“A rocha de nosso Redentor”
O livro de Helamã relata tanto as vitórias como as tragédias ocorridas entre os nefitas e os lamanitas. Ele começa com “uma séria dificuldade entre o povo nefita”, e outras dificuldades continuam sendo relatadas ao longo do registro. Lemos nele a respeito de intrigas políticas, bandos de ladrões, rejeição aos profetas, orgulho e descrença em toda a terra. Mas encontramos também exemplos como os de Néfi e Leí, e da “parte mais humilde do povo”, que não apenas sobreviveram, mas prosperaram espiritualmente. Como eles conseguiram fazer isso? Como permaneceram fortes enquanto a civilização ao redor começava a declinar e se desfazer? Do mesmo modo que qualquer um de nós permanece firme durante uma “violenta tempestade” que o diabo envia para nos açoitar — edificando nossa vida “sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, (…) um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão”.
Princípio 1: O Pai Celestial quer que eu seja humilde. Helamã 3:24, 33–34; 4:11–15
Peça a seus filhos que desenhem sua própria versão do “ciclo do orgulho” com base no diagrama acima. Depois, leiam juntos Helamã 3:24, 33–34 e 4:11–15 e peça que indiquem as partes do ciclo que esses versículos descrevem. Como podemos escolher ser humildes — e permanecer assim?
Ensine sobre o ciclo do orgulho que vemos acontecer entre os Lamanitas e Nefitas, e explique porque isso acontece, e como podemos evitar que isso aconteça com a gente. Use a atividade abaixo em família para crianças maiores que podem associar a escritura às palavras.
Para crianças menores, podem usar outras maneiras de ensinar sobre ser humilde e grato ao Senhor. Revisem este quebra-cabeça (de lições anteriores) lembrando as crianças do que significa ser humilde. Se preferirem usar um quebra-cabeça grande de chão, clique na imagem abaixo para acessa a página:
Princípio 2: Vou edificar meu alicerce em Jesus Cristo. Helamã 5:12
Considere usar uma foto de um templo para iniciar uma conversa sobre por que os edifícios precisam de alicerces fortes. Ou você pode olhar para os alicerces de sua casa ou da igreja. Para enfatizar a força de uma base sólida, seus filhos podem tentar mover uma pedra soprando-a. Ao lerem juntos Helamã 5:12, pergunte a seus filhos por que Jesus Cristo é “um alicerce seguro” para nossa vida. Como podemos edificar nossa vida sobre Ele? (Ver Helamã 3:27–29, 35 e Regras de Fé 1:4.)
Essa é uma ideia que pode ser usada no quadro... (lousa). Se optar por não usar as pedras dessa atividade, pode simplesmente pedir para as crianças desenharem uma sob o templo, quando elas mencionarem algo que podem fazer para construir seu alicerce em Cristo.
Use essa atividade para ensinar que Jesus Cristo é nosso alicerce para suportar as tempestades (desafios). Aqui vai as instruções: Enquanto você vai movendo a tira e passando pelos edifícios fale sobre eles e como eles precisam de um alicerce forte. Leia a escritura e quando as crianças descobrirem quem é a rocha, deixe que elas tire o papel e vejam se estão certos.
Aqui vai uma ideia divertida:
Na verdade, seria interessante começar a aula com esta atividade, um objeto que chame a atenção e que você pode usar ou consultar ao longo da aula.
Para crianças maiores:
Cole-os em blocos de madeira para jogo Caiu Perdeu (Jenga) e peça as crianças que os coloquem na ordem correta para completar a escritura e a regra de fé. Então, elas podem construir com eles.
Para crianças menores, podem ajudá-las a responder à pergunta de como podemos edificar em Cristo, com este quebra-cabeça da 4ª regra de fé.
Peça aos seus filhos que construam uma torre usando blocos ou outros materiais em diferentes tipos de alicerces (como bolas de algodão ou uma pedra de superfície plana). De que maneira um alicerce sólido é semelhante a Jesus Cristo? Eles poderiam adicionar um bloco à estrutura para cada ideia que compartilharem sobre o que eles podem fazer para segui-Lo.
Clique na imagem para página de atividade da semana:
Princípio 3: O Espírito Santo sussurra com uma voz mansa e suave. Helamã 5:21–52
A voz descrita em Helamã 5:29–30, 45–47 nos ensina uma maneira pela qual o Espírito Santo fala conosco. Para ajudar seus filhos a entender essa verdade, considere a possibilidade de ler o “Capítulo 37: Néfi e Leí na prisão” (Histórias do Livro de Mórmon, pp. 99–102). Quando você falar sobre a voz que as pessoas ouviram, fale com voz suave. Repita a história algumas vezes e peça às crianças que sussurrem com você. Ajude-as a pensar em outras maneiras pelas quais o Espírito Santo pode falar conosco.
Ou podem contar a história de Os irmãos Néfi e Leí. você pode usar a historia ilustrada para resumir clicando na imagem abaixo:
Segue uma página para colorir:
Aqui está uma atividade para usar na sua história como fantoches. Deixe que as crianças interagem com a história.
Aqui vai mais uma atividade para ensinar a história as crianças de uma maneira interativa.
Princípio 4: O arrependimento substitui a escuridão espiritual pela luz. Helamã 5:20–52
Para enfatizar o que Helamã 5:20–41 ensina sobre escuridão e luz, procure ler ou resumir esses versículos no escuro, usando apenas uma lanterna para a luz. Diga a seus filhos o que as pessoas precisam fazer para que a escuridão seja removida. Em seguida, acenda as luzes e leiam os versículos 42–48 juntos. O que esses versículos nos ensinam quanto ao arrependimento?
Se tiver bastões luminosos, pode adicionar um pouco mais de luz a cada versículo.
Vídeo da semana:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comments