top of page

Lição: 22 a 28 de janeiro [1 Néfi 11–15]

“Armados com retidão e com o poder de Deus”.






Quando Deus tem um trabalho extraordinário para Seu profeta, muitas vezes Ele dá a esse profeta uma visão extraordinária. Moisés, João, Leí e Joseph Smith tiveram visões como essa — as quais expandiram suas mentes e os ajudaram a ver o quanto a obra de Deus é grande e inspiradora. Néfi também teve uma dessas visões extraordinárias. Ele viu o ministério do Salvador, o futuro da posteridade de Leí na terra prometida e o destino da obra de Deus nos últimos dias. Depois dessa visão, Néfi estava mais bem preparado para o trabalho que estava por vir. E ler sobre essa visão pode ajudar a prepará-lo também — pois também há um trabalho para você no reino de Deus. Você está entre “os santos da igreja do Cordeiro” que Néfi viu, “que [estavam dispersos] sobre toda a face da Terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória” (1 Néfi 14:14).




Princípio 1: O Pai Celestial enviou Jesus Cristo porque Ele me ama. 1 Néfi 11:16–33


  • Para ensinar sobre o amor de Deus, um anjo mostrou a Néfi os eventos relacionados à vida do Salvador. Você poderia fazer o mesmo por seus filhos — dê-lhes gravuras dos eventos que Néfi viu em 1 Néfi 11:20, 24, 27, 31 e 33 (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 30, 35, 39, 42, 57). Ao ler esses versículos, ajude seus filhos a encontrar a gravura que combina com ela. O que podemos aprender sobre Jesus Cristo nesses versículos e gravuras?





Aqui está uma imagem divertida do que Néfi viu durante sua visão. Permita que alguém leia as escrituras enquanto outra pessoa move as imagens. Esta também é uma página Para crianças maiores, monte-o em conjunto, incentive-os a usá-lo como uma ferramenta para ensinar, divida os alunos em duplas ou mais e pratique o ensino uns aos outros. Um poderia ler as escrituras enquanto o outro movia a tira e vice-versa.




Crianças maiores, se sua classe gosta de desenhar, você pode pedir que cada um desenhe cada versículo e apresente sua escritura e gravura para a classe. Aqui estão algumas folhas com versículos das escrituras no topo para que saibam o que estão desenhando, também números para que saibam em que ordem estão.


  • Cantar uma música como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21) pode ajudar seus filhos a sentir o amor de Deus. Depois de cantar, pergunte a seus filhos o que eles aprenderam com a música. O que mais aprendemos sobre o amor de Deus em 1 Néfi 11:22–23?




Aqui está uma atividade interativa da promessa do Presidente Nelson ao ler o Livro de Mórmon.



Princípio 2: O Livro de Mórmon ensina verdades preciosas. 1 Néfi 13:26–29, 35–36, 40


  • Para ajudar seus filhos a valorizar as verdades “claras e preciosas” do Livro de Mórmon, você pode desenhar uma figura e pedir que seus filhos mudem ou removam partes dela para que fique diferente. Você poderia usar isso para ensinar que algumas coisas da Bíblia foram mudadas e removidas ao longo do tempo. Leiam juntos 1 Néfi 13:40 e conversem sobre como o Livro de Mórmon (“estes últimos registros”) nos ajuda a entender as “coisas claras e preciosas” que foram perdidas da Bíblia (os “primeiros” registros). Que verdades “claras e preciosas” você aprendeu com o Livro de Mórmon?


Recorte o quebra-cabeça, remova algumas peças e peça às crianças que tentem montar o quebra-cabeça. Quando elas perceberem que faltam peças, leia 1 Néfi 13:40 e explique que com a ajuda do Livro de Mórmon podemos alcançar o evangelho completo de Jesus Cristo. Se desejar uma dinâmica com movimento, pode esconder as peças que faltam pela sala ou no corredor.Brinque de quente ou frio para encontrá-los.



Para crianças maiores, podem adicionar essas imagens atrás das peças que faltam no quebra-cabeça. Explique-lhes que essas verdades do evangelho foram tiradas da Bíblia. Assim como Jesus que teve um corpo ressuscitado, nós também teremos algum dia. Deus quer que sejamos batizados aos 8 anos de idade, onde possamos entender nossos convênios. Jesus quer que tomemos o sacramento todas as semanas para que possamos nos lembrar Dele. E com a ajuda do Livro de Mórmon podemos ter o evangelho completo de Jesus Cristo.


  • O vídeo “O Livro de Mórmon — Um Livro de Deus” (Biblioteca do Evangelho) pode ajudar seus filhos a entender por que é importante ter tanto a Bíblia como o Livro de Mórmon. Seus filhos podem gostar de recriar a ilustração do vídeo.




Princípio 3: Apegar-me à palavra de Deus me ajuda a resistir às tentações.1 Néfi 15:23–24


  • Dê a seus filhos a chance de compartilhar o que eles se recordam sobre a visão de Leí. Pode ser útil usar uma gravura, como a da semana passada. O que impedia as pessoas de chegarem à árvore? O que as ajudou a alcançá-la? Você pode pedir-lhes que encontrem a barra de ferro na gravura. Leiam juntos 1 Néfi 15:23–24 para descobrir o que a barra de ferro representa e como ela pode nos ajudar.


Aqui está a lição da semana passada, se você quiser fazer algo que não foi feito na semana passada, recomendamos o jogo da memória para o qual a maioria pode não ter tido tempo para essa atividade. Quando conseguirem combinar a barra de ferro, podem ler a escritura. Clique na imagem para atividade:







Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.664 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page