top of page

Lição: 24 a 30 de Junho [Alma 13-16]

Atualizado: 24 de jun.

“Entrar no descanso do Senhor”








A vida em Amonia tinha sido boa para Amuleque e Zeezrom de várias maneiras. Amuleque era “homem de alguma reputação”, com “muitos parentes e amigos” e “muitas riquezas”. Zeezrom era um advogado experiente que tinha “muitos negócios”. Então Alma chegou, fazendo um convite divino para se arrependerem e “entrarem no descanso do Senhor”. Para Amuleque, Zeezrom e outros, aceitar esse convite exigiu sacrifícios e trouxe até adversidades quase insuportáveis. Mas, a história não termina aí, é claro. Em Alma 13–16, vemos o que acontece no final com as pessoas que acreditam “no poder de Cristo para a salvação”. Às vezes, há libertação, outras vezes, cura — e às vezes, as coisas não ficam nem um pouco mais fáceis na vida. Mas sempre “o Senhor (…) recebe [Seu povo] para si em glória”. Ele sempre concede “poder segundo [nossa] fé em Cristo”. E essa fé sempre nos dá “esperança de que [receberemos] a vida eterna”. Ao ler esses capítulos, você encontrará consolo nessas promessas e talvez entenda melhor o que Alma quis dizer quando falou sobre entrar “no descanso do Senhor”.




Como este domingo é o quinto domingo do mês, as professoras da Primária são incentivadas a usar atividades de aprendizado no “Apêndice B: Preparar as crianças para uma vida inteira no caminho do convênio de Deus”.


Clique na imagem para acessar a página das atividades do Apêndice B:



Princípio 1: O poder do sacerdócio me ajuda a me aproximar de Cristo. Alma 13:1–2, 16


  • Uma maneira de ajudar seus filhos a ver como o poder do sacerdócio nos guia a Cristo é mostrar-lhes gravuras de como o poder do sacerdócio é usado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 103–110). Seus filhos podem ajudá-lo a pensar em como Jesus usou Seu poder (ver, por exemplo, Mateus 26:26–28; Marcos 5:22–24, 35–43; Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 38–41). Leiam Alma 13:2 juntos e debatam sobre como o poder do sacerdócio nos ajuda a “esperar pelo (…) Filho [de Deus]” e a nos tornar mais semelhantes a Ele.


  • Por que Deus nos deu ordenanças do sacerdócio? Ajude seus filhos a encontrar uma resposta em Alma 13:16. Se eles precisarem de ajuda para saber o que é uma ordenança, há explicações no Manual Geral, itens 18.1 e 18.2. Converse com seus filhos sobre suas experiências ao receber essas ordenanças. Como elas nos ajudam a “esperar [de Jesus Cristo] a remissão de [nossos] pecados”? Uma canção como “Quando eu for batizado” (Músicas para Crianças, p. 53) pode ajudar seus filhos a pensar em outras razões para agradecer pelas ordenanças do sacerdócio.




Princípio 2: Jesus Cristo me ajuda a ficar limpo. Alma 13:10–12


  • Depois de ler esses versículos juntos, considere maneiras de ajudar seus filhos a visualizar seus ensinamentos. Vocês podem ponderar juntos sobre seu significado. Como nos sentimos quando estamos sujos? Como nos sentimos quando voltamos a ficar limpos? Como esses sentimentos são semelhantes ao que sentimos quando pecamos e depois nos arrependemos, e assim nos tornamos limpos pela Expiação do Salvador?



Princípio 3: O Pai Celestial me fortalece quando tenho fé em Jesus Cristo. Alma 14:18–29


  • A página de atividades desta semana pode ajudar você — ou seus filhos — a contar a história em Alma 14:18–29 (ver também “Capítulo 22: A Missão de Alma em Amonia”, Histórias do Livro de Mórmon, p. 58). Enfatize que Alma e Amuleque receberam forças “de acordo com [sua] fé em Cristo” (Alma 14:26). Você também pode falar sobre uma ocasião em que o Senhor lhe deu forças “de acordo com [sua] fé”. Como podemos ser fiéis como Alma e Amuleque? 


Clique na imagem para o PDF no site da Igreja:






Princípio 4: Jesus Cristo tem poder de transformar os corações. Alma 15:3–12


  • A mudança de coração de Zeezrom por intermédio de Jesus Cristo é inspiradora. Você pode rever com seus filhos o que eles aprenderam sobre Zeezrom na semana passada. E depois ler juntos Alma 15:3–12 para descobrir como ele mudou. O que aprendemos, com a experiência de Zeezrom, a respeito do poder do Senhor? (ver o vídeo “Zeezrom É Curado e Batizado”, Biblioteca do Evangelho).




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Crystal e Vem e Segue-Me Kids

5.564 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page