top of page

Lição: 12 a 18 de fevereiro [2 Néfi 3–5]

Atualizado: 18 de fev.

“Vivemos segundo o padrão da felicidade”







Ao ler 1 Néfi, é possível ter a impressão de que Néfi era excepcional. “Grande em estatura” tanto física quanto espiritualmente, ele parecia inabalável pelas provações que enfrentava. Ou, pelo menos, é o que presumimos. Mesmo que Néfi tivesse uma fé inabalável, suas ternas palavras em 2 Néfi 4 revelam que até mesmo pessoas fiéis, às vezes, se sentem “miseráveis” e “facilmente envolvidas” pelas tentações. Nesse momento, vemos alguém que está se esforçando, que deseja ter alegria, mas cujo “coração geme por causa de [seus] pecados”. Podemos nos identificar com essa passagem e com a determinação esperançosa que vem logo após: “Não obstante, sei em quem confiei” (ver 2 Néfi 4:15–19). Embora Néfi e seu povo tenham aprendido a viver “segundo o padrão da felicidade”, também aprenderam que a felicidade não vem facilmente, nem sem períodos de tristeza. No final, a felicidade vem ao confiarmos no Senhor, “rocha de [nossa] retidão”.



Princípio 1: Joseph Smith foi um profeta. 2 Néfi 3:6–24


  • Considere como você pode ensinar seus filhos sobre a grande obra que Deus realizou por meio de Joseph Smith. Para começar, você pode ajudar seus filhos a encontrar a palavra “vidente” em 2 Néfi 3:6 e explicar-lhes que os profetas são chamados videntes porque o Pai Celestial os ajuda a ver coisas que não podemos ver.


Para crianças maiores: Use esta atividade para ajudar a memorizar a escritura. Leiam juntos e peça-lhes que escolham a forma que desejam cobrir as palavras. Depois leia novamente, repita, até que a escritura seja memorizada e a imagem esteja completa.


Para crianças menores: (você pode sentar no chão com as crianças para esta atividade) Distribua as formas para as crianças, leiam a escritura juntas e depois façam isso pela segunda vez com elas colocando suas formas, completando a imagem. Pergunte-lhes se sabem quem é Joseph Smith e o que sabem sobre ele. Em seguida, ensine conforme o manual recomenda (aponte para cada palavra quando for ler a escritura).




  • Diga-lhes por que você é grato por ter um vidente liderando a Igreja.


As crianças podem desenhar/escrever algo nos círculos sobre o que o Profeta falou na última Conferência e podem colorir a imagem também.



  • O Livro de Gravuras do Evangelho possui várias gravuras que você pode usar para ensinar sobre o trabalho realizado por Deus por intermédio de Joseph Smith (ver gravuras 89–95). Deixe que seus filhos compartilhem o que sabem sobre as fotos. Por que Joseph Smith é chamado de “vidente escolhido”? O que Joseph Smith fez que é “de grande benefício”? (Versículo 7.)



Você pode pedir as crianças que coloque na ordem certa, apenas escrevendo os números de 1 a 6 no quadro, enquanto discutem cada evento que aconteceu. Preste seu testemunho sobre o chamado de Joseph Smith. [Você pode conseguir as gravuras na biblioteca da capela, ou no site da Igreja e imprimir. Caso não consiga, pode usar essas em tamanho menor!]



Você pode fazer esta atividade com as crianças menores, pedindo-as que lhe ajude a colocar os pedaços no lugar certo para formar a imagem que queremos. Ao colocar a imagem ensine-as sobre Joseph Smith, que foi o profeta da restauração, chamado por Deus. Ao ir explicando, vá aos poucos mudando o rosto de Joseph para o do profeta Nelson, e ensine-as que hoje o profeta Nelson é aquele chamado por Deus para guiar a igreja de Cristo aqui na terra.






Princípio 2: Amo “as coisas do Senhor”. 2 Néfi 4:15–35; 5


  • O que nos deixa felizes? Considere ler juntos os versículos de 2 Néfi 4 para descobrir em que Néfi se deleitava ou o que o deixava feliz (ver versículos 15–16, 20–25, 34–35). Em sua mensagem “As coisas de minha alma”, o élder Ronald A. Rasband compartilhou sete “coisas do Senhor” que são preciosas para ele (Liahona, novembro de 2021, p. 39). Confiram juntos novamente sua lista e falem sobre as “coisas do Senhor” que são preciosas para você.



Aqui está uma página que pode ajudar na discurssão e estudo das crianças.








Princípio 3: O templo é a casa do Senhor. 2 Néfi 5:15–16


  • Ao ler 2 Néfi 5:15–16 para seus filhos, eles poderiam fingir que estão ajudando Néfi a construir um templo. Você também pode mostrar-lhes gravuras de diferentes edifícios, inclusive de um templo. Como os templos se diferenciam dos outros edifícios? Digam por que o templo é importante para vocês (ver também “Eu gosto de ver o templo”, Músicas para Crianças, p. 99).


Atividade de movimento: Coloque essas imagens em 4 paredes diferentes. Descreva um dos edifícios e os alunos podem ficar embaixo dele e depois repetir com outro edifício. Salvando o templo para o final. Depois que os alunos se posicionarem sob o templo, pergunte-lhes o que sabem sobre ele. Preste seu testemunho do templo.



Para crianças maiores: Coloque as imagens no quadro assim.



Os alunos podem escrever nos círculos sobrepostos o que há de semelhante entre esses edifícios e, em seguida, nos círculos que se sobrepõem no meio, podem escrever o que há de semelhante entre todos esses edifícios. Peça-lhes também que escrevam o que há de especial no templo.


Para outra ideia de templo, aqui está uma de lições anteriores.



Videoaula da semana:




Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Estes são para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso para o nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos ou redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.729 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 komentarze


Ameeeei!! Esse material super ajudou a tornar a aula muito mais dinâmica e proveitosa! Obrigada por realizar esse trabalho lindo e ajudar imensamente a primária. <3

Polub

Obrigada, vossas postagens ajudam-nos imenso!

Polub

Parabéns!!

Polub

Amei!!!!

Polub
bottom of page