Lição: 20 a 26 de Setembro [D&C 106-108]

“Que se lhes abram os céus”




Mostre às crianças a fotografia dos líderes da Igreja, como o profeta, os apóstolos, a presidência geral da Primária e outros líderes e autoridades gerais. Convide as crianças a falar sobre o que esses líderes fazem e por que elas são gratas por eles.


Recorte-os e ajude as crianças a montarem o quebra-cabeça do chão, ajude-as a ler as palavras "Somos gratos por nossos líderes". Você também pode deixá-los colorir as letras e molduras das peças grandes.


Baixe Aqui


Princípio 1: O sacerdócio é uma bênção para mim.


Todos os filhos do Pai Celestial podem receber as bênçãos advindas do sacerdócio. Pense em maneiras de ajudar as crianças que você ensina a serem gratas por essas bênçãos.


Atividades Sugeridas:

  • Faça um desenho no quadro que represente que os céus foram abertos para nós (ver Doutrina e Convênios 107:19) graças ao sacerdócio (como os raios de sol brilhando através das nuvens). Dê às crianças gravuras que representem as bênçãos advindas do sacerdócio, como o batismo, o sacramento e o templo. Incentive-as a falar por que são gratas pelas bênçãos representadas nas gravuras e deixe que coloquem suas gravuras nos raios de luz desenhados no quadro. Preste testemunho de que podemos receber essas bênçãos porque o Pai Celestial restaurou o sacerdócio.

  • Faça um caminho no chão e entregue às crianças gravuras das ordenanças do sacerdócio que elas precisarão fazer para seguir o caminho de volta ao Pai Celestial (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 103–108, 119–120). Ajude as crianças a colocar no caminho as ordenanças na sequência correta.



Baixe Aqui

Baixe Aqui

  • Mostre uma gravura de Adão e Eva com a família (ver na página de atividade desta semana ou no Livro de Gravuras do Evangelho, nº 5). Enquanto as crianças olham a gravura, pergunte como elas acham que Adão e Eva se sentem a respeito da família deles. Use Doutrina e Convênios 107:53–56 para contar às crianças o que Adão fez para mostrar que amava a família dele. Preste seu testemunho de como o sacerdócio tem sido uma bênção para você e para sua família.

Baixe aqui

  • Fale o nome dos membros da família de Adão que foram ordenados ao sacerdócio, conforme mencionados em Doutrina e Convênios 107:42–50, e peça às crianças que contem quantas pessoas ele ordenou. Ajude-as a compreender por que Adão queria que todos os seus familiares recebessem o sacerdócio. Peça às crianças que falem sobre uma ocasião em que elas ou a família delas receberam bênçãos por meio do sacerdócio.


Princípio 2: Posso fortalecer o próximo.


Até mesmo as crianças pequenas podem seguir o conselho de fortalecer outras pessoas “em todas as tuas conversas, em todas as tuas orações (…) e em todos os teus feitos”.Posso fortalecer o próximo.

Até mesmo as crianças pequenas podem seguir o conselho de fortalecer outras pessoas “em todas as tuas conversas, em todas as tuas orações (…) e em todos os teus feitos”.


Atividades Sugeridas:

  • Desenhe uma pessoa no quadro e peça às crianças que falem algumas coisas que podemos fazer para ficarmos fortes fisicamente. (Você pode desenhar músculos maiores na pessoa à medida que elas falarem.) Leia Doutrina e Convênios 108:7 e peça às crianças que identifiquem coisas que podemos fazer para fortalecer nossos irmãos e irmãs. Explique as palavras que podem ser difíceis de entender.


Baixe Aqui

  • Ajude as crianças a pensar em pessoas que elas conhecem que talvez precisem ser fortalecidas. O que podemos falar ou fazer para ajudá-las? Façam juntos alguns cartões para essas pessoas, ou incentive as crianças a se lembrarem delas nas orações pessoais e familiares.


Baixe Aqui


Princípio 3: O sacerdócio me ajudará a voltar ao Pai Celestial.


O Sacerdócio de Melquisedeque e o Sacerdócio Aarônico foram restaurados para ajudar a levar os filhos de Deus de volta a Ele. Ajude as crianças que você ensina a compreender os diferentes deveres do sacerdócio e como eles nos ajudam a voltar a viver com Deus.


Atividades Sugeridas:

  • Ajude as crianças a procurar palavras ou frases importantes em Doutrina e Convênios 107:1–8, 13–14, 18–20 que ensinam a respeito do sacerdócio. Quais são as responsabilidades dos portadores do sacerdócio? Como o sacerdócio nos ajuda a retornar à presença de Deus?

  • Escreva perguntas cujas respostas estejam em Doutrina e Convênios 107:1–8, 13–14, 18–20, como: “Qual é o outro nome do Sacerdócio de Melquisedeque?” Dê às crianças alguns minutos para encontrar respostas nos versículos para o maior número possível de perguntas. Compartilhe com elas as bênçãos que você tem recebido por meio do sacerdócio.

Baixe aqui

  • Leia com as crianças a respeito de Melquisedeque no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). O que a vida dele nos ensina sobre exercer a autoridade do sacerdócio?


Princípio 4: Os servos escolhidos do Senhor lideram Sua Igreja


Que experiências fortaleceram seu testemunho a respeito dos líderes da Igreja? Como você vai ajudar as crianças a edificar um testemunho próprio?


Este é um livro feito a partir de outra lição, mas se você ainda não o usou, pode usar para as crianças praticarem a escrita de trechos de seus testemunhos.


Baixe Aqui


Atividades Sugeridas:

  • Coloque no quadro a fotografia das autoridades e dos líderes gerais que se encontra na edição de conferência da Liahona mais recente. Enquanto as crianças leem Doutrina e Convênios 107:21–26, 33–35, 65–66, convide-as a escrever no quadro o que estão aprendendo sobre as responsabilidades de alguns desses líderes. Por que somos gratos pela orientação deles? Compartilhem uns com os outros como vocês ganharam um testemunho dos profetas e apóstolos.

Segue jogo dos Apóstolos, imprimir duas vezes para ter um jogo da memória, segue cards para memorizar sobre cada um dos Apóstolos.


Baixe Aqui



Baixe aqui

  • Escreva no quadro as palavras confiança, e oração. Pergunte às crianças como podemos apoiar a Primeira Presidência da Igreja com nossa confiança, nossa fé e nossas orações (ver Doutrina e Convênios 107:22). Por que é importante apoiar os servos escolhidos do Senhor?


Princípio 5: Recebo bênçãos ao viver os meus convênios cuidadosamente.


Pense em como você pode ajudar as crianças de sua classe a serem “mais [cuidadosas] (…) nas promessas (ou nos convênios) que [fizeram]”. De que maneira elas serão abençoadas agora e no futuro ao fazerem isso?


Atividades Sugeridas:


  • Convide as crianças a fazer algo que exija muita concentração para que tenham sucesso, por exemplo, encher um copo com água sem derramar. O que acontece quando não somos cuidadosos? Peça a elas que leiam Doutrina e Convênios 108:3 e identifiquem o que foi pedido que Lyman Sherman fizesse com cuidado. Faça uma lista com as crianças das promessas que elas fazem com o Pai Celestial quando são batizadas e tomam o sacramento. Ajude-as a pensar em como podem ser cuidadosas em cumprir essas promessas.

  • Cante uma música com as crianças sobre guardar os convênios, como “Serei valoroso” (Músicas para Crianças, p. 85). Ensine-as a fazer gestos com a letra da música para que se lembrem de guardar os convênios que fizeram e incentive-as a ensinar os gestos para a família.

Segue uma atividade interativa para o Tempo de Música.



Baixe Aqui

  • Dê às crianças alguns trechos do discurso da irmã Becky Craven “Cuidadoso versus descuidado” (Liahona, maio de 2019, p. 9) e peça-lhes que falem algo que as inspire a ser mais cuidadosas em viver seus convênios.



A lição desta semana convidam cada um de nós a refletir sobre como podemos construir e fortalecer as pessoas ao nosso redor. Como o Salvador, podemos carregar os fardos de outras pessoas, consolar outras pessoas, oferecer amizade, doar nosso tempo e talentos e ministrar àqueles que precisam de nossa ajuda. Assistam o vídeo da história dessa semana sobre como fortalecer os outros! Veja se conseguem se lembrar de algumas coisas que podemos fazer para fortalecer outras pessoas!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids


3,916 views4 comments

Recent Posts

See All