top of page
Foto do escritorJoelma Bellini

Lição: 18 a 24 de Novembro [Éter 6-11]

“Para que o mal seja reprimido”





Centenas de anos após a destruição dos jareditas, os nefitas descobriram as ruínas de sua antiga civilização. Entre as ruínas, encontraram um registro misterioso — placas de “ouro puro” que estavam “cobertas de gravações”, e os nefitas “tinham grande desejo” de lê-las. Hoje em dia, você tem um resumo desse registro, chamado livro de Éter. Quando os nefitas leram as placas, “encheram-se de tristeza” ao saber da trágica queda dos jareditas. “Não obstante, proporcionou-lhes muitos conhecimentos, com os quais se regozijaram”. Você poderá encontrar momentos tristes neste livro. Mas também pode se regozijar com este dom do conhecimento. Como escreveu Morôni: “É sabedoria de Deus que estas coisas vos sejam mostradas (…) para que o mal seja reprimido e para que chegue o tempo em que Satanás já não tenha poder sobre o coração dos filhos dos homens” (Éter 8:23, 26).




Princípio 1: Posso confiar no Pai Celestial para me consolar quando estou com medo. Éter 6:1–12


  • Todas as pessoas têm dias difíceis — até mesmo as criancinhas. Você poderia ajudar seus filhos a encontrar palavras e frases em Éter 6:1–12 que mostrem como os jareditas confiaram em Deus durante alguns dias de grande pavor e dificuldade. Considere contar experiências de quando Deus o ajudou em momentos difíceis de sua vida.


Isto é da revista revista Friend (Meu Amigo - novembro 2024). Como ainda não foi liberado para o Brasil, segue abaixo traduzido:



Nesta atividade, tem um quebra-cabeça em branco, caso você queira que seus alunos encontrem suas próprias escrituras ou ideias.


Clique na imagem para abrir a página de atividade:



Princípio 2: Lembrar-se do que o Senhor fez traz gratidão e paz. Éter 6:9, 12, 30; 7:27; 10:2


  • Depois de chegarem em segurança à terra prometida, os jareditas ficaram tão agradecidos que “verteram lágrimas de alegria” (Éter 6:12). Você pode inspirar seus filhos a se sentirem gratos pelas bênçãos de Deus, ajudando-os a encontrar frases de Éter 6:9, 12 que mostram como os jareditas expressaram sua gratidão a Deus. Eles podem gostar de cantar, assim como os jareditas fizeram, uma canção que expressa gratidão, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Peça a seus filhos que contem algumas coisas pelas quais são gratos.



  • Seus filhos poderiam ler Éter 6:30; 7:27 e 10:2 e descobrir do que esses reis justos se lembraram. Como isso afetou a maneira como eles lideravam o povo? Vocês e seus filhos podem debater sobre maneiras de se lembrar do que Deus fez por vocês. Por exemplo, peça que escrevam ou desenhem sobre isso. Você pode sugerir que desenvolvam o hábito de escrever regularmente as bênçãos que notarem que vieram de Deus (ver “Oh, Lembrai-Vos, Lembrai-Vos” [vídeo], Biblioteca do Evangelho).





Princípio 3: Sou abençoado quando sigo o profeta de Deus. Éter 7:24–27


  • Você e seus filhos poderiam encenar algumas coisas que o profeta nos ensinou a fazer. Vocês podem até transformar isso em um jogo no qual se deve adivinhar o que as ações representam. Isso pode preparar seus filhos para debater sobre a importância de seguir o profeta de Deus. Depois, vocês poderiam ler Éter 7:24–27 para descobrir o que aconteceu quando o povo obedeceu ao profeta de Deus. Como somos abençoados por seguir o profeta hoje em dia?



Princípio 4: O Senhor é misericordioso quando me arrependo. Éter 9:28–35; 11:5–8


  • Procurar padrões é uma habilidade útil para o estudo das escrituras. O livro de Éter contém um padrão repetido que salienta a misericórdia do Senhor. Para ajudar seus filhos a encontrar esse padrão, convide-os a ler Éter 9:28–35 e Éter 11:5–8 e procurar semelhanças entre os dois relatos. O que aprendemos com essas histórias? Eles podem procurar gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho de pessoas nas escrituras que se arrependeram e foram perdoadas.


Aqui está uma página de discussão para crianças maiores. Ajude a mostrar que aqueles reis que seguiram os profetas, o povo foi abençoado, e aqueles que não seguiram não foram.





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

10.260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page