top of page

Lição: 3 a 9 de Junho [Mosias 29–Alma 4]

“Foram firmes e inabaláveis”






Algumas pessoas talvez achem que a proposta do rei Mosias de substituir os reis por juízes eleitos pelo povo foi apenas uma reforma política sábia. Mas, para os nefitas, especialmente para aqueles que viveram sob o reinado do iníquo rei Noé, essa mudança tinha também um significado espiritual. Eles tinham visto como um rei injusto havia influenciado seu povo, e estavam “muito ansiosos” para se verem livres desse tipo de influência. Essa mudança permitiria que fossem responsáveis por sua própria retidão e “[respondessem] por seus próprios pecados”. Certamente, o fim do reinado dos reis não significava o fim dos problemas na sociedade nefita. Pessoas astutas como Neor e Anlici promoviam ideias falsas; incrédulos perseguiam os santos e muitos membros da Igreja se tornaram orgulhosos e se desviaram. Contudo, os “humildes seguidores de Deus” permaneceram “firmes e inabaláveis” apesar do que acontecia ao seu redor.




Princípio 1: O Senhor pode me ajudar a reconhecer falsos ensinamentos. Alma 1:2–9


  • Uma maneira de estudar Alma 1:2–4 com seus filhos é ajudá-los a criar um questionário de verdadeiro ou falso usando as declarações ensinadas por Neor, um falso mestre. Em seguida, fale a eles por que Satanás muitas vezes combina verdades com mentiras. Ajude seus filhos a pensar em alguns exemplos. Nos versículos 7–9, como Gideão resistiu às mentiras de Neor? (Ver também “Capítulo 20: Alma e Neor”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 54–55.)

Ótima atividade para alunos maiores. Você conhece seus filhos, se você acha que isso só vai confundi-los, então é só assistir ao filme e passar para outros ensinamentos.


Essa é uma ideia da Mitzi do Comefollowmekid.com , Para ensinar as crianças a diferença do povo de Neor e o povo de Deus (características), e como o povo de Deus serve ao próximo. Basta recortá-los e pedir às crianças que coloquem tiras de papel em cada copo.


Aqui está um para crianças maiores que podem escrever as listas e estudar as escrituras para encontrar respostas.




Princípio 2: Como membro da Igreja de Jesus Cristo, amo e sirvo ao próximo. Alma 1:19–25


  • Alguns membros da Igreja do Senhor na época de Alma eram generosos e caridosos, e outros eram rudes e orgulhosos. Para ajudar seus filhos a aprender com essas experiências, leiam juntos Alma 1:27, 30 e façam uma lista dos tipos de pessoas que os membros da Igreja do Senhor ajudaram. Quem conhecemos que possa “[estar] necessitado” (Alma 1:30) de nosso amor e auxílio?




  • Vocês também podem cantar juntos um hino sobre amor e serviço, tal como “A bondade por mim começará” (Músicas para Crianças, p. 83), e ajude as crianças a pensar em ações que poderiam combinar com o hino.



Assista ao vídeo para saber como usar este recurso.



  • O que devemos fazer quando as pessoas forem rudes conosco? Considere ler com seus filhos como os seguidores de Cristo foram tratados em Alma 1:19–20. Fale a respeito de como eles reagiram nos versículos 22 e 25. Talvez você possa praticar maneiras de responder quando outras pessoas forem rudes.



Princípio 3: Meu testemunho pode fortalecer o de outras pessoas. Alma 4:8–20


  • Com frequência, o “testemunho puro” (Alma 4:19) de uma criança pode ter uma forte influência sobre as pessoas. Para ajudar seus filhos a descobri-lo, vocês poderiam ler juntos Alma 4:8–12, 15, ajudando-os a identificar os problemas que estavam acontecendo dentro da Igreja. O que Alma poderia fazer para solucionar esses problemas? Ajude-os a descobrir o que Alma decidiu fazer em Alma 4:16–20. Compartilhem uns com os outros como o testemunho de Cristo de outra pessoa os fortaleceu.


As crianças podem colorir e usar esses materiais enquanto você ensina sobre Alma e "o testemunho puro" em Alma 4:19. Use os fantoches de dedinho para ensinar sobre que coisas precisamos ter um testemunho sobre. Então, elas podem praticar com as máscaras seus testemunhos se elas quiserem compartilhar.


  • Se seus filhos precisarem de exemplos do que é um testemunho, mostre um videoclipe de um palestrante na conferência geral prestando testemunho. Vocês também podem usar a página de atividades desta semana ou cantar juntos uma canção como “Testemunho” (Hinos, nº 71). O que esses recursos nos ensinam sobre testemunhos? Permita que seus filhos prestem testemunho.


Clique na imagem para o PDF no site da Igreja:


Vídeo da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

12.002 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page