top of page

Lição: 19 a 25 de fevereiro [2 Néfi 6-10]

“Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus”







Havia se passado pelo menos 40 anos desde que a família de Leí saíra de Jerusalém. Eles estavam em uma terra nova, desconhecida e a meio mundo de distância de Jerusalém. Leí tinha morrido, e sua família já havia começado uma contenda que duraria séculos entre os nefitas — “os que acreditavam nas advertências e revelações de Deus” — e os lamanitas, que não acreditavam nessas coisas. Jacó, que era o irmão mais novo de Néfi e que tinha sido ordenado mestre entre os nefitas, desejava que o povo do convênio soubesse que Deus jamais os esqueceria e que, portanto, eles jamais deveriam esquecê-Lo. Esta é uma mensagem da qual certamente precisamos hoje (ver Doutrina e Convênios 1:15–16). “Lembremo-nos dele (…) pois não fomos rejeitados. (…) Grandes são as promessas do Senhor”, afirmou Jacó (2 Néfi 10:20–21). Entre essas promessas, nenhuma é maior do que a promessa da “expiação infinita” para vencer a morte e o inferno (2 Néfi 9:7). “Animai-vos, portanto”, concluiu ele. (2 Néfi 10:23).




Princípio 1: Jesus Cristo é meu Salvador. 2 Néfi 9:6–10, 19–24


  • Como você ajudará seus filhos a entender e sentir que necessitam do Salvador, Jesus Cristo? A página de atividades desta semana pode ajudar. Ela usa uma analogia simples de um poço e uma escada. Você pode usar 2 Néfi 9:21–22 para conversar com seus filhos sobre os motivos de sua gratidão a Jesus Cristo.


Aqui está a página em cores.



Aqui está a página em tamanho maior:




Se for imprimir o grande, alinhe o buraco e a escada separadamente.



  • Uma maneira de ajudar seus filhos a entender por que precisamos do Salvador é ensiná-los sobre a Queda. Você poderia mostrar uma gravura de Adão e Eva, como Leaving the Garden of Eden [Deixando o Jardim do Éden], Biblioteca do Evangelho, e uma gravura de Jesus Cristo na cruz. Peça-lhes que descrevam o que está acontecendo em cada gravura. Como nos assemelhamos a Adão e Eva?


Aqui está uma página para crianças maiores que os ajuda a compreender o papel que Adão e Eva desempenharam no plano e como somos gratos pela expiação de Jesus Cristo.



  • Talvez 2 Néfi 9:6–10 possa ajudá-los a ver o que Jesus Cristo faz por nós.






Aqui estão as instruções: Monstro versus Cristo Atividade: · Pergunte: “O que aconteceria conosco sem a Expiação de Jesus Cristo?”· Monstro: Mostre a face do monstro e explique que Jacó (irmão mais novo de Néfi) usou as palavras “terrível” e “monstro” para explicar como seriam o pecado e a morte se não fosse pela Expiação de Cristo.· Recorte as partes do rosto e deixe as crianças escolherem uma de cada vez para colar no rosto do monstro. À medida que cada um é colado, pergunte se parece algo terrível e assustador. Discuta o que significa e como descreve como nossa vida seria diferente sem a Expiação de Cristo.· Cristo: Depois de ajudar as crianças a perceberem como a vida sem a Expiação parece assustadora, mostre a gravura de Cristo e discuta como Ele pode nos salvar dessas coisas assustadoras (morte e pecado).· Fale sobre o que significa a palavra “entregar”. Se você tivesse sido capturado por esse monstro terrível, como seria ser “libertado” dele?· Leia 2 Néfi 9:10-13. Peça-lhes que mostrem tanto a gravura do monstro quanto a de Cristo. Diga-lhes para ouvirem atentamente as palavras “fugir” e “libertar”. Sempre que ouvirem essas palavras enquanto você lê esses versículos, eles poderão usar as imagens para representar Cristo afugentando o monstro.


Aqui está um menor, caso queiram fazer um para cada criança levar para casa. Aviso: as palavras são muito pequenas nas partes do corpo do monstro.



  • Você pode pedir a seus filhos que falem sobre o que sentem a respeito de Jesus Cristo. Uma música como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43) poderia ajudá-los.




Princípio 2: “Meu coração se deleita na retidão.” 2 Néfi 9:20, 28–29, 42–43, 49


  • Para encorajar seus filhos a “[deleitar-se] na retidão” ou obedecer ao Senhor com alegria (2 Néfi 9:49), compartilhe exemplos em que uma criança faz uma boa escolha ou uma má escolha. Peça às crianças que se levantem quando a escolha trouxer felicidade e se sentem quando trouxer tristeza. Em que ocasiões já nos sentimos felizes por ter feito a escolha de seguir a Jesus Cristo?




  • É provável que seus filhos interajam com pessoas (se já não o fizeram) que pensam que os mandamentos do Senhor são tolos ou ultrapassados. Talvez você e seus filhos possam conversar sobre como explicar o motivo da nossa felicidade em guardar os mandamentos. Por que é importante confiar nos conselhos de Deus mesmo que não os compreendamos plenamente? Incentive-os a procurar em 2 Néfi 9:20, 28–29, 42–43 para obter ajuda ao ponderarem e debaterem sobre essas perguntas.


Divida um quadro-negro, com uma rosto feliz e um triste. Peça aos alunos que leiam as escrituras e coloquem o papel na coluna da direita depois de discuti-lo juntos e determinarem onde ele deveria estar.





Aqui está videoaula da semana:


PORTUGUÊS


SPAÑOL:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.874 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Que aula Incrível amei 👏

Like
bottom of page