top of page

Lição: 19 a 25 de Dezembro [Natal]

Updated: Dec 23, 2022

“Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará”





O Natal está chegando essa é a data muito importante e especial do ano, é a mais aguardada por todos assim como foi para as pessoas fiéis na época do Velho Testamento. É o cumprimento da profecia de que viria o Messias. O anjo declarou: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lucas 2:11). É quando comemoramos com muita alegria, emoção e esperança o nascimento do Salvador do Mundo, Jesus Cristo! É uma ocasião para se lembrar e de demonstrar o amor que Jesus nos pediu que tivéssemos por todos, prestando serviço. Presenteemos nosso Senhor e Salvador com uma dádiva de gratidão, vivendo Seus ensinamentos e seguindo Seus passos. Quando Jesus Cristo nasceu, apareceu uma nova estrela. Mas nem todos entenderam o que ela significava. Os Magos do oriente sabiam o que significava a estrela. Eles vieram e adoraram a Jesus. Podemos ser como os Magos. Podemos aprender a respeito de Jesus Cristo e segui-Lo. Isso é o Natal, é quando celebramos o presente que nosso Pai Celestial deu a cada um de nós: o nascimento de Seu Filho, Jesus Cristo. Podemos agradecer por esse presente demonstrando, por meio de nosso exemplo, que nós O seguiremos sempre.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Os profetas do Velho Testamento aguardavam com grande alegria o nascimento do Messias (ver Isaías 25:9). Ao se preparar para ensinar durante a época do Natal, reflita sobre como você pode ajudar as crianças a encontrar alegria no nascimento do Salvador Jesus Cristo.



Peça às crianças que contem o que sabem sobre o nascimento de Jesus Cristo. Quando mencionarem um personagem ou objeto da história, peça-lhes que o desenhem no quadro. Pergunte às crianças qual parte dessa história elas mais amam.



Princípio 1: O Velho Testamento me ensina sobre Jesus.


Ajude as crianças a se concentrarem no Salvador Jesus Cristo como a razão pela qual celebramos o Natal. Para isso, você pode usar as escrituras do Velho Testamento que testificam Dele.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura do nascimento de Jesus (como Livro de Gravuras do Evangelho, nº 30, ou uma das ilustrações no esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Leia Isaías 9:6 e peça a cada criança que aponte para o bebê Jesus quando ouvir a frase “um menino nos nasceu”. Preste testemunho de que os profetas do Velho Testamento sabiam que Jesus nasceria.



Pegue as figuras que fazem parte do presépio e prenda-os nos rolos de papel higiênico para que fiquem de pé e coloque-os na manjedoura. Testifique que Jesus é o melhor presente.

BAIXE AQUI

  • Peça a cada criança que diga seu nome, e ressalte que, além de nosso nome, também podemos ser chamados de irmã, irmão ou amigo. Peça às crianças que pensem em outros exemplos. Leia Isaías 9:6 para as crianças e saliente os nomes que se referem a Jesus Cristo: “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Ajude as crianças a entender o que esses nomes nos ensinam sobre Jesus.

BAIXE AQUI


Imprima em papel adesivo. Corte um para cada criança. Escreva o nome delas, mais os outros nomes: (irmão, irmã, filho, amigo). Em seguida, rotule os outros como “Maravilhoso” Conselheiro, Deus Forte... enquanto vocês leem/estudam a escritura juntos. Peça às crianças que colem na gravura de Jesus.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Entregue a cada criança uma estrela de papel, e peça-lhes que ergam a estrela quando você ler a seguinte frase de Números 24:17: “Uma estrela procederá de Jacó”. Peça às crianças que falem sobre como Jesus é semelhante a uma estrela brilhante que reluz para todo o mundo. Cantem uma música sobre a estrela que apareceu quando Jesus nasceu, tal como “Astros brilham nas alturas” (Músicas para Crianças, p. 24) ou “Quando o anjo proclamou” (Hinos, nº 133).

BAIXE AQUI



O Velho Testamento me ensina sobre Jesus Cristo, o Messias prometido.


O Velho Testamento é mais do que apenas uma coleção de histórias e escritos interessantes; seu propósito, como toda escritura, é testificar de Jesus Cristo. Ajude as crianças a aprender como encontrá-Lo no Velho Testamento.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam uma lista de todos os nomes e títulos de Jesus Cristo que puderem encontrar em Moisés 7:53; Salmos 23:1; Jó 19:25; Isaías 7:14; 9:6; 12:2; Amós 4:13 e Zacarias 14:16. Se preferirem, essa atividade pode ser feita em duplas. Peça-lhes que compartilhem sua lista umas com as outras. O que aprendemos sobre o Salvador com cada um desses nomes e títulos?

É sobre isso que as crianças construirão seu quebra-cabeça, uma de cada vez, depois de discutirem as escrituras.


Quando o quebra-cabeça estiver completo, preste seu testemunho sobre por que você é grato por Jesus Cristo e incentive as crianças a fazerem o mesmo.

BAIXE AQUI

  • Mostre às crianças algumas decorações de Natal (ou fotos de decorações), como uma estrela, um pisca-pisca ou presentes. Pergunte às crianças como cada uma dessas coisas pode nos ajudar a lembrar do Salvador. Explique que as escrituras muitas vezes usam símbolos para nos ensinar sobre Jesus Cristo. Peça às crianças que examinem alguns dos versículos a seguir e procurem algo que simbolize Jesus Cristo: Gênesis 22:8; Êxodo 17:6; Salmos 18:2; 27:1 (para mais exemplos, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). De que maneira Jesus é semelhante a um cordeiro, à água, a uma rocha, a uma fortaleza ou à luz?

BAIXE AQUI


  • Ao concluir o estudo do Velho Testamento deste ano, peça às crianças que compartilhem suas histórias ou escrituras favoritas do Velho Testamento. O que essas histórias e escrituras nos ensinam sobre Jesus Cristo? Por que somos gratos pelo Velho Testamento?


Princípio 2: Jesus Cristo é meu Salvador.


O Natal é um tempo para celebrar não apenas o nascimento de Jesus, mas também Sua vida e missão como Salvador do mundo. Como você pode ajudar as crianças a sentirem alegria e gratidão pela Expiação de Jesus Cristo?


Atividades sugeridas



Jesus Cristo é meu Salvador e Redentor.


Ao celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo, também podemos nos regozijar por Sua vida e Seu sacrifício expiatório. Como você pode usar as escrituras do Velho Testamento para ajudar as crianças a edificar a fé em seu Salvador e Redentor?


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Isaías 7:14, e peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre o nascimento de Cristo. Ou mostre o vídeo “O Nascimento de Jesus Cristo” (ChurchofJesusChrist.org), e peça a cada criança que escolha um personagem do vídeo e fale sobre o que aquela pessoa deve ter sentido. Compartilhe seu testemunho sobre o Salvador e peça às crianças que façam o mesmo.



  • Para ajudar as crianças a entender melhor o papel de Jesus Cristo como nosso Salvador, peça-lhes que leiam Isaías 25:8–9; 53:3–5 e Oseias 13:14. O que essas escrituras nos ensinam sobre como o Senhor nos salva? Como podemos “na sua salvação nos [regozijar]”? (Isaías 25:9.)

  • Cantem juntos uma música sobre o amor de Jesus Cristo por nós, como “Jesus num presépio” (Músicas para Crianças, pp. 26–27) ou “Assombro me causa” (Hinos, nº 112). Peça às crianças que compartilhem frases que as ajudem a sentir o amor do Salvador.



Aqui está o vídeo da história dessa semana sobre a época em que Jesus Cristo nasceu! Enquanto assiste ao vídeo, veja se nota algum anjo! Veja se você pode dizer por que os anjos estavam tão felizes e o que eles faziam quando estavam felizes!


"Videoaula":


Segue filme em animação para um cineminha bem especial de Natal com a família: Lembrando que não se trata de uma produção oficial da Igreja, e sim uma produção por membros da Igreja!


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Para mais atividades em preparação para o Natal, visite nossa página especial:

(Clique na imagem para acessar "Atividades para o Natal em Família")


"(...) e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino (...) e prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:9,11) Que possamos em 2023 continuar seguindo as estrelas modernas que nos guiarão até o Salvador do Mundo que é Cristo, nosso Senhor e Redentor! Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de fé, alegrias, esperança e realizações!


Com gratidão e amor


Vem e Segue-Me Kids

1,106 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page