Lição: 27 de Setembro a 3 de Outubro [D&C 109-110]

“Ela é a tua casa, um lugar de tua santidade”



Princípio 1: O templo é a casa do Senhor.


Pense em como você vai ajudar as crianças a sentir reverência pela casa do Senhor e a aguardar com entusiasmo pelo dia em que poderão entrar no “lugar de [Sua] santidade” (Doutrina e Convênios 109:13).


Essa é uma atividade de uma lição passada. É perfeita para ensinar as crianças quem elas podem ver no Templo, vocês podem ajudá-las a se prepararem desde já para entrar no Templo e realizar batismos por seus antepassados muito em breve.


Baixe aqui


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem algo que apreciam muito na casa delas. Mostre uma gravura do Templo de Kirtland e use Doutrina e Convênios 109:12–13; 110:1–7 para contar sobre o dia em que o templo foi dedicado e se tornou a casa do Senhor (ver também o “Capítulo 39: O Templo de Kirtland é dedicado”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 151–154). Para mostrar que o templo é a casa do Senhor, leia a seguinte frase da oração dedicatória feita por Joseph Smith: “Esta é a tua casa, um lugar de tua santidade” (Doutrina e Convênios 109:13). Peça às crianças que falem algo que elas apreciam muito a respeito do templo.


As promessas e bênçãos de frequentar o Templo são tão perfeitas! Faça duas cópias para um jogo da memória simples, discuta as promessas depois que uma combinação for feita.

Baixe aqui

Baixe aqui P&G

  • Dê uma gravura do templo para cada criança ou deixe que elas desenhem um. Cantem juntos uma música sobre o templo, como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Peça às crianças que ergam suas gravuras sempre que cantarem a palavra “templo”. Mostre outras palavras na música que nos ensinam algo importante sobre o templo. Diga às crianças como você se sente em relação ao templo e como sabe que é a casa do Senhor.


Segue abaixo algumas gravuras do Templo de Kirtland, que está na lição desta semana.


Baixe aqui


Aqui está um cartão para dar de lembrancinha com um bombom.


Baixe aqui


Segue uma atividade que vocês transformarão em um cartão para ligar com barbante ou outro cordão ou linha. Podem fazer juntos com a classe na Primária ou no lar com a família. Vocês também podem plastificar para torná-la uma atividade mais fácil de passar o barbante.


Baixe aqui


Princípio 2: As chaves do sacerdócio necessárias para realizar a obra de Deus estão na Igreja hoje em dia.


O Templo de Kirtland é importante na história da Igreja. Jesus Cristo apareceu ali, junto com antigos profetas. Esses profetas conferiram a Joseph Smith as chaves do sacerdócio necessárias para realizar a obra de Deus nos últimos dias.


Atividades sugeridas

  • Use a página de atividades desta semana ou o “Capítulo 40: Visões no Templo de Kirtland” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 155–157) para contar às crianças sobre os mensageiros celestiais que apareceram no templo. Use frases de Doutrina e Convênios 110 que ajudem você e as crianças a compreender o caráter sagrado desses acontecimentos.

Baixe aqui



Baixe aqui

  • Mostre às crianças algumas chaves e pergunte para que servem. Deixe que as crianças se revezem segurando as chaves e fazendo de conta que estão abrindo uma porta trancada. Enquanto fazem isso, explique-lhes que Joseph Smith recebeu as chaves do sacerdócio no Templo de Kirtland. Essas chaves abrem o poder e as bênçãos necessárias para podermos realizar a obra de Deus em Sua Igreja, como compartilhar o evangelho e fazer o trabalho do templo.

  • Para ajudar as crianças a compreender as chaves conferidas por Elias a Joseph Smith, cantem juntos uma música sobre Elias ou a história da família como “Elias ensinou a verdade” (Liahona, outubro de 2001, O Amigo). Conte uma experiência que ajudou você a voltar seu coração a seus antepassados. Peça às crianças que contem algo que sabem sobre os avós ou outro antepassado delas.

Segue abaixo um pequeno filme sobre ancestrais.



Princípio 3: O templo é a casa do Senhor.


Como você vai mostrar às crianças o amor que você sente pela casa do Senhor? Pense em como vai inspirá-las a aceitar o desafio do élder Quentin L. Cook: “Que cada um de nós, onde quer que moremos, vejamos a nós mesmos no templo” (“Veja a si mesmo no templo”, A Liahona, maio de 2016, p. 98).

Baixe aqui


Atividades sugeridas

  • Escolha versículos da seção 109 ou 110 que você acha que enfatizam as bênçãos do templo (algumas sugestões estão no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Faça uma lista dessas bênçãos no quadro e peça às crianças que as encontrem nos versículos que você escolheu. Como podemos explicar para uma pessoa por que o templo é importante para nós?

  • Peça às crianças que leiam em silêncio Doutrina e Convênios 110:1–10 e convide-as a compartilhar algo que aprenderam sobre Jesus Cristo ou o templo nesses versículos. Peça às crianças que façam um desenho delas mesmas e do Salvador no templo.

Baixe aqui

  • Peça às crianças que imaginem que um amigo está procurando a casa delas. Como podemos ajudar nosso amigo a saber qual é nossa casa? Como sabemos que o templo é a casa do Senhor? Leia com as crianças Doutrina e Convênios 109:12–13 e diga-lhes como você sabe que o templo é a casa do Senhor. Mostre fotografias de templos e deixe que as crianças falem o que sentem a respeito da casa do Senhor.

  • Cante com as crianças o hino “Tal como um facho” (Hinos, nº 2) e conte a elas que ele foi cantado na dedicação do Templo de Kirtland e é cantado na dedicação de todos os templos hoje em dia. Por que esse foi um bom hino para a dedicação do Templo de Kirtland?


Princípio 4: As chaves do sacerdócio necessárias para realizar a obra de Deus estão na Igreja hoje em dia.


O élder Gary E. Stevenson disse: “Todos os filhos do Pai Celestial foram privados das ordenanças de salvação do evangelho de Jesus Cristo — até a restauração divina ser realizada por [Moisés, Elias e Elias, o Profeta]” (“Onde estão as chaves e a autoridade do sacerdócio?”, A Liahona, maio de 2016, p. 30).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que examinem Doutrina e Convênios 110:11–16 e encontrem o nome de três profetas da antiguidade que apareceram no Templo de Kirtland. Depois, ajude-as a encontrar palavras nesses versículos que descrevam o que cada profeta “conferiu” ou entregou a Joseph Smith e Oliver Cowdery. Você pode encontrar uma descrição útil no “Capítulo 40: Visões no Templo de Kirtland” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 155–157).

Vídeo postado acima, no princípio 2.

  • Leia essa descrição das chaves do sacerdócio feita pelo presidente Russell M. Nelson: “Em seu bolso pode ser que esteja a chave de sua casa ou de seu carro. As chaves do sacerdócio, porém, são intangíveis e invisíveis. Elas ‘ligam’ a autoridade do sacerdócio” (“Responsabilidade pessoal no sacerdócio”, A Liahona, novembro de 2003, p. 45). Para ilustrar a importância das chaves do sacerdócio, converse com as crianças sobre os problemas que surgem quando perdemos a chave de casa ou do carro. De que maneira isso é parecido com os problemas que surgem quando as chaves do sacerdócio são perdidas? Ajude as crianças a compreender quem são os portadores das chaves do sacerdócio hoje em dia e como essas chaves são usadas para abrir as bênçãos a todos os filhos de Deus (ver “As chaves do sacerdócio”, Sempre Fiéis, p. 163).

  • Para mais explicações sobre as chaves restauradas no Templo de Kirtland, mostre o vídeo “Pela Mão de Elias, o Profeta” (ChurchofJesusChrist.org). Troquem ideias sobre o que podemos fazer para participar no trabalho que foi possibilitado pelas chaves de Elias. Ou mostre o vídeo “Ceifeiros no Reino” (ChurchofJesusChrist.org) e conversem sobre como podemos ajudar a reunir os filhos do Pai Celestial para que voltem a Ele.



O Sacerdócio foi restaurado a Joseph Smith Jr. e Oliver Cowdery em 15 de maio de 1829 após séculos. Junto com a Restauração do Sacerdócio vieram as Chaves do Sacerdócio para realizar a Ordenança de Salvação, como o batismo, a imposição das mãos para o dom do Espírito Santo, etc. A lição desta semana explica por que precisamos do Sacerdócio para realizar as Ordenanças e como o Sacerdócio foi restaurado! Assistam ao vídeo da historinha dessa semana, sobre a Restauração das Chaves do Sacerdócio! Observem e vejam se conseguem se lembrar de algumas das pessoas que Deus enviou para visitar Joseph Smith para dar-lhe as Chaves do Sacerdócio.



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

973 views0 comments

Recent Posts

See All