top of page
Foto do escritorJoelma Bellini

Lição: 22 a 28 de Julho [Alma 32-35]

Atualizado: 29 de jul.

“Planteis esta palavra em vosso coração”









Para os zoramitas, a oração consistia em ficar em pé, onde todos podiam ver, e repetir palavras vazias e cheias de orgulho. Os zoramitas não tinham fé em Jesus Cristo — até negavam Sua existência — e perseguiam os pobres. Por outro lado, Alma e Amuleque ensinavam que a oração tem mais a ver com o que acontece em nosso coração do que em uma plataforma pública. E, se não mostrarmos compaixão pelas pessoas necessitadas, nossa oração é “vã e de nada (…) vale”. Mais importante, oramos porque temos fé em Jesus Cristo, que oferece redenção por meio de Seu “sacrifício infinito e eterno”. Alma explicou que essa fé começa com a humildade e o “desejo de acreditar”. Com o tempo e nutrição constante, a palavra de Deus se enraíza em nosso coração, até que se torne “uma árvore que brotará para a vida eterna”.




Princípio 1: O Senhor pode me ensinar se eu escolher a humildade. Alma 32:1–16


  • Ele disse que Alma e Amuleque tiveram sucesso ensinando os zoramitas que eram humildes. O que significa ser humilde? Ajude seus filhos a encontrar uma definição de humildade no Guia para Estudo das Escrituras. Que outras pistas sobre o significado dessa palavra podemos encontrar em Alma 32:13–16? Peça a seus filhos que completem uma frase como “Sou humilde quando…”.


Aqui está um quebra-cabeça maior de chão:


Segue um menor para imprimir em uma página:


Há também esta página para crianças maiores, ou você pode recortar os personagens para contar a história dos zoramitas:




Princípio 2: Meu testemunho de Jesus Cristo cresce à medida que consigo nutri-lo. Alma 32:28–43


  • Sementes, árvores e frutos são objetos conhecidos que podem ajudar as crianças a entender princípios abstratos como fé e testemunho. Deixe seus filhos segurarem uma semente enquanto você lê Alma 32:28. Peça-lhes que o ajudem a pensar em maneiras pelas quais aprimorar o testemunho de Jesus Cristo é como plantar e nutrir uma semente (ver “Capítulo 29: Alma ensina a respeito da fé e da palavra de Deus”, Histórias do Livro de Mórmon, p. 81). Você poderia plantar sua semente e falar sobre o que é necessário para ajudar uma semente — ou um testemunho — a crescer.




Você pode pendurá-lo no colar ou colocá-lo em um copo, caso decida plantar uma semente em um copo.



  • A figura de uma árvore acompanha este esboço; ela pode ser usada para ilustrar as palavras de Alma em Alma 32:28–43. Ou façam uma caminhada para encontrar plantas em estágios diferentes de crescimento e leiam os versículos de Alma 32 que comparam o crescimento de uma planta a nosso testemunho. Seus filhos podem gostar de desenhar uma árvore no quadro e adicionar uma folha ou uma fruta toda vez que pensarem em algo que possam fazer para ajudar a crescer seu testemunho de Jesus Cristo.




Para as crianças menores você pode usar as frutas e folhas com imagens para ajudá-las a entender melhor algumas das coisas que podem nos ajudar a fortalecer nossa fé. Você pode discutir e explicar cada uma delas.


  • Você poderia deixar seus filhos enterrarem uma semente (representando a palavra de Deus) em uma pedra (representando um coração orgulhoso) e em solo macio (representando um coração humilde). Leiam juntos Alma 32:27–28. Fale sobre o que significa “dar lugar” (versículo 27) para a palavra de Deus em nosso coração.


Clique na imagem para página de atividade:



Princípio 3: Posso orar ao Pai Celestial a qualquer hora, por qualquer coisa. Alma 33:2–11; 34:17–27


  • Ajude seus filhos a encontrar frases que descrevam lugares onde podemos orar (em Alma 33:4–11) e coisas sobre as quais podemos orar (em Alma 34:17–27). Eles poderiam desenhar a si mesmos orando nesses lugares. Conte experiências uns aos outros de quando o Pai Celestial ouviu suas orações. Você também pode cantar uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).

Aqui está um lindo livro de colorir, que tem um lugar para eles desenharem e orarem no final. Use para ensinar este princípio. As crianças podem colorir o livreto enquanto você enfatiza que podemos orar em qualquer lugar.


[Para criar o livreto, pegue a página 1 onde tem as crianças orando como sua página principal. Recorte o retângulo do meio das outras páginas, e grampeie ou cole elas na página principal.]






Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

13.810 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page