top of page

Lição: 20 a 26 de Outubro [D&C 121-123]

“Ó Deus, onde estás?”

ree



Na lição desta semana vamos aprender que: Com Deus, minhas aflições podem ser para o meu bem. A retidão traz os “poderes do céu”. Jesus Cristo sabe o que estou enfrentando. Mesmo coisas pequenas podem fazer uma grande diferença no serviço de Deus. As palavras do Senhor a Joseph Smith na Cadeia de Liberty oferecem uma oportunidade de ajudar as crianças a reconhecer que a vida, às vezes, é difícil, mas o Pai Celestial e Jesus Cristo podem nos ajudar. Ajude as crianças a reconhecer que só podemos ter o poder de Deus em nossa vida se formos dignos. Jesus Cristo disse a Joseph que Ele desceu abaixo de todas as coisas. Isso significa que Ele sabe o que estamos enfrentando e que podemos pedir Sua ajuda. Embora Joseph Smith estivesse na cadeia e os santos tivessem sido expulsos de suas casas, ele os incentivou a fazer “alegremente todas as coisas que estiverem a nosso alcance”. Nossas aflições, no processo eterno, durarão apenas um pequeno momento. Frequentemente, essas provações e a maneira como decidimos lidar com elas formam nosso caráter e nos moldam naquilo que nosso Pai deseja que nos tornemos.




Princípio 1: Com Deus, minhas aflições podem ser para o meu bem. Doutrina e Convênios 121:1–9; 122:7–9


  • Para ajudar seus filhos a imaginar como teria sido para Joseph Smith e seus amigos permanecer na Cadeia de Liberty, vocês podem ler juntos “Capítulo 46: Joseph Smith na Cadeia de Liberty” (em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 172–174) ou “Vozes da Restauração: A Cadeia de Liberty”, ou ainda assistir parte do vídeo “Joseph Smith: O Profeta da Restauração” (Biblioteca do Evangelho, a partir de 41:30). Depois, ao lerem juntos Doutrina e Convênios 121:1–9, vocês podem falar sobre como o Salvador ajudou Joseph a sentir paz. Como podemos encontrar paz no Salvador mesmo nos momentos difíceis?


Este é um recurso visual útil para aprender estas escrituras. Após a reunião, as crianças podem puxar o barbante e repetir as escrituras.


ree


  • Para ajudar seus filhos a reconhecer que nossas aflições podem “[servir] para o [nosso] bem” (Doutrina e Convênios 122:7), converse com eles sobre como nossos músculos crescem quando carregamos algo pesado. Você pode até pedir a eles que ergam um objeto pesado. Depois, você pode falar sobre como nosso espírito cresce quando passamos por dificuldades ao nos voltarmos ao Senhor para pedir ajuda. Compartilhe exemplos de sua vida.


Cole estes cartões em objetos pesados, como latas grandes de comida ou pedras. Retire-os da mochila e discuta como cada um deles pode ser benéfico para nós. "Você perdeu um brinquedo, como Deus pode transformar isso em algo bom que nos torne mais fortes?" Depois de discutir cada item e como ele pode nos fortalecer, feche a mochila e deixe as crianças carregá-la, para que se tornem mais fortes. Se você pegasse a mochila e nunca os deixasse carregá-la, o que aconteceria com os músculos deles? Nosso amoroso e perfeito Pai Celestial sabe que, se quisermos crescer, precisamos ter coisas pesadas para carregar.


ree
ree

Para crianças maiores:

Peça a duas crianças que segurem as pontas de um barbante longo o suficiente para atravessar a sala. Se você tiver um novelo de lã, melhor ainda. Prenda a ponta com fita adesiva. Leia Doutrina e Convênios 121:7–8 e explique que o barbante representa os anos da eternidade e que o pequeno ponto é como nossos anos na Terra. O que significa que nossas provações na Terra são por "um pequeno momento"?


ree

ree




Princípio 2: A retidão traz os “poderes do céu”. Doutrina e Convênios 121:34–46


  • Talvez uma analogia possa ajudar seus filhos a entender “os poderes do céu”. Por exemplo, você pode comparar o poder de Deus com a energia elétrica. O que pode impedir que um dispositivo elétrico receba energia? O que diminui nosso poder espiritual? O que o aumenta? (Procure palavras e frases em Doutrina e Convênios 121:34–46; ver também Manual Geral, 3.5, 3.6, Biblioteca do Evangelho.)


Para crianças maiores:

Fixe a seta e aponte-a para a escala de alta ou baixa potência enquanto lê. Você pode até dar a cada criança a sua e pedir que escrevam as palavras de alta e baixa potência nas diferentes áreas da escala.


ree
ree


Princípio 3: Jesus Cristo sabe o que estou enfrentando. Doutrina e Convênios 122:7–9


  • Depois de ler Doutrina e Convênios 122:7–9 com seus filhos, você pode contar uma experiência em que sentiu que o Salvador estava com você durante uma provação difícil. Vocês também podem cantar juntos a música “Jesus criança já foi também” (Músicas para Crianças, p. 34) e testificar que Jesus Cristo pode nos ajudar porque Ele sabe como nos sentimos.


Para crianças menores:

Antes da aula, recorte os cartões e coloque-os em um saco de papel ou tigela. Durante a aula, leia D&C 122:8 e, em seguida, coloque a figura da criança (com o rosto em branco) no chão (sentar ao chão torna a atividade mais lúdica e envolve a participação das crianças). Peça que desenhem um rosto e o coloquem sobre o rosto em branco da criança, e pergunte a ela como essa criança está se sentindo. Veja se ela consegue fazer a mesma expressão com os olhos e a boca. Em seguida, pergunte a ela, quando estiver se sentindo triste (com raiva, magoada, feliz), se o Pai Celestial e Jesus entendem esses sentimentos. Preste seu testemunho (após cada sentimento) de que nosso Salvador e Pai Celestial entendem quando nos sentimos assim, porque eles também se sentiram assim e sabem como nos ajudar perfeitamente. (Talvez seja interessante ressaltar que não é errado sentir raiva; o que importa é como expressamos esses sentimentos.)


ree




Princípio 4: Mesmo coisas pequenas podem fazer uma grande diferença no serviço de Deus. Doutrina e Convênios 123:15–17


  • Para ajudar seus filhos a entender Doutrina e Convênios 123:15–17, você pode compartilhar com eles uma gravura de um navio grande e um pequeno leme, ou compartilhar com eles a explicação do élder David A. Bednar em “Os princípios de meu evangelho” (Liahona, maio de 2021, pp. 125–126). Depois, você pode falar sobre pequenas maneiras pelas quais podemos servir alegremente a nossa família e nossos amigos.

ree

Seria divertido para as crianças fazerem seus próprios barcos. Mas abaixo tem um imprimivél em branco para que elas possam colorir. Traga uma caçarola cheia de água para elas flutuarem seus barcos. (Em casa, use uma banheira ou bacia) Deixe-as tentar soprar em seus barcos com um canudo para fazê-los descer pela caçarola. Será muito difícil para as crianças fazerem seus barcos irem na direção que elas querem, porque os barcos não têm um leme para guiá-los. Saliente como o vento poderia mover seus barcos, mas sem um leme seus barcos estariam perdidos sem direção. Reveja as escrituras Doutrina e Convênios 123:15–17 Quais são as pequenas coisas que fazem uma grande diferença em nossas vidas e nos dão direção?


ree

ree


 EXTRA:


Clique na gravura para acessar o PDF da atividade:

ree

Sugestão para o Berçário: Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.

ree

Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


"Videoaula" da semana:


Atenção: não modifique os documentos ou faça venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

Comentários


bottom of page