top of page

Lição: 29 de janeiro a 4 de fevereiro [1 Néfi 16–22]

“Prepararei o caminho a vossa frente”







Enquanto a família de Leí viajava para a terra prometida, o Senhor prometeu-lhes: “Prepararei o caminho a vossa frente, se guardardes meus mandamentos” (1 Néfi 17:13). Com certeza essa promessa não significava que a jornada seria fácil — os membros da família ainda tiveram desentendimentos, arcos se quebraram, as pessoas passaram por dificuldades e algumas morreram, e outras ainda tiveram que construir um navio com matéria bruta. No entanto, quando a família passava por tribulações e precisava fazer coisas que pareciam ser impossíveis, Néfi reconhecia que o Senhor nunca esteve longe deles. Ele sabia que Deus “alimenta [os fiéis] e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou” (1 Néfi 17:3). Se você alguma vez se perguntou por que coisas ruins acontecem a pessoas boas como Néfi e sua família, poderá encontrar respostas nesses capítulos. Mas o mais importante é que você verá o que pessoas boas fazem quando coisas ruins acontecem.



Princípio 1: Quando guardo os mandamentos, o Senhor me guia. 1 Néfi 16:10, 28–29; 18:8–13, 20–22


  • Se você tiver uma bússola, um mapa ou qualquer outra coisa que nos ajude a encontrar o caminho, explique a seus filhos como usá-lo. Essa poderia ser uma boa maneira de começar um debate sobre a Liahona, a qual você pode ler em 1 Néfi 16:10, 28–29. Quais são algumas das razões pelas quais uma bússola ou mapa pode falhar? Por que a Liahona às vezes não funcionava para a família de Leí? (Ver 1 Néfi 18:9–12, 20–22). O que o Pai Celestial nos deu hoje para nos guiar de volta a Ele?


Crianças menores: Peça-lhes que distribuam a Liahona reunida enquanto você lê 1 Néfi 16:10, 28–29.

Crianças maiores: 1 Néfi 16:10, 28–29 descreve a Liahona com inscrições nela. As crianças maiores podem ser incentivadas a escrever coisas importantes que o Senhor lhes disse nesta Liahona (como sua escritura favorita ou uma escritura de orientação da lição).



Atividade de movimento (para crianças menores):

Coloque essas letras em cada parede para Norte, Sul, Leste e Oeste. Gire o fuso para N e pergunte onde a Liahona está lhe dizendo para onde ir? Esperançosamente, todas correrão e ficarão sob o N (Norte). Depois faça isso mais algumas vezes, pedindo-lhes que voltem até você para ver para onde a Liahona está apontando.



  • Para ajudar seus filhos a aplicar o que aprenderam sobre a Liahona em 1 Néfi 16:10, 26–31; 18:8–22, convide-os a pensar sobre uma decisão importante ou difícil. O que Deus nos deu para nos guiar hoje que funciona como a Liahona? (Ver, por exemplo, Alma 37:38–44.) Considere a possibilidade de compartilhar uma experiência pessoal na qual o Pai Celestial guiou você.


Para crianças menores:

Faça um caminho de flechas que leve à gravura do Pai Celestial. Ao colocar as setas com as gravuras, fale sobre como elas ajudam a guiá-los de volta ao Pai Celestial.



Para crianças maiores:

Peça aos alunos que escrevam ou desenhem coisas nas setas que os ajudem a guiá-los de volta ao Pai Celestial.




Princípio 2: Posso ser um bom exemplo para minha família. 1 Néfi 16:21–32


  • Ao ler 1 Néfi 16:21–32 juntos, ajude seus filhos a descobrir como o exemplo de Néfi abençoou sua família (ver também o vídeo “O Senhor Guia a Jornada de Leí”, na Biblioteca do Evangelho). Isso poderia levar a um debate sobre como poderíamos ser como Néfi. Convide seus filhos a planejar algo que eles possam fazer para ser uma boa influência para seus familiares.



Aqui uma ideia que podem realizar no lar com a família. Pode ser divertido anotar ideias nas flechas e atirar pela sala.




Princípio 3: O Pai Celestial pode me ajudar a fazer coisas difíceis. 1 Néfi 17:7–19; 18:1–4



Aqui está um quebra-cabeça que também conta a história:






  • Cantem juntos a segunda estrofe de “Néfi era valente” (Músicas para Crianças, pp. 64–65). O que ajudou Néfi a ter coragem quando seus irmãos zombaram dele por tentar construir um navio?





  • Néfi não sabia como construir um barco, então confiou nas instruções do Senhor. Depois de ler 1 Néfi 18:1 com você, peça a seus filhos que completem a página de atividades desta semana. Enquanto isso, converse com eles sobre como o Pai Celestial pode nos ajudar a fazer coisas difíceis, assim como Ele ajudou Néfi.


Clique na página de atividade para o PDF direto do site da Igreja:





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

10.875 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page