Lição: 28 de Outubro a 3 de Novembro [Mórmon 1-6]
- Joelma Bellini
- 29 de out. de 2024
- 3 min de leitura
“Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes”

Mórmon não fez um “relato completo” das “terríveis cenas” de iniquidade e derramamento de sangue que viu entre os nefitas. Mas o que ele registrou em Mórmon 1–6 é suficiente para nos lembrar do quanto uma pessoa que antes era justa pode cair. Apesar de tudo o que viu e vivenciou, ele nunca perdeu de vista a grande misericórdia de Deus e a convicção de que o arrependimento é o caminho para recebê-la.
Princípio 1: Posso seguir a Jesus Cristo, como Mórmon fez. Mórmon 1:1–3; 2:1, 23–24; 3:1–3, 12, 17–22
Como Mórmon era muito jovem quando desenvolveu a fé em Cristo, ele pode ser uma inspiração para seus filhos. Leia Mórmon 1:1–3 e peça a seus filhos que prestem atenção na idade de Mórmon quando Amaron lhe deu uma missão especial. Você também pode ajudá-los a encontrar nesses versículos as qualidades que Amaron viu em Mórmon. Como essas qualidades nos ajudam a seguir a Jesus Cristo?
Para crianças menores, leia Mórmon 1:1-3 e deixe-as montar o quebra-cabeça.
Para crianças maiores, distribua as peças e peça que elas procurem as escrituras, leiam e discutam, e depois deixe-as montar o quebra-cabeça.


Como Mórmon seguiu a Jesus Cristo, ele teve a oportunidade de servir e abençoar o próximo. Peça a seus filhos que leiam uma ou mais das seguintes passagens e os ajude a compartilhar o que aprenderam sobre Mórmon: Mórmon 1:1–3; 2:1, 23–24 e 3:1–3, 12, 20–22 (ver também “Capítulo 49: Os ensinamentos de Mórmon”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 138–142). De que maneira ele seguiu a Jesus Cristo? Como a fé que ele tinha em Jesus Cristo ajudou ou abençoou o próximo? Como nossa fé pode ajudar as pessoas que conhecemos?

Princípio 2: A tristeza segundo Deus me leva a Cristo e à mudança duradoura. Mórmon 2:8–15
Você poderia fazer um gráfico como o da seção “Ideias de aprendizado em casa e na igreja” para ajudar seus filhos a entender a diferença entre a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o mundo ao lerem Mórmon 2:8, 10–15. Depois, eles também poderiam procurar em Mórmon 2:12 razões pelas quais o arrependimento deve fazer nosso “coração (…) regozijar-se”. Como podemos ter certeza de que a tristeza que sentimos por nossos pecados nos leva a buscar a Deus para nos ajudar a mudar?

Princípio 3: O Pai Celestial me concede muitas bênçãos. Mórmon 3:3, 9
Pedir a seus filhos que listem (ou desenhem) algumas coisas pelas quais são gratos pode ser uma boa maneira de ajudá-los a sentir gratidão por Deus. Depois que eles fizerem uma lista, leia Mórmon 3:3, 9 e explique-lhes que o Pai Celestial também abençoou os nefitas, mas eles não reconheceram isso. O que podemos fazer para mostrar que somos gratos ao Pai Celestial por nossas bênçãos?
Vocês podem escrever as bênçãos em tiras de papel e colar na caixa de presente.

Princípio 4: O Pai Celestial quer que eu ame a todos. Mórmon 3:12
Mesmo os nefitas sendo maus, Mórmon nunca deixou de amá-los. Ajude seus filhos a encontrar as palavras “amara” e “amor” em Mórmon 3:12. Vocês também poderiam cantar uma música juntos sobre amar as pessoas, como “Ama sempre ao teu irmão” (Músicas para Crianças, p. 39), enquanto você mostra fotografias de crianças do mundo todo. Preste testemunho do amor de Deus por todos os Seus filhos.

Aqui vai uma atividade de Mórmon. (pegue as super ações e cole na figura do super Mórmon).


Clique na imagem para acessar a página de atividade:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comments