top of page

Lição: 18 a 24 de setembro [2 Coríntios 8–13]

Atualizado: 9 de jun.

“Deus ama ao que dá com alegria”







O que você faria se ficasse sabendo que uma congregação de santos em um outro local estivesse sofrendo com a pobreza? Essa foi a situação que Paulo descreveu aos santos coríntios. Ele esperava persuadir os santos coríntios a doarem uma parte de sua fartura aos santos em necessidade. Mas, além de ser um pedido de ajuda, as palavras de Paulo também encerram verdades profundas sobre o amparo: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9:7). Hoje em dia, ainda existem santos por todo o mundo passando por necessidades. Na maior parte das vezes, o que podemos fazer por eles é jejuar e doar ofertas de jejum. Em outros casos, nossa ajuda pode ser mais direta e pessoal. Qualquer que seja nosso sacrifício, é importante examinar nossa motivação para dar. Nossos sacrifícios são uma demonstração de amor? Em última análise, é o amor que move a quem dá com alegria.




Princípio 1: Posso doar com alegria às pessoas necessitadas. 2 Coríntios 9:6–7


É sempre bom servir aos outros, mas é ainda melhor servir com alegria. Pense no que vai inspirar cada criança a doar com alegria.


Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças repitam a frase “Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9:7). O que significa doar com alegria? Mostre uma gravura de um rosto feliz e um rosto triste, e pergunte às crianças qual parece estar doando com alegria.


Aqui está uma segunda ideia, se quiser mais interação.


  • Cantem juntos várias vezes uma música sobre serviço, como “Ajudar toda gente” (Músicas para Crianças, p. 108). Na primeira vez, peça às crianças que cantem com alegria; depois peça que cantem a música com diferentes emoções ou atitudes, como tristeza, cansaço, raiva ou medo. Relembre que o Pai Celestial deseja que ajudemos os outros com alegria. Então, cantem a música com alegria novamente.




  • Ajude as crianças a desenhar rostos sorridentes e carrancudos. Peça que levantem as gravuras de sorrisos quando ouvirem as palavras sorridente ou sorrindo à medida que cantam “Sorrisos” (Músicas para Crianças, p. 128). Elas podem fazer a mesma coisa com gravuras de rostos carrancudos e as palavras carrancudo e infeliz. Ajude as crianças a identificarem o rosto feliz e o rosto infeliz. Explique que uma maneira de ser alegre e servir aos outros é sorrir e ajudar os outros a sorrir.



  • Planejem uma atividade de classe para servir a alguém, como a uma criança que não frequenta a Primária, um membro da ala ou um vizinho necessitado. Vocês podem planejar uma visita à casa da pessoa, escrever bilhetes gentis ou fazer desenhos, ou ainda fazer uma guloseima para dar a ela.

  • Peça que cada criança planeje um ato de serviço feito com alegria para um familiar. Na próxima aula, peça a elas que contem o que fizeram.







Posso doar com alegria às pessoas necessitadas. 2 Coríntios 9:6–9


Paulo desejava inspirar os santos a doar do que tinham em abundância para ajudar os pobres. Como você vai usar as palavras dele para inspirar as crianças a servir às pessoas?


Atividades sugeridas

  • Escreva as palavras de 2 Coríntios 9:7 no quadro, deixando lacunas no lugar das palavras principais. Peça às crianças que adivinhem quais palavras estão faltando. Depois deixe que leiam o versículo nas escrituras para preencher as lacunas. O que significa doar “com tristeza, ou por necessidade”? O que significa doar “com alegria”?


Segue outra opção, caso a criança de sua classe não conseguir entender o Código Morse.

  • Peça ajuda às crianças para encontrar gravuras do Salvador servindo às pessoas (há várias em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Pergunte a elas o que veem nas gravuras que as ajuda a saber que Jesus servia aos outros com amor. Façam uma meta como classe de dizer sim quando familiares ou outras pessoas nos pedirem para servir na semana seguinte, como ajudar no serviço de casa ou cuidar de outras pessoas.

Aqui as crianças podem colorir um coração quando completam um ato de serviço.

  • Ajude as crianças e enfeitar pequenas pedras. Explique que são “pedras de serviço” que elas podem carregar no bolso durante a semana para ajudá-las a se lembrar de servir às pessoas com alegria.

  • Cantem juntos uma música sobre serviço, como “É bom cantar” (Músicas para Crianças, p. 129b). Ajude as crianças a pensarem em novos versos para a música que descrevam várias formas de servir ao próximo.

Podem usar o mesmo pacote secreto acima:




Princípio 2: O Pai Celestial sempre responde às orações, mas nem sempre da maneira como esperamos. 2 Coríntios 12:7–10


A experiência de Paulo ao orar para que seu “espinho na carne” fosse removido nos ensina que Deus às vezes nos fortalece em nossas provações, em vez de eliminá-las.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma planta com espinhos ou a gravura dela. Ajude-as a imaginar como seria ter um espinho espetado na pele por um longo tempo. Resuma 2 Coríntios 12:7–10 para as crianças e explique que o “espinho na carne” de Paulo era uma provação, algo difícil em sua vida. Apesar de Paulo ter pedido a Deus removesse essa provação, Deus não o fez. Em vez disso, Deus ensinou a Paulo que os desafios podem nos ajudar a aprender a ser humildes e a confiar Nele. Assim Deus pode nos tornar fortes.

Se tiverem um ipad, pode apenas mostrar as gravuras, então não precisa imprimir.

  • Preste testemunho de que o Pai Celestial sabe o que é melhor para nós e nos dará o que precisamos, mesmo que seja diferente do que pensamos precisar. Compartilhe uma experiência de quando suas orações foram respondidas de uma maneira ou numa ocasião diferente do que você esperava. Uma história como “O dilema da diabetes” (Meu Amigo, setembro de 2019, p. A4) também pode ajudar.

  • Cante com as crianças uma música sobre o amor do Pai Celestial, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7). Pergunte às crianças o que elas diriam a alguém que se questiona se o Pai Celestial ouve e responde às orações. Cantem a música novamente e saliente as frases que descrevem como o Pai Celestial Se sente a nosso respeito.


O Pai Celestial sempre responde às orações, mas Ele nem sempre me dá tudo o que peço. 2 Coríntios 12:7–10


Paulo pediu a Deus que removesse sua fraqueza, mas Deus sabia que a fraqueza de Paulo o tornaria humilde e Deus poderia torná-lo forte.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que comparem 2 Coríntios 12:9–10 com Éter 12:27. Que palavras ou frases são repetidas? O que esses versículos ensinam? (Talvez você precise explicar que Paulo estava comparando seu desafio a um espinho na carne.) O que Deus ensina sobre as provações de Paulo?

  • Peça às crianças que citem algumas provações que as pessoas têm na vida. Ajude-as a pensar em como alguém pode aprender com essas provações e ser abençoado por elas.

Aqui está uma lição prática:


Mostre a classe uma folha de papel em branco. Ajude-as a identificar que não há nada de especial no papel. Em seguida, faça uma dobra no papel e diga algo como "Este papel muito comum não está se dando bem com um de seus professores". Faça outra dobra "Depois teve que sentar sozinho na hora do almoço." Este pobre pedaço de papel teve que voltar do treino de futebol para casa, porque o carro da família não está funcionando." Continue a fazer dobras e cenários que se apliquem a classe. No final você terá que fazer um avião com o pedaço de avião. Preste testemunho de que há um propósito e bênçãos decorrentes das provações.


Aqui está um vídeo que pode ajudá-lo a aprender como dobrar aviões.


  • Leia com as crianças “O dilema da diabetes” (Meu Amigo, setembro de 2019, p. A4). Peça às crianças que contem experiências de quando oraram por algo e não receberam. Peça que compartilhem o que aprenderam com a experiência. Compartilhe você também suas próprias experiências. Preste testemunho de que o Pai Celestial sempre responde às nossas orações da maneira e no tempo em que mais seremos abençoados.



Vídeoaula da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

8.460 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Jéssica Mifnob
Jéssica Mifnob
Sep 24, 2023

Incrível, estou amando as aulas e atividades contidas, estão me ajudando muito e as crianças hoje amarám prestaram atenção e tudo.

Like

Esse blog me ajuda a preparar melhor minhas aulas para primária e eu sempre uso as atividades contidas aqui e as crianças tem aprendido melhor e adoram elas. Parabéns pelo blog, esse trabalho de vocês é incrível e tem me ajudado muito e abençoado a vida dos meus alunos. Tenho crianças em minha classe que são especias e aqui encontro materias que contribuem neste quesito.

Like
bottom of page