top of page

Lição: 20 a 26 de Maio [Mosias 18-24]

Haveis feito convênio com Ele





O relato de Alma e seu povo em Mosias 18 mostra o que significa “entrar no rebanho de Deus”. Quando o povo de Alma foi batizado, eles fizeram um convênio com Deus de “servi-lo e guardar seus mandamentos”. Embora esse tenha sido um compromisso pessoal com Deus, também tinha a ver com a maneira como tratavam uns aos outros. A jornada de volta ao Pai Celestial é individual e ninguém pode guardar nossos convênios por nós, mas isso não significa que estamos sozinhos. Precisamos uns dos outros. Como membros da Igreja de Cristo, fizemos convênio de servir a Deus, ajudando e servindo uns aos outros ao longo da jornada, “[carregando] os fardos uns dos outros”. O povo de Alma com certeza tinha fardos para carregar, assim como todos nós. Uma das maneiras pelas quais o Senhor nos ajuda a “carregar [nossos] fardos com facilidade” é por intermédio de uma comunidade de membros da Igreja que prometeu chorar conosco e nos consolar, assim como prometemos fazer o mesmo por eles.




Princípio 1: Quando sou batizado, faço um convênio com Deus. Mosias 18:7–17


  • Uma maneira importante de ajudar seus filhos a se prepararem para o batismo é lhes ensinar sobre o convênio que farão quando forem batizados. Pode ser algo tão simples quanto mostrar a gravura no final do esboço desta semana e ler com eles sobre o convênio em Mosias 18:9–10. Pense em convidar uma criança que já foi batizada para ensinar isso às crianças mais novas. Seus filhos podem gostar de saber sobre seu batismo. Como guardar seus convênios com Deus abençoou sua vida?


Todos sentam no chão. Distribua as segundas peças de cada mini quebra-cabeça para cada uma das crianças. Coloque a primeira peça dizendo a primeira parte da combinação, depois que combinarem a segunda parte, as crianças poderão dizê-la, ou você pode, se elas não souberem ler. Para os alunos maiores você pode gravar os quebra-cabeças (depois de combiná-los) e fazer com que eles classifiquem nossas promessas com as promessas de Deus.



  • As crianças que foram batizadas poderiam usar lembretes frequentes sobre os convênios que fizeram e renová-los todas as semanas no sacramento. Ajude seus filhos a comparar o convênio batismal descrito em Mosias 18:8–10 com as orações sacramentais (ver Doutrina e Convênios 20:77, 79). Como podemos tornar o sacramento um momento especial e reverente, como foi nosso batismo?




Princípio 2: Quando sou batizado, eu me torno membro da Igreja de Jesus Cristo. Mosias 18:17–28


  • Seus filhos sabem o que significa ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Você pode ajudá-los a encontrar gravuras que representem coisas que os membros da Igreja fizeram conforme descrito em Mosias 18:17–28. Por exemplo, as gravuras Ordenação ao Sacerdócio e O Dízimo (Livro de Gravuras do Evangelho, pp. 106 e 113) podem representar os versículos 18 e 27–28. Conte a eles por que você é grato por ser membro da Igreja de Jesus Cristo.


Distribua cada gravura para cada uma das crianças, você pode colar as gravuras em blocos ou copos. Leia Mosias 18:17–28. Peça às crianças que prestem atenção quando a escritura mencionar sobre a gravura delas. Quando isso acontecer, deixe a criança subir e empilhar o bloco (copo). Há números nas imagens que mostram de que versículo se trata. Quando todas as gravuras tiverem sido colocadas ou a estrutura tiver sido construída. Adicione a torre ao topo e preste testemunho de que nossa igreja está construída sobre coisas maravilhosas, assim como era na época de Alma, e que isso é verdade.


  • Auxiliar as crianças a se sentirem “[entrelaçadas] em unidade e amor” (Mosias 18:21) ajuda-as a permanecerem conectadas à Igreja por toda a vida. Você pode convidar seus filhos a ler Mosias 18:17–28. O que os membros da Igreja de Cristo na época de Alma fizeram para amar e servir uns aos outros? Como podemos fazer isso em nossa ala, ramo ou comunidade? Uma canção sobre o amor, como “Eu andarei contigo” (Músicas para Crianças, pp. 78–79), pode reforçar essa mensagem.




Princípio 3: Deus pode tornar meus fardos mais leves. Mosias 24:8–17


  • Uma simples aula com objetos pode tornar o aprendizado mais memorável. Você pode encher uma bolsa com objetos pesados (para representar fardos) e pedir a uma criança que segure a bolsa. Ao ler Mosias 24:8–17 com seus filhos, peça-lhes que tirem um objeto da bolsa toda vez que souberem de algo que Alma e seu povo fizeram para buscar a ajuda de Deus com seus fardos. Você poderia então conversar com eles a respeito de como o Pai Celestial pode aliviar nossos fardos quando buscamos Sua ajuda.


Aqui está as adições ao mapa. Esta é a última vez que usaremos o mapa , esperamos que tenham gostado.

Se você não tem ensinado o mapa e deseja ensinar apenas esta seção, tudo bem, basta assistir ao vídeo para saber onde começar. O vídeo é em inglês, é possível compreender apenas olhando. Para quem está vendo agora, esse é o mapa das histórias contidas nessa lição. Há bastante história nessas escrituras. Você pode escolher resumi-las da sua maneira, dividi-las durante a semana e no final montar o quebra-cabeça. Há muita parte espiritual que se pode ensinar as crianças nessas histórias. Essa parte ficará com os pais que podem decidir como contá-las para seus pequeninos de diversas idades.


Outras partes do mapa com a histórias de Mosias, estão nas lições anteriores.


Vídeo da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.594 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page