo)


As Regras de Fé testificam dos princípios do evangelho. Escolha alguns para as crianças aprenderem e memorizarem, para que estejam prontas para prestar testemunho desses princípios.

Clique na imagem para ser direcionado para esta página.


  • Convide-as a usar a página de atividades desta semana para escrever algo que poderiam dizer ao prestar testemunho.



Princípio 3: Os profetas nos alertam do perigo. Atos 27


Reflita sobre como o relato do naufrágio de Paulo ensina às crianças que os profetas veem perigos físicos e espirituais que não conseguimos ver.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que finjam estar em um navio que está sendo atingido por uma tempestade. Leia o aviso de Paulo, encontrado em Atos 27:9–10, e conte a história do naufrágio que aconteceu porque eles não deram atenção ao que ele disse (ver Atos 27:11, 39–44). Mostre uma fotografia do presidente da Igreja e preste testemunho de que ele pode nos alertar sobre perigos espirituais.

  • Espalhe algumas gravuras ou objetos pela sala que representem coisas que os profetas nos ensinaram a fazer para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus, como amar ao próximo ou ser batizados. Juntos, andem pela sala, parando em cada gravura ou objeto para falar sobre como seguir os ensinamentos do profeta nos ajuda a permanecer em segurança.



Os profetas nos alertam do perigo. Atos 27


As crianças podem ouvir mensagens dos profetas vivos e reconhecer suas advertências. Como você vai ajudá-las a seguir os conselhos deles?


Atividades sugeridas

  • Corte um pedaço de papel em forma de navio e o transforme em um quebra-cabeças. Convide as crianças a escrever as advertências de Paulo em Atos 27:9–11 nos pedaços e montar o quebra-cabeças. Por que as pessoas não deram ouvidos a Paulo? (Ver versículo 11.) Peça que as crianças leiam os versículos 18–20 e 40–44 para descobrir o que aconteceu. (Explique-lhes que, por terem seguido o conselho de Paulo de permanecer no navio, ninguém morreu no naufrágio; ver versículos 30–32.) O que podemos aprender com essa experiência sobre seguir o profeta?


Aqui está outro, você pode simplesmente cortar, se não gostar das linhas do quebra-cabeça.

  • Traga uma mensagem recente de conferência do presidente da Igreja e compartilhe com as crianças qualquer advertência ou conselho dado por ele. Peça às crianças que pensem em maneiras de seguir o profeta.


  • Mostre o vídeo “Abençoados e Felizes São os Que Guardam os Mandamentos de Deus” (ChurchofJesusChrist.org). Como os profetas se parecem com o homem com binóculos?


Aqui está uma página para colorir, onde podem preencher os círculos do binóculo, com as advertências do profeta.





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.657 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page