top of page

Lição: 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro [Mateus 4; Lucas 4-5]

Atualizado: 2 de fev. de 2023

“O Espírito do Senhor está sobre mim”




Nessa semana aprenderemos como fazer escolhas certas assim como Jesus fez; que Jesus é o nosso Salvador; e que o jejum nos faz sentir mais perto do Pai Celestial; também aprenderemos com o exemplo de Jesus a resistir às tentações; Jesus Cristo nos convida a segui-Lo e a ser pescadores de homens!




OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!

Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Princípio 1: Posso escolher o certo assim como Jesus fez. Mateus 4:1–11; Lucas 4:1–13


Criancinhas “não podem pecar” (Doutrina e Convênios 29:47). Entretanto, o relato de Jesus resistindo às tentações de Satanás pode inspirar as crianças a escolher o certo.


Atividades sugeridas

  • Conte a história da tentação de Jesus, que se encontra em Mateus 4:1–11. (Ver também o “Capítulo 11: Jesus é tentado”, Histórias do Novo Testamento, pp. 30–31, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Nos momentos apropriados da história, pergunte: “O que vocês acham que Jesus deveria fazer?”


  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo e, depois, descreva as escolhas que uma criancinha poderia fazer. Peça às crianças que deem um passo em direção à gravura cada vez que você descrever uma boa escolha. Peça a elas que se afastem cada vez que você descrever uma má escolha.

Recomendamos uma imagem de Jesus aprovada pela igreja, mas se você não tiver uma, pode usar esta.


Aqui está um cenário de bolas de chiclete, para que as crianças possam praticar "mastigar" da maneira certa.



  • Ajude as crianças a aprender a letra de uma música sobre fazer boas escolhas, como “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, pp. 82–83). Use gravuras, objetos ou recursos visuais relacionados à letra.


Jesus me deu o exemplo ao resistir à tentação. Mateus 4:1–11; Lucas 4:1–13


Até Jesus Cristo foi tentado por Satanás, mas Ele nunca cedeu. Como você pode ajudar as crianças a seguir o exemplo Dele?


Atividades sugeridas

  • Faça uma tabela no quadro com duas colunas intituladas As tentações de Satanás e As respostas de Jesus. Ajude as crianças a preencher a tabela usando Mateus 4:1–11 e Lucas 4:1–13. Pergunte às crianças como elas podem seguir o exemplo de Jesus.

  • Escreva algumas situações em que as crianças poderiam ser tentadas a fazer uma escolha errada. Peça a uma criança que escolha uma das situações e a leia; depois, pergunte como ela pode resistir à tentação naquela situação.




Princípio 2: Jesus Cristo é meu Salvador. Lucas 4:18–19


Lucas 4:18–19 relata a missão de Jesus. Como você pode ajudar as crianças a reconhecer o que Ele fez por elas?


Atividades sugeridas

  • Leia Lucas 4:18–19 para as crianças e explique o que Jesus Cristo veio fazer na Terra (ensinar-nos como voltar ao Pai Celestial, consolar-nos e curar as pessoas). Conte como Ele fez essas coisas por você.

Aqui está um quebra-cabeça com a escritura. Parte da arte é do site da igreja.


  • Peça a algumas crianças que finjam estar confusas, tristes ou doentes. Peça às outras crianças que encenem o que elas poderiam fazer. Testifique que Jesus Cristo veio nos ensinar, consolar e curar, e devemos seguir Seu exemplo.

Aqui está um hino interativo da Primária com o foco na missão do Salvador. Quando você canta "Ele mandou Seu Filho", você move Jesus da nuvem para a terra, e então na Terra Ele mostra o que faz. O resto está virando. como no modelo abaixo:



  • Mostre gravuras de Jesus cumprindo Sua missão (ver Livro de Gravuras do Evangelho). Peça às crianças que descrevam o que Jesus está fazendo na gravura. Também mostre gravuras de pessoas tentando ser como Jesus (você pode encontrar algumas nas revistas da Igreja).

Se você demorar para imprimir as atividades, ao imprimir não jogue fora. Sempre reutilizamos em várias lições. Se seus filhos são muito pequenos, a repetição é uma coisa maravilhosa para o seu aprendizado.



Jesus Cristo é meu Salvador. Lucas 4:16–22, 28–30


Reflita sobre como o Salvador abençoou sua vida. Como você pode ajudar as crianças a apreciar melhor a influência do Salvador na vida delas?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que venha para a aula preparada para contar o relato de Lucas 4:16–30. Pode ser útil usar o “Capítulo 17: O povo de Nazaré fica zangado com Jesus” (Histórias do Novo Testamento, pp. 42–43, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Você também pode mostrar o vídeo “Jesus Declara Ser Ele o Messias” (em ChurchofJesusChrist.org).



  • Leia Lucas 4:18 enquanto as crianças acompanham. Peça-lhes que façam uma lista das coisas que o Salvador disse que Ele veio fazer. Peça às crianças que falem sobre as ocasiões em que Cristo cumpriu essas coisas nas escrituras ou na vida delas.

  • Escreva em tiras de papel as palavras “Por causa de Jesus Cristo…”. Entregue uma tira a cada criança e peça a elas que completem a frase no papel. Peça a elas que mostrem o que escreveram.

Issa é a sugestão para as crianças menores, mas serve para as crianças maiores também. Link acima!



Princípio 3: Jesus Cristo nos convida a sermos “pescadores de homens”. Mateus 4:18–22; Lucas 5:1–11


O chamado do Salvador “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19) aplica-se a todos nós, incluindo as crianças.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que finjam ser Simão Pedro e André enquanto você lê Mateus 4:18–22. Ajude-as a identificar o que esses homens abandonaram para seguir Jesus.


  • Peça às crianças que se revezem contando a história desses versículos usando a gravura a seguir e a do esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Zebedeu fica no barco enquanto todos saem, mas você notará isso ao ler as escrituras.


Corte na linha pontilhada no barco e deslize o pescador para dentro e para fora enquanto lê as escrituras.

  • Cantem uma música sobre seguir a Jesus Cristo, como “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 86–87). Ajude as crianças a encontrar coisas citadas na música que elas podem fazer para seguir a Jesus.

Você pode fazer uma pequena vara de pescar com uma vara e um ímã, colocar um clipe de papel no peixe. Depois que eles pegarem um peixe, você pode falar sobre como isso é algo que podemos fazer para sermos pescadores de homens. Ou você pode usá-lo como um jogo de memória, é só imprimir duas cópias. Ou você pode colocá-los todos em uma tigela e chamá-lo de "aquário" e as crianças podem retirá-los. Muitas opções.



  • Use a página de atividades desta semana para debater com as crianças como elas podem ser “[pescadoras] de homens” seguindo Jesus. Você também pode fazer um jogo da memória utilizando a página de atividades. Faça duas cópias de cada peixe, recorte-as e coloque-as viradas para baixo; peça às crianças que se revezem virando uma de cada vez para encontrar os pares.


Jesus Cristo nos convida a segui-Lo e ser “pescadores de homens”. Mateus 4:18–22; Lucas 5:1–11


Há muitas maneiras de as crianças seguirem o Salvador e serem “pescadores de homens” (Mateus 4:19). Como você vai ajudá-las a perceber a boa influência que elas podem ser para os outros?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mateus 4:18–22 e Lucas 5:1–11. Como os discípulos responderam ao chamado de Jesus para segui-Lo? O que podemos fazer para seguir o exemplo deles?

  • Mostre às crianças algum equipamento de pesca ou a gravura de um pescador. O que significa ser “pescadores de homens”? Que ferramentas temos para nos ajudar a ser pescadores de homens?







Princípio 4: O jejum me faz sentir mais perto do Pai Celestial. Mateus 4:1–2


Antes de dar início a Seu ministério, Jesus jejuou e esteve “em comunhão com Deus” (Tradução de Joseph Smith, Mateus 4:2 em Mateus 4:2, nota de rodapé b). Ajude as crianças a entender como o jejum pode fortalecê-las espiritualmente e ajudá-las a se sentir próximas do Pai Celestial.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Mateus 4:1–2 usando as revisões encontradas nas notas de rodapé da Tradução de Joseph Smith. O que Jesus fez para “estar com Deus”? Conte como o jejum o ajudou a se sentir mais perto do Pai Celestial.


  • Peça às crianças que já jejuaram que contem sua experiência. Como elas podem explicar sobre o jejum para alguém que nunca jejuou antes?

  • Escreva perguntas sobre o jejum (por que, quando ou como jejuamos) em pedaços de papel e os coloque em um pote. Convide algumas crianças para pegar uma pergunta no pote e tentar respondê-la. Que experiências você ou as crianças podem compartilhar sobre o jejum?



Segue vídeo em animação onde Jesus busca sabedoria através do jejum, no tempo 13:53.



Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês(theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

10.912 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page