top of page

Lição: 26 de fevereiro a 3 de março [2 Néfi 11–19]

“Seu nome será (…) Príncipe da Paz”







Escrever em placas de metal não é fácil, e o espaço nas placas menores de Néfi era limitado. Então, por que Néfi se deu ao trabalho de copiar tantos dos escritos do profeta Isaías em seu registro? É possível afirmar que ele o fez porque desejava que acreditássemos em Jesus Cristo. Néfi tinha visto o que aconteceria a seu povo nas gerações futuras. Ele viu que, apesar de suas grandes bênçãos, eles se tornariam orgulhosos, hostis e mundanos. Ele também viu problemas semelhantes em nossos dias. Os escritos de Isaías advertiram contra tal iniquidade. Mas eles também deram a Néfi a esperança de um futuro glorioso — o fim da iniquidade, a coligação dos fiéis e uma “grande luz” para o povo que “[andava nas trevas”. Tudo isso aconteceria porque “um menino nos [nasceria]”, o qual poderia acabar com toda a contenda — o “Príncipe da Paz”.




Princípio 1: O templo é a casa do Senhor. 2 Néfi 12:2–3


  • Isaías descreveu o templo como “o monte da casa do Senhor”. Seus filhos podem encenar uma escalada à montanha enquanto você lê 2 Néfi 12:2–3. Ajude-os a encontrar frases nesses versículos que descrevam por que temos templos.




  • Para ilustrar a frase “andaremos nas suas veredas” de 2 Néfi 12:3, você poderia fazer um caminho no chão, levando à gravura de um templo. Enquanto seus filhos andam pelo caminho, eles podem nomear coisas que podem fazer para andar nas veredas do Senhor.






Aqui está um extra se você desejar tornar seu caminho mais longo.

PDF


Aqui está uma gravura do Templo para colorir e usar no final do seu caminho.



  • Seus filhos podem gostar de fazer um desenho de si mesmos indo ao templo. Eles também podem cantar ou ouvir uma música sobre o templo, como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Ajude-as a encontrar frases no hino que ensinem o que é o templo e o que fazemos ali.


Aqui está uma ideia fofa do Meu Amigo Junho 2008:


Aqui está uma música interativa que pode ajudar a dar pistas às crianças sobre o que é o templo e o que fazemos lá.






Princípio 2: Jesus Cristo é meu Salvador. 2 Néfi 11:4–7; 17:14; 19:6


  • Há vários nomes para Jesus Cristo em 2 Néfi 11:4–7; 17:14; 19:6. Ajude seus filhos a encontrá-los e a falar sobre seus significados. Por exemplo, “Cristo” significa “o ungido” e “Emanuel” significa “Deus conosco”. O que esses nomes nos ensinam sobre Jesus?



  • Mostre trechos do vídeo “O Menino Jesus” (Biblioteca do Evangelho) que mostram pessoas diferentes vendo Jesus pela primeira vez. Pause o vídeo durante essas representações e pergunte a seus filhos o que essas pessoas podem ter sentido. O que sentiríamos se estivéssemos lá? Como nos sentiremos quando O virmos novamente?




Princípio 3: Satanás tenta me confundir a respeito do bem e do mal. 2 Néfi 15:20


  • Mostre a seus filhos algo amargo ou azedo, como um limão, embrulhado como doce. Leiam juntos 2 Néfi 15:20. Como Satanás tenta fazer as coisas más parecerem boas? Você também pode mostrar os primeiros 90 segundos do vídeo “Sereis Libertados” (Biblioteca do Evangelho). Por que o pescador disfarça seu anzol? Por que Satanás disfarça o pecado? Como Jesus Cristo nos ajuda a evitar que sejamos enganados por Satanás?



Traga duas latas de refrigerante, uma cheia e outra vazia. Coloque as duas latas de refrigerante uma ao lado da outra e pergunte às crianças se elas conseguem perceber a diferença entre as duas. Eventualmente, elas descobrirão que uma contém líquido e a outra não. Diga-lhes que Satanás disfarça coisas assim, fazendo-nos pensar que ainda teremos a verdadeira felicidade mesmo quando pecamos. Por exemplo, quando mentimos ou roubamos. Satanás nos diz que seremos felizes ou não teremos consequências, mas realmente temos. Peça às crianças que pensem em outras maneiras pelas quais Satanás disfarça o pecado.

Em seguida, peça às crianças que pisem na lata que contém refrigerante. Não pode ser destruída. Depois peça para alguém pisar na lata que não contém líquido. Fica esmagada. O líquido representa o Espírito Santo. Mostre-lhes como Satanás faz as coisas parecerem boas, mas quando temos o Espírito Santo podemos perceber a diferença. Leia 2 Néfi 15:20



OU Você também pode fazer biscoitos e adicionar muito sal. Quando as crianças os mordem, percebem que algo está errado. Leia a escritura 2 Néfi 15:20. Fale sobre como Satanás disfarça as coisas para que pareçam boas. Depois, dê-lhes biscoitos feitos corretamente e preste testemunho de que, se vivermos em retidão, poderemos desfrutar da verdadeira felicidade.



Segue videoaula dessa semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

12.143 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Muito obrigada bem interessante para nós que não têm agilidade com dinâmica e criatividade.

Like

Muito obrigada! E de muita ajuda para mim

Like
bottom of page