Lição: 24 a 30 de Agosto [Helamã 7-12]

“Lembrar-se do Senhor”




















Princípio 1: O Senhor quer que eu me lembre Dele.


"Pergunte às crianças o que sabem sobre o profeta Néfi, filho de Helamã (verHelamã 7–12). Se necessário, explique-lhes a diferença entre esse profeta chamado Néfi e o profeta Néfi do início do Livro de Mórmon."

Misture as escrituras e leia com seus filhos para descobrir de qual Néfi se fala. Leia as escrituras para as crianças se familiarizarem com o vocabulário das escrituras. (Adorei essa atividade, poucos de nós faz bastante referência ao exemplo de Néfi, filho de Helamã)

Baixar aqui em: Colorido / p&b

"O profeta Néfi queria que eles se lembrassem de Deus. Leve para a aula gravuras em uma sacola que representem maneiras pelas quais as crianças possam se lembrar do Pai Celestial e de Jesus. Deixe as crianças se revezarem para escolher uma gravura e dizer como podemos nos lembrar de Deus todos os dias."

Baixar aqui

Princípio 2: Os profetas testificaram de Jesus Cristo.

"Mostre às crianças uma gravura de Jesus Cristo e diga-lhes que profetas como Néfi nos convidam a seguir Jesus. Leia as seguintes palavras sobre os profetas em Helamã 8:22: “Eles testificaram a respeito da vinda de Cristo e aguardaram ansiosamente e regozijaram-se no seu dia”. Compartilhe com as crianças algo que nosso profeta atual disse sobre o Salvador."

Um quebra-cabeça com os ensinamentos do Presidente Nelson da última conferência. Você talvez tenha que explicar algumas palavras para as crianças menores. Simplifique elas mas ensine-as. Você também pode usar essa mesma imagem para as outras atividades se não quiser imprimir muito.

Baixar aqui em: Colorido / p&b

Tempo de música: Cante algum hino sobre os profetas. (Para aqueles que já fazem os materiais desde o começo, provavelmente vocês já tem esse hino impresso)

Baixar aqui

"Escolha uma frase-chave da música e escreva uma palavra da frase em cada uma de várias pegadas feitas de papel. Coloque as pegadas no chão de modo a conduzirem à uma gravura do Salvador. Peça às crianças que sigam o caminho das pegadas e ajude-as a ler as palavras."

(Para economizar você pode copiar o modelo e fazer suas próprias pegadas também, escrevendo as palavras chaves)




Baixar aqui

Princípio 3: Obedecerei ao Pai Celestial.

"Leia Helamã 10:2, 11–12 e ajude as crianças a ver que Néfi queria obedecer ao Senhor mesmo que tivesse que fazer algo difícil. Ajude as crianças a entender que às vezes o Pai Celestial quer que façamos algo diferente do que queremos fazer, mas podemos obedecê-Lo como Néfi obedeceu. Compartilhe declarações como “Às vezes quero ficar com raiva, mas o Pai Celestial quer que eu seja…” e deixe as crianças terminarem as declarações. Incentive-as a se lembrarem de parar e pensar sobre o que o Pai Celestial quer que elas façam e depois façam isso."


Instruções: dobre a folha na linha e desenhe uma boca feliz na parte de baixo. Quando estiver ensinando as crianças que as vezes ficamos irritados ou com raiva e que todos sentem isso, mostre só o rosto irritado; mas o Pai Celestial quer que aprendamos a controlar os sentimentos ruins para que possamos ter apenas sentimentos bons; dobre a folha. Você pode desenvolver mais essa parte para ensinar as crianças sobre os sentimentos e como podemos controlá-los. Essa é uma ótima forma de ensinar as crianças a como ser mais semelhantes ao Salvador. Algumas ideias para ensinar a controlar esses sentimentos são:


- Quando estiver triste, dê um abraço na mamãe ou papai;

- Quando estiver com raiva, respire e conte para a mamãe ou papai como se sente (se perceber que seu filho está assim, chegue a ele, de-lhe um abraço e peça para ele te dizer como se sente);

- Quando estiver confuso, ajude-o fazendo perguntas para que ele possa entender como ele se sente e possa compartilhar com você seus sentimentos.


Ensine com amor, mesmo em momentos turbulentos!

Baixe aqui - menina

baixe aqui - menino

Princípio 4: Estarei espiritualmente seguro ao seguir o profeta.

"Peça às crianças que façam uma lista no quadro de coisas que um profeta faz (ver “Profeta”, Guia para Estudo das Escrituras,scriptures.ChurchofJesusChrist.org)."


Aqui vai um post para as crianças maiores lerem e marcarem as palavras chaves. Você pode colocar na parede dos seus filhos para que durante toda a semana ele lembre (para crianças menores você pode ensinar de uma forma clara e simples sobre quem é o profeta e que ele fala diretamente com Deus e mostra o caminho para fazermos as coisas certas, e se seguirmos o que ele pede seremos felizes e deixaremos o Pai Celestial feliz).

Baixar aqui

Use essas atividades abaixo para ensinar mais sobre o profeta (e não se esqueça de prestar seu testemunho sobre o profeta para as crianças)


Baixe aqui (crianças menores)


Baixe aqui (crianças maiores)

Princípio 4: O Senhor quer que eu me lembre Dele.


"Leiam juntos Helamã 7:20–21 e pergunte às crianças o que elas acham que significa esquecer-se de Deus. Explique-lhes que a palavra esquecer também pode significar “negligenciar” ou “ignorar”. Mostre às crianças uma gravura do Salvador e peça-lhes que desenhem coisas com as quais talvez percam muito tempo que podem fazer com que se esqueçam do Senhor. Coloque os desenhos delas na frente da gravura de Jesus. Peça às crianças que pensem em coisas que podem fazer todos os dias para se lembrarem do Pai Celestial e de Jesus. Enquanto elas compartilham seus pensamentos, retire os desenhos um por um até que a imagem do Salvador seja revelada."


Aqui vai uma foto de Jesus Cristo (se tiver uma em casa, pode usar a que tiver também).

O desenho está tão lindo que eu quero imprimir num papel foto e colocar na parede das minhas meninas. Crystal realmente é muito talentosa! Obrigada Crystal!!!

Baixar aqui - Colorido / p&b

Use essa folha para que as crianças desenhem coisas que nos atrapalham em lembrar do Senhor e coloque-a em cima da folha de Cristo. Vai tirando um quebra-cabeça por vez e conversando sobre cada situação até a foto de Cristo ser revelada.

Baixe aqui


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

389 views2 comments

Recent Posts

See All