Lição: 3 à 9 de Maio [D&C 46-48]

Updated: May 9

“Procurai com zelo os melhores dons”

Princípio 1: Posso ajudar as pessoas a se sentirem acolhidas na Igreja.


Leia Doutrina e Convênios 46:5 em voz alta e explique às crianças o que esse versículo significa. Mostre fotografias de pessoas do mundo todo. Pergunte às crianças quais dessas pessoas o Pai Celestial deseja que convidemos para as reuniões da Igreja.


Prenda a flecha na imagem com um suporte para que ela possa girar. Quando aparecer a foto de uma das crianças, pergunte à criança se essa pessoa poderia ser convidada para ir à igreja. Continue até que todos tenham sua vez.

Baixe aqui em: Colorido | P&B


Peça às crianças que imaginem que um amigo virá para a Igreja pela primeira vez. Ajude-as a pensar em maneiras de ajudar seu amigo a se sentir acolhido. Deixe que pratiquem o que diriam ou fariam, caso vissem um amigo entrar na capela ou na sala de aula pela primeira vez.


Você pode usar esses fantoches de papel, disponíveis algumas semanas atrás, para ensinar este princípio em casa, nas aulas do zoom ou nas classes pessoalmente na igreja.

Baixe aqui

Baixe aqui


Princípio 2: O Pai Celestial me abençoou com Seus dons.


Assista ao vídeo...

...para explicar às crianças alguns dos dons que o Pai Celestial nos concede por meio de Seu Espírito e por que Ele nos dá esses dons. Se possível, mostre objetos ou gravuras que representem cada dom. Faça uma pausa, de vez em quando, para perguntar às crianças como esses dons poderiam abençoar alguém.


Para crianças menores que precisam de um pouco mais de movimento e agito. =)




Baixe em: Colorido | P&B


Algo que você pode fazer com sua classe, é ligar / enviar uma mensagem de texto para todos os pais e perguntar a eles quais são os dons de seus filhos. Então, você pode escrever o que os pais disseram nos embrulhos de presentes com o nome de cada criança. Há um lugar para os nomes das crianças em uma etiqueta na frente, para que as crianças possam encontrar os seus próprios, então podemos abri-los durante a aula e lê-los.

Caso na sua ala não tenha reunião presencial ainda, você pode fazer esta mesma atividade e deixar na casa de cada criança para elas abrirem durante a aula pelo zoom.


Imprima esses em um papel cartão, ou cole a folha impressa em uma cartolina ou papel cartão pra deixar mais firme.


Baixe aqui


Baixe aqui


[crianças maiores]

Escreva em folhas de papel alguns dos dons espirituais encontrados em Doutrina e Convênios 46:13–26 e Regras de Fé 1:7, e esconda-os pela sala. Peça a cada criança que encontre uma das folhas de papel e examine os versículos para descobrir onde aquele dom é mencionado nas escrituras. Depois, leiam juntos Doutrina e Convênios 46:8–9, 12. Por que o Pai Celestial nos deu dons espirituais?


Baixe aqui



Dê a uma criança algo que possa ser compartilhado, como uma fatia de pão ou dois brinquedos. Peça à criança que compartilhe com um colega o que você deu a ela. Explique que o Pai Celestial nos deu dons, e Ele quer que os usemos para ajudar as pessoas.


Mostre esse vídeo as crianças

Você pode usar esses tags e colocar em alguma lembrança para a criança escolher e decidir compartilhar com alguém, podendo ser alguém de sua família, a sua família toda ou até mesmo amigos e alguém próximo que ela possa estar em contato no momento. Para lembrar a criança que O Pai Celestial espera que compartilhemos nossos dons e o que temos com aqueles que não tem.


IDEIA: Se você tem roupas extras e brinquedos extras dos seus filhos (que eles não usam mais), peça-os que juntem essas coisas, e explique-os que vocês doarão para alguma outra criança que precisa. Deixe que ele participe disso na hora que você for deixar na porta de alguém, ou em uma instituição.

Baixe aqui


O manual sugere mostrar este vídeo as crianças para ensinar o princípio ensinado em D&C 48: 1-4, sobre os membros da igreja ajudarem aos outros.

IDÉIA: Eu achei a coisa mais linda este vídeo, e senti também que este vídeo pode ser uma oportunidade para os pais ensinarem outro princípio: de preparo físico e espiritual (lembrado na Conferência Geral de 2020). Você pode fazer essa atividade como reunião familiar.


As crianças não entendem muito bem o que tem acontecido. Muitos pais perderam o emprego, muitas escolas fechadas, poucos passeios. Com o momento difícil tanto na questão sanitária quanto na economia, todos tem sido afetados de alguma maneira e todos tem feito seu melhor para seguir os conselhos dos profetas de nos prepararmos fisicamente e espiritualmente melhor para as coisas que estão por vir. Quando penso em preparo fisico, penso no armazenamento, penso em seguir corretamente e prestar atenção ao mandamento da palavra de sabedoria, penso em economizar dinheiro para emergências.

Com isso, as crianças podem estar sentidas por ver que está faltando, que as coisas em casa estão diferentes. Independente da idade de seu filho, é importante que neste momento você ensine-o este princípio, de pagar o dízimo acima de qualquer dificuldade financeira que aparecer, e de economizar dinheiro (gastando menos e também buscando aumentar suas rendas).

Mas como ensinar isso as crianças? Primeiro, mostre o vídeo. Depois pergunte a ela o que ela entendeu ou lembra do vídeo. Depois explique que vivemos um momento de pandemia e muitos perderam o emprego ou que por estarmos passando por este desafio precisamos ser sábios e economizar o dinheirinho para outras emergências que possam vir acontecer e então estaremos seguros com alimentos suficientes e recursos para nos ajudar. E que se pagarmos o dízimo, mesmo faltando dinheirinho, o Senhor nunca nos deixará na mão, sem alimento e coisas básicas, porque Ele nos abençoa e sabe tudo que acontece na nossa vida.



Princípio 3: Posso registrar minha história.


[crianças maiores]


Mostre às crianças alguns exemplos de como elas podem manter de modo contínuo uma história da vida delas. Por exemplo: elas podem escrever num caderno, coletar fotografias num livro de recortes, digitar em um computador ou fazer gravações de áudio ou vídeo. Ajude as crianças a fazerem uma lista de coisas que seria bom que incluíssem em sua história pessoal, como o testemunho que elas têm de Jesus Cristo.


Baixe aqui


[Crianças menores]


IDÉIA: Aproveite este momento e veja com elas fotos antigas da família, dos parentes, dos bisas e avos. E explique-as que é importante e bem legal poder ver esses registros, e que também é importante fazermos um para sobre nós mesmos. Vocês podem fazer scrapbook para aqueles que gostam e deixar seus filhos participarem, colando algumas fotografias deles, e deixando-os desenharem sobre: seu amor sobre o Salvador Jesus Cristo, coisas que você gosta de fazer, etc. Você não precisa de um livro pronto de scrapbook para fazer isto. Pegue folhas brancas ou um caderno em branco e monte com seus filhos usando pedaços extras e restos de papel e tecidos. Pegue algumas ideias de scrapbook na internet. Monte um para cada filho. Acho que eles vão amar!


Resumo da lição para crianças maiores

Depois de ensinar a lição durante a semana. Passe este vídeo para seus filhos. Minhas filhas adoram ver os vídeos da igreja aos Domingos. Elas tem aprendido muito com eles. Esse irmão Americano faz com muito carinho e traduz para o Português também. É para toda a família. Muito bom para os jovens também. No final de casa lição estarei compartilhando o vídeo dele para que vocês tenham um Domingo maravilhoso e rico com boas oportunidades de ensinar seus filhos.




Com amor,

Vem e Segue-Me Kids


Receita da semana:


Bolo de aveia


Ingredientes [ 1 copo/ xícara = 240ml]


1 xícara e meia de água fervendo

1 xícara de aveia em flocos

2 xícara de açucar branco/ ou açúcar mascavo ( voce pode escolher ou misturar os dois. Eu prefiro o mascavo para esta receita)

1 xícara de óleo vegetal ( eu suo óleo de coco)

2 ovos (temperatura ambiente)

1 colher de chá de baunilha

1 1/2 xícara de farinha branca (eu uso farinha de aveia para esta receita ficar fit. Mara)

1 colher de cha rasa de canela

1 colher de cha de bicarbonato de sódio

1 colher de cha rasa de sal


--> Ferva a agua e quando ela estiver borbulhando jogue os flocos de aveia. Misture (vai ficar tudo grudadinho). Deixe esfriar. Bata o açúcar, o óleo, os ovos e o baunilha. Misturado tudo, jogue a farinha aos poucos, a canela, o bicarbonato, e sal. Misture tudo e depois jogue a aveia reservada. 22-26 minutos no forno, vai depender do tamanho da forma. É para o bolo ficar molinho e bem fofo então presta atenção no forno pra nao super assar. Eu uso formas pequenas de pão retangular. A receita da duas dessas formas. O bolo é o mais macio que ja comi, super delicioso e super saudável, e olha que nem curto muito aveia, mas amo esta receita, e minhas filhas também. Pode comer sem cobertura, ou fazer uma cobertura de cream cheese/ requeijão ou açucarada.

1,264 views0 comments

Recent Posts

See All