“Quando rasgardes esse véu de incredulidade”
Embora seja verdade que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos e que devemos sempre submeter nossa vontade à Dele, Ele também nos incentiva a pensar e agir por nós mesmos. Essa foi uma lição que Jarede e seu irmão aprenderam. Por exemplo, a ideia de viajar para uma nova “terra escolhida entre todas as do mundo” parece ter começado com Jarede, e o Senhor atendeu ao pedido, dizendo ao irmão de Jarede: “E assim farei contigo, porque me invocaste este longo tempo”. E, quando o irmão de Jarede precisava de luz dentro dos barcos que os levariam à terra prometida, o Senhor fez uma pergunta que geralmente perguntamos a Ele: “Que desejais que eu faça?”. O Senhor quer ouvir nossos pensamentos e ideias, e Ele vai ouvir e dar Sua confirmação ou outro conselho. Às vezes, a única coisa que nos separa das bênçãos que buscamos é nosso próprio “véu de incredulidade” e, se conseguirmos “[rasgar] esse véu”, podemos nos surpreender com o que o Senhor deseja fazer por nós. Ver também "O Senhor Aparece ao Irmão de Jarede" (clique na imagem) para acessar o vídeo na, Biblioteca do Evangelho.
Princípio 1: O Pai Celestial ouve e responde às orações.
Se você conhece um idioma que seus filhos não conhecem, dê-lhes algumas instruções simples nesse idioma (ou toque uma gravação em outro idioma). Você pode usar isso para explicar por que o irmão de Jarede orou por ajuda em Éter 1:33–37. Saliente como o Senhor Se sentiu a respeito dessa oração e como Ele respondeu (ver também o “Capítulo 50: Os jareditas partem de Babel”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 143–144).
Aqui está um vídeo dizendo "Eu te amo" em diferentes idiomas:
Distribua as peças para seus alunos. Peça para eles se revezarem colocando cada peça enquanto você lê a escritura. Então peça para eles trocarem as peças e fazerem de novo. Explique o que significa compaixão e confusão.
Seus filhos poderiam fingir que estão construindo um barco enquanto você lê Éter 2:16–17. Depois, você e seus filhos poderiam ler sobre os problemas que os jareditas tinham com seus barcos (ver Éter 2:19) e as diferentes maneiras pelas quais o Senhor respondia às orações do irmão de Jarede (ver Éter 2:19–25; 3:1–6). A página de gravuras e atividades no final deste esboço pode ajudar você e seus filhos a contar a história. O que aprendemos com o irmão de Jarede a respeito da oração? Você poderia contar uma experiência pessoal em que orou pedindo ajuda e o Pai Celestial o ajudou.
Clique na imagem para acessar a página de atividade:
Aqui vai uma ideia para vocês construírem um barco dos Jareditas com as crianças. Você vai precisar apenas de 2 pratos descartáveis. Cole os pratos e deixe as crianças fazerem buracos de ventilação. Seriam legal incluir dentro pedrinhas pequenas para demonstrar a iluminação que eles tiveram dentro dos barcos.
Esse jogo ensina seriamente toda a lição desta semana. Você pode usar esse jogo para ensinar todos os princípios. Mas não esqueça de antes contar e explicar a história dos Jareditas para as crianças que começa lá na torre de babel. Vocês podem até fazer uma torre grande com alguns objetos, ou copos de plásticos para contar a história. Aqui vão os cartões com as perguntas e tarefas (contém mais no arquivo) e os pião para jogar o jogo. Você pode adaptar as perguntas para a faixa etária da criança (substitua as perguntas difíceis por outras fáceis). Aqui vai a história ilustrada [ clique aqui].
Princípio 2: Fui criado à imagem de Deus. Éter 3:6–16
À medida que crescem, seus filhos encontrarão muitas mensagens falsas sobre Deus, sobre eles mesmos e sobre seu corpo físico. Você pode pedir a eles que o ajudem a encontrar verdades sobre esses tópicos em Éter 3:6–16. Para enfatizar a verdade ensinada em Éter 3:13, 15, vocês poderiam olhar juntos para uma gravura do Salvador e convidar seus filhos a apontar para várias partes de Seu corpo. Eles poderiam então apontar para a mesma parte de seu próprio corpo. Vocês também poderiam cantar uma música sobre nosso corpo, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). Você e seus filhos podem conversar sobre por que vocês sentem gratidão por seu corpo.
Aqui vai outra atividade que ensina esse princípio. Este é voltado para as crianças maiores.
Princípio 3: Três testemunhas testificam do Livro de Mórmon. Éter 5
Morôni profetizou que três testemunhas ajudariam a estabelecer a verdade sobre o Livro de Mórmon. Para ensinar o que é uma testemunha, você pode pedir a seus filhos que descrevam algo que viram ou experimentaram que outros não viram ou experimentaram. Então, leiam Éter 5 juntos e conversem sobre por que Deus usa testemunhas em Sua obra. Vocês também podem compartilhar como sabem que o Livro de Mórmon é verdadeiro e como podem compartilhar seu testemunho com o próximo.
LIÇÃO COM OBJETOS
Esta é uma ideia super fofa de Katie Flaniken:
Minha família fez esta atividade para ajudar a ilustrar o Testemunho das 3 e 8 Testemunhas. Eu trouxe uma caixa na qual eu tinha colocado um elefante de pelúcia dentro. Depois que lemos os testemunhos, eu trouxe a caixa e animadamente disse às crianças (de 3 e 4 anos) que eu tinha um elefante na caixa. Como eu esperava, elas não acreditaram que eu tinha um elefante grande naquela caixinha. Então eu deixei a vovó olhar dentro da caixa. Ela deu seu "testemunho" de que havia, de fato, um elefante na caixa. Eu perguntei a elas novamente se elas acreditavam que havia um elefante na caixa agora que duas de nós tínhamos visto. Desta vez elas disseram que sim!!
Explicamos como isso era exatamente como as placas de ouro. Não as vimos, mas por causa dos testemunhos desses homens, temos maior confiança de que elas são de fato reais. É por isso que temos esses testemunhos e por que eles são importantes.
Como esperado, as crianças imploravam para ver a caixa por si mesmas. Isso me permitiu ensinar sobre fé e que acreditamos em coisas que não podemos ver. Durante o resto da noite, cada vez que pediam para ver o interior da caixa, eu perguntava se ainda acreditavam que o elefante estava lá dentro. Elas acreditavam. Então, pouco antes de dormir, perguntei mais uma vez se acreditavam. Mais uma vez, elas disseram que sim. Expliquei que às vezes não vemos evidências de algo até depois do teste de nossa fé. E elas serem pacientes o suficiente para ver o interior por si mesmos era um teste de fé. Elas riram quando viram o elefante de brinquedo lá dentro.
Esta lição simples se transformou em diversas oportunidades de ensino para nossa família e foi muito fácil de preparar.
Você pode usar sua própria criatividade com o que você pode colocar em uma caixa. Funciona muito bem para crianças maiores também, elas podem apenas adivinhar que é uma versão pequena antes.
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Es muy lindo este material, te escribo en español por qué es mi Lengua materna, y la Lengua que le enseño a mis hijos para que no olviden de donde vienen! Muito obrigada pelo seu serviço.