top of page

Lição: 15 a 21 de janeiro [1 Néfi 6–10]

“Venham e comam do fruto”





O sonho de Leí — com a barra de ferro, uma névoa de escuridão, o espaçoso edifício e a árvore com o fruto “mais doce” — é um convite inspirador para recebermos as bênçãos do amor do Salvador e de Seu sacrifício expiatório. Para Leí, no entanto, essa visão também era a respeito de sua família: “Pelas coisas que vi, tenho motivo para alegrar-me no Senhor por causa de Néfi e também de Sam (…). Mas eis, Lamã e Lemuel, que eu temo excessivamente por vós” (1 Néfi 8:3–4). Quando Leí terminou de descrever sua visão, implorou a Lamã e Lemuel que “[dessem] ouvidos às suas palavras, para que talvez o Senhor tivesse misericórdia deles” (1 Néfi 8:37). Mesmo que você já tenha estudado a visão de Leí muitas vezes, desta vez pense nela como fez Leí: pense em alguém que você ama. Ao fazê-lo, a segurança da barra de ferro, os perigos do espaçoso edifício e a doçura do fruto vão ganhar novo significado. Você entenderá melhor “todo o sentimento de um terno pai” que recebeu essa extraordinária visão.



Princípio 1: Apegar-me à palavra de Deus me leva a Ele e me ajuda a sentir Seu amor. 1 Néfi 8





Clique na imagem para a página de atividade



Mais uma ideia:


Para crianças maiores:

Faça um jogo da memória com os símbolos do sonho de Leí e seus significados. Peça às crianças que se revezem tentando combinar um item com sua interpretação. Por exemplo, “a barra de ferro” corresponderia à “palavra de Deus”, “o grande e espaçoso edifício” corresponderia ao “orgulho do mundo” e assim por diante. Se tiverem dúvidas, incentive-os a ler 1 Néfi 11:21–22; 12:16–18; 15:23–33, 36 para encontrar as respostas.

Para crianças menores:

Coloque os cartões com imagens no chão.

Leia as escrituras 1 Néfi 11:21–22; 12:16–18; 15:23–33, 36 e veja se os alunos conseguem apontar para as imagens quando você lê sobre elas.



  • Você tem algo que poderia representar a barra de ferro na visão de Leí, como um cano ou uma vara? Deixe seus filhos se agarrarem a ela ao conduzi-los a uma sala com uma gravura do Salvador. Por que a barra de ferro é importante na visão de Leí? (Ver 1 Néfi 8:20, 24, 30). De que maneira a barra de ferro é como a palavra de Deus?


-Peça a um adulto ou jovem mais velho que fique ao seu lado o tempo todo. No início, o adulto sussurra para a criança que ela estará ao seu lado caso tenha dúvidas ou precise de ajuda. O adulto não lhes diz o que fazer, mas responde apenas quando a criança pergunta.

-Coloque as mãos da criança na barra de ferro e oriente-a a não soltá-la.

-Coloque obstáculos para a criança encontrar enquanto caminha pelo caminho, como algo pequeno sobre o qual ela possa precisar passar. Faça com que eles se movam lentamente. Tome precauções para garantir que eles não possam se machucar.



-Você pode fazer com que a barra de ferro passe por uma área mais escura ou por uma sala com a maioria das luzes apagadas para representar as névoas da escuridão.

-Faça com que adultos ou jovens se aproximem da criança e tentem induzi-la a seguir uma direção diferente ou a tirar as mãos da barra de ferro. Certifique-se de que qualquer criança que largar a barra tenha a oportunidade de retornar.

-Toque ou cante músicas da Primária perto da árvore da vida para que as crianças possam ouvir a direção que precisam seguir.

-Quando as crianças chegarem ao destino, receba-as calorosamente e elogie-as por serem fiéis.

-Após a atividade, peça às crianças que compartilhem como se sentiram e o que aprenderam. 


Aqui está uma ideia se você não tem como transformar sua sala no sonho de Leí. Os alunos podem puxar o barbante e fazer Leí se mover pelo caminho.



Para as crianças menores, assista ao filme e peça-lhes que recontem a história com esta página interativa. Já está montada. Você pode amarrar o barbante na página, prender Leí no barbante e dar um nó em ambas as pontas para que as crianças não consigam puxá-lo da página.




Para crianças maiores, escolha o imprimível que não tenha as partes do caminho identificadas. Peça as crianças que montem o conjunto e identifiquem cada parte e o que elas representam nas escrituras. Não se esqueça de trazer um cordão que pode ser lã ou barbante. Basta prender Leí no cordão e dar um nó nas duas pontas, para que quando o barbante for puxado ele não saia da página. Pode imprimir em cartolina. O manual sugere que seus filhos desenhem a sua própria versão. Então, se suas crianças gostam de desenhar, peça-lhes que identifiquem as peças.



  • Peça a um de seus filhos que leia 1 Néfi 8:10–12 e descreva o que Leí viu. Peça a outros que leiam 1 Néfi 11:20–23 e descrevam o que Néfi viu. Por que o anjo mostrou a Néfi o bebê Jesus para lhe ensinar sobre o amor de Deus? Converse com seus filhos sobre como eles sentiram o amor de Deus em sua vida. Uma música como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43) poderia ajudá-los a pensar em exemplos.


Você pode dividir os alunos em dois grupos para ler e desenhar/escrever. Depois peça-lhes que ensinem ao outro grupo o que aprenderam com os seus desenhos como guia.




Clique na imagem para baixar a música:





Princípio 2: Deus me revelará a verdade pelo poder do Espírito Santo. 1 Néfi 10:17–19; 11:1


  • Como você poderia ajudar seus filhos a entender o que Néfi ensinou em 1 Néfi 10:19? Você poderia enrolar um cobertor com uma gravura do Salvador ou outro objeto especial dentro dele e convidar seus filhos a desenrolá-lo. Ao ler 1 Néfi 10:19, peça que ergam a mão quando ouvirem as palavras “desvendados” e “Espírito Santo”. Então você poderia contar uma experiência em que o Espírito Santo o ajudou a descobrir a verdade.


4 cantos, para movimento. Leia a escritura algumas vezes para obter mais movimento (:



Aqui está uma atividade para crianças maiores. Chegue cedo para esconder essas tiras de palavras pela sala. Discuta o significado da escritura quando ela estiver completa.



  • Peça a seus filhos que falem sobre o que eles fazem para encontrar respostas a uma pergunta. O que Néfi diria se alguém lhe perguntasse como encontrar respostas para uma pergunta sobre o evangelho? Incentive seus filhos a ler 1 Néfi 10:17–19; 11:1 para descobrir.

  • Seus filhos já sentiram que o Espírito Santo os ajudou a saber que algo era verdadeiro? Permita que falem de suas experiências. O que diríamos a um amigo que acha que não pode receber respostas por meio do Espírito Santo? O que encontramos em 1 Néfi 10:17–19 e 11:1 que poderia ajudar esse amigo?



Filminho para um cineminha com a família:



Videoaula da semana:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.499 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page