• Caren Gomes

Lição: 21 à 27 de Junho [ D&C 67-70]

“Valiosas (…) como as riquezas de toda a Terra”



D&C 67

Princípio 1: Doutrina e Convênios contém revelações de Deus.

Em novembro de 1831, os líderes da Igreja decidiram colocar as revelações de Joseph Smith em um livro para que todos pudessem ler. Hoje, essas revelações estão impressas em Doutrina e Convênios.


  • Conte às crianças como as revelações de Joseph Smith foram impressas em um livro (ver “Capítulo 23: Doutrina e Convênios”, livro: Histórias de Doutrina e Convênios). Preste seu testemunho de que Doutrina e Convênios contém revelações que podem nos ajudar hoje. Compartilhe um de seus versículos favoritos de Doutrina e Convênios.


  • Mostre às crianças cada uma das obras-padrão, uma de cada vez, e, ao segurar cada uma delas, compartilhe um pouco sobre como nós as conseguimos (veja o tópico de cada um dos livros no Guia para Estudo das Escrituras).



baixe aqui


baixe aqui



  • Ao mostrar Doutrina e Convênios, compartilhe com as crianças o que torna este livro de escrituras único (por exemplo, ele contém revelações dadas em nossos dias).




No que diz respeito à parte da lição em que você enfoca em Doutrina Convênios, você pode distribuir esses mini-livros para que todos leiam e acompanhem juntos. Pode imprimir o preto e branco para as crianças pintarem se não tiver tempo, elas podem levar para casa um mini livro para colorir.


baixe aqui baixe aqui para colorir


Veja como dobrar para transformar em livrinho e assista ao vídeo abaixo.

(Lembre-se de que ao dobrar você deve respeitar os limites e as linhas da imagem, já que a imagem não ocupa a folha toda)





D&C 68:25-28

Princípio 2: Posso ser batizado quando tiver oito anos.

Em Doutrina e Convênios 68: 25–28, o Senhor disse a Joseph Smith que as crianças devem aprender a ter fé em Jesus Cristo, arrepender-se e ser batizadas quando tiverem oito anos de idade. Ele também disse que elas deveriam aprender a orar e a guardar os mandamentos de Deus.

baixe aqui



baixe aqui



  • Peça às crianças que contem até oito usando os dedos. O que é especial em ter oito anos? Ajude as crianças a reconhecerem que, aos oito anos, podem ser batizadas. Usando palavras e frases encontradas em Doutrina e Convênios 68: 25–28, compartilhe com elas algumas das coisas que o Senhor deseja que aprendam antes de completarem oito anos (ver também Regras de Fé n.4). Ajude-as a entender conceitos que podem não ser familiares para elas.

Peça à criança que conte as velas e coloque-as no bolo. Cante “Parabéns pra você” e apague as velas do bolo. Você pode deixar que elas pintem o bolo e as velas antes do parabéns.


baixe aqui

baixe preto e branco


baixe aqui

preto e branco



Tempo de Música: Cante com as crianças uma música sobre o batismo, como "Batismo" n.54 e "Quando eu for batizado" n.53 do hinário das crianças. Peça às crianças que digam como se sentem a respeito do batismo e o que podem fazer para se preparar.



Ensinando a doutrina para Crianças mais velhas


Ao preparar-se para ensinar, você pode examinar Santos, 1: 140–43 ou “Capítulo 23: Doutrina e Convênios” (Histórias de Doutrina e Convênios, p. 90–92).



  • Mostre às crianças a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor. Ajude as crianças a fazerem uma lista no quadro-negro do que torna cada livro de escrituras diferente e o que os torna semelhantes. Se precisarem de ajuda, compartilhe com eles os tópicos desses livros no Guia para Estudo das Escrituras. Pergunte às crianças como podemos saber se as escrituras são verdadeiras. O que aprendemos em Doutrina e Convênios 67:4, 9 sobre as revelações que o Senhor deu a Joseph Smith?

(Você não precisa imprimir esta página se tiver todos os livros disponíveis. Você pode simplesmente colocar os livros no chão e organizá-los em fileiras.) Coloque as tiras de papel da outra página em uma sacola ou tigela e peça às crianças que as puxem. Leia a descrição nas tirinhas e ache o livro correspondente. Se elas não tiverem certeza de que livro pertencem, peça-lhes que leiam a introdução de cada livro ou o Guia para estudo das escrituras.


baixe aqui


baixe aqui


baixe aqui


baixe aqui

  • Compartilhe um versículo de Doutrina e Convênios que fortalece seu “testemunho da veracidade desses mandamentos” (versículo 4). Dê às crianças a oportunidade de compartilharem um de seus versículos favoritos. Explique às crianças que os líderes da Igreja naquela época decidiram publicar seu testemunho das revelações que Joseph Smith havia recebido. Quando o fizeram, um dos líderes, Levi Hancock, escreveu ao lado de seu nome: “para jamais ser apagado” (ver “Testimony, circa 2 November 1831, por volta de 2 de novembro de 1831,” Revelation Book 1, pag121, josephsmithpapers.org). Por que Levi Hancock queria que seu nome “nunca fosse apagado” do testemunho publicado? Dê às crianças a oportunidade de escrever seu testemunho sobre o que aprenderam até agora em Doutrina e Convênios.


baixe aqui


baixe aqui


baixe aqui


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids



1,867 views3 comments

Recent Posts

See All