Lição: 13 a 19 de Dezembro [A Família: Proclamação ao Mundo]

“A família é essencial ao plano do criador”




Princípio 1: As famílias são importantes no plano do Pai Celestial.


Como você pode usar a proclamação da família para ajudar as crianças a entenderem o quanto as famílias são importantes no plano de Deus?


Atividades sugeridas



  • Ajude as crianças a pensar em coisas muito importantes que elas gostariam de contar a todas as pessoas. Mostre às crianças uma cópia de “A Família: Proclamação ao Mundo” e explique-lhes que os profetas e apóstolos a escreveram para contar a todo mundo como as famílias são importantes para o Pai Celestial. Pergunte às crianças por que acham que as famílias são tão importantes para o Pai Celestial. Saliente algo da proclamação que você acha que todos precisam conhecer.






Baixe aqui

  • Mostre uma gravura de um templo e uma gravura de uma família. Deixe que as crianças segurem as gravuras enquanto você lê a última frase do terceiro parágrafo da proclamação da família. Peça-lhes que apontem para as figuras corretas quando você ler as palavras “templos” e “famílias”. Testifique que, graças às ordenanças do templo, nossa família pode se unir para a eternidade.



Baixe aqui

  • Cantem juntos uma música sobre famílias eternas, como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99), e ajude as crianças a prestarem atenção nas palavras “templo” e “família”.


  • Pergunte às crianças o que podemos fazer para fortalecer várias coisas — como nossos dentes, nosso corpo ou um edifício. O que podemos fazer para fortalecer nossa família? Ajude as crianças a entender os princípios que levam à felicidade na vida familiar encontrados no parágrafo sete da proclamação da família (ver também a página de atividades desta semana). Ajude as crianças a planejar maneiras de fortalecer sua família.

Baixe aqui


A proclamação da família foi publicada para reafirmar as verdades eternas sobre a família. Pense em como você ajudará as crianças a aprofundar o testemunho delas a respeito dessas verdades.

  • Pergunte às crianças se elas sabem quem escreveu a proclamação da família. (O presidente Dallin H. Oaks descreve como ela foi escrita em sua mensagem “O plano e a proclamação”, A Liahona, novembro de 2017, p. 28.) Ajude as crianças a entender o que significa as palavras “solenemente proclamamos” no parágrafo de abertura. Peça-lhes que falem por que acham que os profetas e apóstolos querem “solenemente [proclamar]” as verdades sobre a família em nossos dias.

Avançar para o tempo 7:48 do vídeo acima!

  • Compartilhe algumas declarações da proclamação da família que são especialmente significativas para você. Convide as crianças a falar o que sentem sobre essas verdades. Como nossa vida seria diferente se nós não soubéssemos essas coisas? Cantem juntos uma música relacionada às verdades encontradas na proclamação, como “Vou cumprir o plano de Deus” ou “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, pp. 86–87, 98).


  • Mostre gravuras (ou convide as crianças a desenhar algo) que retratem as verdades encontradas na proclamação da família. Pode ser a gravura de um templo, de uma família orando ou brincando juntos ou de um casal se casando. Peça às crianças que encontrem frases na proclamação da família relacionadas às gravuras. O que essas frases nos ensinam?

  • Prepare algumas perguntas que possam ser respondidas com a proclamação da família, como: “Como Deus Se sente com relação ao casamento?” e “O que faz uma família ser feliz?” Permita que cada criança escolha uma pergunta e ajude-as a encontrar as respostas na proclamação.

  • Convide os pais de uma das crianças para explicar à classe como eles “se ajudam como parceiros iguais” em suas “responsabilidades sagradas” na família. Peça às crianças que falem o que podem fazer agora para se prepararem para ser esposa e marido, mãe e pai dignos.


Princípio 2: Eu sou “um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que [me] amam”.


A proclamação da família ensina que somos todos filhos de Pais Celestiais e estamos aqui na Terra para nos tornarmos mais semelhantes a Eles.


Atividades sugeridas


  • Cantem juntos “Sou um filho de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 2–3). Em seguida, jogue uma bola ou um objeto macio para uma criança enquanto você fala: “Conheço um filho de Deus chamado (nome da criança)”. Peça à criança que jogue o objeto para outra criança, dizendo as mesmas palavras e inserindo o nome da outra criança. Repita a atividade até dar a todos a oportunidade de participar. Testifique que cada criança é um “um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam”.


  • Pense em maneiras de ilustrar que, por sermos filhos de Pais Celestiais, podemos nos tornar semelhantes a Eles. Por exemplo, mostre fotos de animais com os filhotes, ou de você com seus pais ou com seus filhos, e ajude as crianças a ver semelhanças. Testifique que, assim como os bebês crescem e ficam parecidos com os pais, um dia podemos nos tornar parecidos com nossos Pais Celestiais.


Princípio 3: As famílias são mais felizes quando seguem a Jesus Cristo.


O Pai Celestial ama todos os Seus filhos e quer que eles sejam felizes. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender que a verdadeira felicidade é alcançada ao seguir os ensinamentos e o exemplo de nosso Salvador Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

  • Faça um desenho grande de um coração no quadro e peça às crianças que leiam o parágrafo sete da proclamação. Peça-lhes que identifiquem coisas que elas podem fazer para ajudar a família delas a ser feliz e escreva as respostas dentro do coração. Peça às crianças que escolham algo que podem fazer para tornar seu lar mais feliz.

  • Peça às crianças que contem experiências em que sentiram o amor de um membro da família por elas. Ajude as crianças a identificar os princípios do parágrafo sete da proclamação que podem ajudar os membros da família a se sentirem amados. Como nosso conhecimento do evangelho de Jesus Cristo influencia na maneira como tratamos nossa família?

"A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário."


(Sétimo parágrafo - A Família: Proclamação ao Mundo)


  • Pergunte às crianças o que elas diriam se um amigo perguntasse por que é importante casar ou ter filhos? Como podemos ajudar esse amigo a entender que as famílias são muito importantes para o Pai Celestial? Ajude as crianças a encontrar declarações na proclamação da família que possam ajudar.

Para ajudar as crianças a compreenderem o propósito da família, apresente este vídeo!



Atividade extra

Baixe aqui



Em 1995, a Primeira Presidência lançou a Proclamação da Família. Suas verdades profundas, ditas por um Profeta vivo, nunca foram tão oportunas e necessárias. Nos últimos 26 anos, este documento foi o padrão para o plano do Senhor para as famílias e continua a ser uma luz para nos guiar em um mundo cada vez mais escuro e confuso. A lição desta semana discute a importância da família, os papéis dentro da família e quais princípios podemos aplicar que nos ajudam em nossos esforços para edificar uma família forte e bem-sucedida. Vejam o vídeo da historinha desta semana. O Pai Celestial deseja que vivamos em família e nos ensinou muitas coisas que podemos fazer para construir uma família forte. Vamos ver quantas coisas vocês conseguem lembrar!


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids



3,052 views0 comments

Recent Posts

See All